Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações:
Projete ou leia o texto com os alunos, relembrando os conceitos existentes no estudo de sequências. Em seguida, peça aos alunos para identificar e representar os termos da sequência, espere uns 2 minutos para que eles façam a representação solicitada. Após a resposta dos alunos, converse com eles sobre a regularidade que existe em uma sequência, e a identificação desta, é importante para determinarmos um termo faltante na sua continuidade.
Propósito:
Retomar a ideia de sequência, identificando seus termos e regularidade.
Discuta com a turma:
- Qual regularidade você percebe aos organizar os termos dessa sequência?
- Consegue identificar o termo seguinte dessa sequência?
Atividade principal
Orientações:
Mostre o retângulo formado por quadrados coloridos na malha quadriculada. Explore essa representação, fazendo alguns questionamentos do item discuta com a turma. Explique para os alunos que o retângulo da malha quadriculada, se aumentado infinitamente, se aproxima a um retângulo de ouro.
Discuta com a turma:
- As medidas dos lado dos quadrados formam uma sequência?
- É possível explicar verbalmente como acontece essa sequência?
- Você consegue determinar o próximo termo da sequência?
- Quantos outros termos (medida dos lados dos quadrados) você conseguiria desenhar?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 e 9)
Orientações:
Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Monte um painel de soluções das respostas realizadas nas duplas e ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções, privilegiando acertos e erros, e fazendo intervenções quando necessário. O Guia de Intervenções poderá ajudar nesse momento.
Em seguida, apresente as possíveis soluções dos slides em forma de diálogo, destacando nesse momento a identificação, organização, regularidade, representação numérica e algébrica presentes nesta sequência.
Propósito:
Discutia as possíveis soluções, fazendo um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Leia ou projete o texto com os alunos, reforçando de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula. Relembre nesse momento, com os alunos que o retângulo da malha quadriculada apresentado na atividade, se aumentado infinitamente, se aproxima a um retângulo de ouro.
Propósito:
Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre sequências.