11264
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Sequências e Expressões Algébricas (x/a)

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre descrever por meio de linguagem algébrica uma expressão geral para representar uma sequência decrescente e depois encontrar a ordem de um termo desta sequência.

Plano 05 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Douglas Ferreira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA10) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).

Objetivos Específicos

Descrever por meio de linguagem algébrica uma expressão geral para representar uma sequência decrescente e depois encontrar a ordem de um termo desta sequência.

Conceito-chave

Expressões algébricas

Recursos Necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos a Retomada e apresente para eles o problema sugerido. Dê um tempo para pensarem na solução dos três questionamentos apresentados e, posteriormente, peça que uns dois ou três alunos digam a resposta e como conseguiram encontrá-la.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica e mostrar ao aluno que uma sequência também pode ser decrescente, que ela pode ter um padrão em forma de expressão algébrica também.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro, então leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Ao final, discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que alguns compartilhem suas resoluções no quadro.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam descobrir o padrão de formação da sequência, a sequência propriamente dita e também consigam obter termos posteriores por meio desta expressão em uma sequência decrescente.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram listar a sequência numérica?
  • Conseguiram descobrir o padrão da sequência?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem a expressão algébrica?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenções

Discussão da Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?

Discussão da Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?

Discussão da Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?

Discussão da Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensar na solução sozinhos. Faça com que o aluno analise a sequência numérica, encontre o padrão desta sequência e a expressão algébrica e a descreva, peça que ele identifique na expressão algébrica qual parte é variável e qual parte é constante e onde encontrar a ordem de um termo desta sequência.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade Complementar

Resolução das Atividades Complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA10) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).

Objetivos Específicos

Descrever por meio de linguagem algébrica uma expressão geral para representar uma sequência decrescente e depois encontrar a ordem de um termo desta sequência.

Conceito-chave

Expressões algébricas

Recursos Necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos a Retomada e apresente para eles o problema sugerido. Dê um tempo para pensarem na solução dos três questionamentos apresentados e, posteriormente, peça que uns dois ou três alunos digam a resposta e como conseguiram encontrá-la.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica e mostrar ao aluno que uma sequência também pode ser decrescente, que ela pode ter um padrão em forma de expressão algébrica também.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro, então leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Ao final, discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que alguns compartilhem suas resoluções no quadro.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam descobrir o padrão de formação da sequência, a sequência propriamente dita e também consigam obter termos posteriores por meio desta expressão em uma sequência decrescente.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram listar a sequência numérica?
  • Conseguiram descobrir o padrão da sequência?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem a expressão algébrica?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram, busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores posteriores dentro da sequência.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Por que a sequência não inicia-se em 24 pedaços?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensar na solução sozinhos. Faça com que o aluno analise a sequência numérica, encontre o padrão desta sequência e a expressão algébrica e a descreva, peça que ele identifique na expressão algébrica qual parte é variável e qual parte é constante e onde encontrar a ordem de um termo desta sequência.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade Complementar

Resolução das Atividades Complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano