Título: Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos o Aquecimento e apresente para eles o problema sugerido. Dê um tempo para pensarem na solução dos três questionamentos apresentados e posteriormente, peça que uns dois ou três alunos digam a resposta e como conseguiram encontrá-la.
Propósito: Retomar a ideia de sequências numéricas e levar o aluno a pensar em seu padrão de formação.
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro o slide e então, leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em formas de solucionar o problema. Após algum tempo, deixe que os alunos discutam em duplas e tentem resolver a questão. Ao final, discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que compartilhem suas resoluções no quadro.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam calcular a quantidade de colegas das próximas fileiras, descrever a sequência numérica e depois apresentar o padrão encontrado na sequência e a sua expressão algébrica.
Discuta com a turma:
- Conseguiram descobrir o número de alunos das últimas fileiras?
- Como conseguiram encontrar a sequência numérica?
- Qual foi a lógica que usaram para identificarem o padrão (expressão algébrica)?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a solução da primeira pergunta aos alunos e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.
Discuta com a Turma:
- Como conseguiram descobrir quantos alunos tinham na 5ª e na e 6ª fileira?
- Como conseguiram descrever a sequência numérica?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a solução da segunda pergunta, que se trata da sequência formada pelo número de alunos acomodados em cada fileira.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.
Discussão das Soluções

Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a solução da terceira pergunta aos alunos e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.
Discuta com a Turma:
- Como conseguiram descobrir o padrão de formação do número de alunos em cada fileira?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a solução da quarta pergunta. Mostre aos alunos que existe um termo comum a todos após a primeira fileira, que é a multiplicação por 2, ou seja, este valor é a constante (ou coeficiente,) da expressão. Verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.
Discuta com a Turma:
- Qual foi a lógica que usaram para identificarem a expressão algébrica (constante)?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a solução da quarta pergunta. Mostre aos alunos que existe um termo que não é comum a todos, que neste caso é o número de alunos da fileira anterior, ou seja, este valor é a variável da expressão que deve ser representada por uma letra. Verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.
Discuta com a Turma:
- Qual foi a lógica que usaram para identificar o termo que variava? (Deixe claro para os alunos que a variável pode ser representado por qualquer letra)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Neste momento, associe o que foi discutido nos slides anteriores, buscando agora escrever a expressão algébrica com os alunos, mostrando a constante e a variável associadas em uma expressão algébrica.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução.
Discuta com a turma:
- Qual foi a lógica que usaram para identificar a expressão algébrica?
- Foi a mesma utilizada nesta resolução?
- Se não, por que não foi a mesma? (Busque neste questionamento mostrar que existem diferentes formas de descobrir o padrão).
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12).
Orientações: Leia com os alunos o slide explicando os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita), utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender o conceito, os termos matemáticos e as suas aplicações.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12).
Orientações: Leia com os alunos o slide explicando os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita), utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender o conceito, os termos matemáticos e as suas aplicações.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.
Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro as informações, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensar na solução sozinhos.
Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica, o padrão e a expressão algébrica que representa essa formulação. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste outro contexto. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar