Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos a Retomada e apresente para eles o problema sugerido. Dê um tempo para pensarem na solução dos três questionamentos apresentados e, posteriormente, peça que uns dois ou três alunos digam a resposta e como conseguiram encontrá-la.
Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica e mostrar ao aluno que uma sequência também pode ser decrescente, que ela pode ter um padrão em forma de expressão algébrica também.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Retomada
Resolução da Atividade de Retomada
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro, então leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Ao final, discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que alguns compartilhem suas resoluções no quadro.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam descobrir o padrão de formação da sequência, a sequência propriamente dita e também consigam obter termos posteriores por meio desta expressão em uma sequência decrescente.
Discuta com a Turma:
- Como conseguiram listar a sequência numérica?
- Conseguiram descobrir o padrão da sequência?
- Qual foi a lógica que usaram para identificarem a expressão algébrica?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenções
Discussão da Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).
Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a Turma:
- Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?
Discussão da Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).
Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a Turma:
- Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?
Discussão da Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).
Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a Turma:
- Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?
Discussão da Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).
Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a Turma:
- Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.
Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensar na solução sozinhos. Faça com que o aluno analise a sequência numérica, encontre o padrão desta sequência e a expressão algébrica e a descreva, peça que ele identifique na expressão algébrica qual parte é variável e qual parte é constante e onde encontrar a ordem de um termo desta sequência.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Raio X
Resolução da Raio X
Atividade Complementar
Resolução das Atividades Complementares