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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Figuras geométricas e a propriedade distributiva

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Propriedade distributiva com termos algébricos.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Douglas Ferreira Soares

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA11;) Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva).



Objetivos Específicos

Utilizar a propriedade distributiva em situações diversas atribuindo valores numéricos a letras.

Conceito-chave

Propriedade distributiva com termos algébricos.

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos a retomada e oriente-os a resolver a atividade. Dê um tempo para pensarem na solução e, posteriormente, peça que verbalizem os resultados.

Propósito: Utilizar a propriedade distributiva com números e letras.

Discuta com a turma:

  • É possível realizar a multiplicação em todos os casos, sem a utilização da propriedade distributiva?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Distribua a atividade impressa ou a projete no quadro. Leia a atividade juntamente com os alunos e esclareça possíveis dúvidas de interpretação. Se necessário, explique rapidamente o conceito de perímetro de uma figura plana. Neste momento, os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Ao final discuta com os alunos a maneira adotada por eles para resolver a atividade. É importante registrar as diferentes maneiras de resolução para que os alunos percebam novas estratégias para resolver o mesmo problema.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos apliquem a propriedade distributiva na resolução de problemas e calculem o valor numérico substituindo as variáveis por valores numéricos.

Discuta com a turma:

  • Que estratégia você utilizou para calcular o perímetro da folha de papel sulfite?
  • A estratégia utilizada por Karina foi novidade para você?
  • Podemos ter valores de p e f diferentes dos apresentados na questão?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Distribua a atividade impressa ou a projete no quadro. Leia a atividade juntamente com os alunos e esclareça possíveis dúvidas de interpretação. Se necessário, explique rapidamente o conceito de perímetro de uma figura plana. Neste momento, os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Ao final discuta com os alunos a maneira adotada por eles para resolver a atividade. É importante registrar as diferentes maneiras de resolução para que os alunos percebam novas estratégias para resolver o mesmo problema.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos apliquem a propriedade distributiva na resolução de problemas e calculem o valor numérico substituindo as variáveis por valores numéricos.

Discuta com a turma:

  • Que estratégia você utilizou para calcular o perímetro da folha de papel sulfite?
  • A estratégia utilizada por Karina foi novidade para você?
  • Podemos ter valores de p e f diferentes dos apresentados na questão?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)

Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.

Discuta com a turma:

  • Porque não podemos somar 4a + 6c?
  • Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
  • Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
  • Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
  • Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
  • Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
  • As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)

Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.

Discuta com a turma:

  • Porque não podemos somar 4a + 6c?
  • Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
  • Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
  • Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
  • Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
  • Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
  • As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)

Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.

Discuta com a turma:

  • Porque não podemos somar 4a + 6c?
  • Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
  • Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
  • Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
  • Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
  • Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
  • As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)

Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.

Discuta com a turma:

  • Porque não podemos somar 4a + 6c?
  • Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
  • Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
  • Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
  • Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
  • Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
  • As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre a aplicação da propriedade distributiva na resolução de problemas. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram aplicar a propriedade distributiva na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • O desenho ajudou na resolução do problema? Se sim, em qual momento?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA11;) Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva).



Objetivos Específicos

Utilizar a propriedade distributiva em situações diversas atribuindo valores numéricos a letras.

Conceito-chave

Propriedade distributiva com termos algébricos.

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos a retomada e oriente-os a resolver a atividade. Dê um tempo para pensarem na solução e, posteriormente, peça que verbalizem os resultados.

Propósito: Utilizar a propriedade distributiva com números e letras.

Discuta com a turma:

  • É possível realizar a multiplicação em todos os casos, sem a utilização da propriedade distributiva?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Distribua a atividade impressa ou a projete no quadro. Leia a atividade juntamente com os alunos e esclareça possíveis dúvidas de interpretação. Se necessário, explique rapidamente o conceito de perímetro de uma figura plana. Neste momento, os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Ao final discuta com os alunos a maneira adotada por eles para resolver a atividade. É importante registrar as diferentes maneiras de resolução para que os alunos percebam novas estratégias para resolver o mesmo problema.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos apliquem a propriedade distributiva na resolução de problemas e calculem o valor numérico substituindo as variáveis por valores numéricos.

Discuta com a turma:

  • Que estratégia você utilizou para calcular o perímetro da folha de papel sulfite?
  • A estratégia utilizada por Karina foi novidade para você?
  • Podemos ter valores de p e f diferentes dos apresentados na questão?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Distribua a atividade impressa ou a projete no quadro. Leia a atividade juntamente com os alunos e esclareça possíveis dúvidas de interpretação. Se necessário, explique rapidamente o conceito de perímetro de uma figura plana. Neste momento, os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Ao final discuta com os alunos a maneira adotada por eles para resolver a atividade. É importante registrar as diferentes maneiras de resolução para que os alunos percebam novas estratégias para resolver o mesmo problema.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos apliquem a propriedade distributiva na resolução de problemas e calculem o valor numérico substituindo as variáveis por valores numéricos.

Discuta com a turma:

  • Que estratégia você utilizou para calcular o perímetro da folha de papel sulfite?
  • A estratégia utilizada por Karina foi novidade para você?
  • Podemos ter valores de p e f diferentes dos apresentados na questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)

Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.

Discuta com a turma:

  • Porque não podemos somar 4a + 6c?
  • Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
  • Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
  • Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
  • Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
  • Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
  • As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)

Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.

Discuta com a turma:

  • Porque não podemos somar 4a + 6c?
  • Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
  • Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
  • Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
  • Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
  • Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
  • As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)

Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.

Discuta com a turma:

  • Porque não podemos somar 4a + 6c?
  • Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
  • Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
  • Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
  • Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
  • Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
  • As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)

Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.

Discuta com a turma:

  • Porque não podemos somar 4a + 6c?
  • Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
  • Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
  • Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
  • Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
  • Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
  • As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre a aplicação da propriedade distributiva na resolução de problemas. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram aplicar a propriedade distributiva na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • O desenho ajudou na resolução do problema? Se sim, em qual momento?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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