Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos para que eles saibam o que deverão ter aprendido ao final desta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou imprima a atividade para os alunos. Solicite a eles que leiam atentamente a atividade. Dê um tempinho para que entendam o texto. Em seguida, convide-os a expressar suas considerações e dúvidas sobre o texto.
Propósito: Ler frases em linguagem natural e algébrica e evidenciar a utilidade das letras para comunicação universal.
Discuta com a turma:
- Os alunos acertaram a atividade?
- As letras poderiam ser alteradas por outras? Por quê?
- O que significam as letras nas escritas de Gustavo e Maitê?
Atividade Principal

Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia a atividade para os alunos e oriente-os a acompanhar a leitura com atenção. Relembre aos alunos que eles poderão utilizar diferentes estratégias para representar as áreas e perímetro dos terrenos. No momento da execução da atividade circule pela sala na intenção de verificar o que eles estão discutindo e anotando. Se for necessário, faça intervenções questionando o desenvolvimento da atividade.
Propósito: Mostrar uma situação problema que evidencie aos alunos a importância de se utilizar letras para generalizar algumas situações.
Discuta com a turma:
- A figura nos ajuda a resolver a atividade? Como?
- Os formatos dos terrenos são todos iguais? Se não, os lados dos terrenos podem ou não ter a mesma "letra" para representá-los?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo do slide e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula e a rela
Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre a utilização de letras para expressar ideias de forma mais geral.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre letras para expressar generalidades. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.
Propósito: Verificar se os alunos utilizam a ideia de letras para generalizar uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Sem ter valores numéricos, é possível resolver a atividade? Como?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar