Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Caminhos para a regra da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Sandra Regina Correa Amorim
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF07MA11 - Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)
Objetivos Específicos
Analisar caminhos para a construção de uma regra geral para a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Conceito-chave
Generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição
Recursos necessários
- DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Sandra Regina Correa Amorim
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF07MA11 - Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)
Objetivos Específicos
Analisar caminhos para a construção de uma regra geral para a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Conceito-chave
Generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição
Recursos necessários
- DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientações: Projeto ou escreva na lousa e leia o objetivo para os alunos na intenção de compartilhar o que será abordado nesta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e contribuam para que seja alcançado com sucesso.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete ou escreva no quadro a atividade de aquecimento e leia a comanda com os alunos. Reforce que a atividade deve ser resolvida com estratégias pessoais. Dê um tempo para que eles resolvam e, em seguida, solicite para que um aluno expresse como pensou para resolver a atividade. Pergunte na sala se alguém resolveu diferente. Em caso, afirmativo solicite ao aluno que expresse suas considerações e maneiras de resolver. Encaminhe a discussão para que eles percebam que, no caso das expressões numéricas, somar as parcelas antes de multiplicar ou utilizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação a adição, resulta no mesmo valor numérico. Chame a atenção para a utilização da propriedade distributiva.
Propósito: Revisitar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em casos exclusivamente aritméticos.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para resolver?
- Alguém somou as parcelas entre parênteses? Por qual motivo?
- Alguém aplicou a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição? Por qual motivo?
- É mais "fácil" ou mais "rápido" somar as parcelas ou utilizar a propriedade distributiva? Por quê?
Materiais Complementares:
Atividade principal (Slides 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro. Leia a atividade com os alunos na intenção de explicitar alguma dúvida na interpretação da atividade e/ou comanda. Nesse momento os alunos devem resolver a atividade individualmente. Em seguida, disponha de um tempo para que conversem sobre a atividade. Nesta atividade o foco é construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe-os para isso, sempre que necessário, retomando o que foi feito em expressões numéricas. Visto isto, encoraje-os a explicitar suas considerações a respeito da atividade.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Por meio da análise do registro de duas alunas os alunos perceberem a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em expressões numéricas e algébricas para, em seguida, generalizar esta propriedade.
Discuta com a turma:
- As amigas usaram as mesmas estratégias em todos as resoluções?
- A estratégia utilizada por Sofia é melhor que a de Júlia? Por qual motivo?
- Em expressões algébricas a estratégia de Júlia é a mais indicada? Por quê?
- O que significa escrever uma regra para todos os casos? Explique.
- Você testou a regra que elaborou para o caso indicado na atividade? Ela deu certo, está correta? Explique.
Materiais Complementares:
Atividade principal (Slides 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro. Leia a atividade com os alunos na intenção de explicitar alguma dúvida na interpretação da atividade e/ou comanda. Nesse momento os alunos devem resolver a atividade individualmente. Em seguida, disponha de um tempo para que conversem sobre a atividade. Nesta atividade o foco é construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe-os para isso, sempre que necessário, retomando o que foi feito em expressões numéricas. Visto isto, encoraje-os a explicitar suas considerações a respeito da atividade.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Por meio da análise do registro de duas alunas os alunos perceberem a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em expressões numéricas e algébricas para, em seguida, generalizar esta propriedade.
Discuta com a turma:
- As amigas usaram as mesmas estratégias em todos as resoluções?
- A estratégia utilizada por Sofia é melhor que a de Júlia? Por qual motivo?
- Em expressões algébricas a estratégia de Júlia é a mais indicada? Por quê?
- O que significa escrever uma regra para todos os casos? Explique.
- Você testou a regra que elaborou para o caso indicado na atividade? Ela deu certo, está correta? Explique.
Atividade principal (Slides 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro. Leia a atividade com os alunos na intenção de explicitar alguma dúvida na interpretação da atividade e/ou comanda. Nesse momento os alunos devem resolver a atividade individualmente. Em seguida, disponha de um tempo para que conversem sobre a atividade. Nesta atividade o foco é construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe-os para isso, sempre que necessário, retomando o que foi feito em expressões numéricas. Visto isto, encoraje-os a explicitar suas considerações a respeito da atividade.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Por meio da análise do registro de duas alunas os alunos perceberem a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em expressões numéricas e algébricas para, em seguida, generalizar esta propriedade.
Discuta com a turma:
- As amigas usaram as mesmas estratégias em todos as resoluções?
- A estratégia utilizada por Sofia é melhor que a de Júlia? Por qual motivo?
- Em expressões algébricas a estratégia de Júlia é a mais indicada? Por quê?
- O que significa escrever uma regra para todos os casos? Explique.
- Você testou a regra que elaborou para o caso indicado na atividade? Ela deu certo, está correta? Explique.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)
Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância de compararmos as resoluções?
- Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
- Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
- Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
- O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)
Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância de compararmos as resoluções?
- Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
- Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
- Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
- O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)
Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância de compararmos as resoluções?
- Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
- Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
- Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
- O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.
Título: Discussão da solução
Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)
Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância de compararmos as resoluções?
- Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
- Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
- Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
- O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.
Sistematização do conceito (Slides 11 e 12)
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva na lousa e leia com os alunos explicando os conceitos estudados nesta aula. Certifique-se que todos eles tenham acesso a sistematização. Para isso, você pode solicitar a alguns alunos que ajudem a explicitar os conceitos que foram trabalhados em sala de aula.
Propósito: Construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Sistematização do conceito (Slides 11 e 12)
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva na lousa e leia com os alunos explicando os conceitos estudados nesta aula. Certifique-se que todos eles tenham acesso a sistematização. Para isso, você pode solicitar a alguns alunos que ajudem a explicitar os conceitos que foram trabalhados em sala de aula.
Propósito: Construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projeto ou escreva na lousa e leia o texto com os alunos. Associe o texto ao que foi desenvolvido em sala de aula.
Propósito: Retomar o que foi feito nesta aula, focando nos conhecimentos específicos estudados .
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Imprima as atividades ou projete na lousa. Solicite aos alunos que leiam a atividade atentamente e, se for necessário, consultem o que foi estudado até este momento na intenção de resolver as atividade. Circule pela sala para verificar se eles estão ou não utilizando a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, porém solicite a eles que verbalizem o que não estão entendendo. É importante que neste momento eles tentem resolver as atividades sem a sua ajuda. Tome cuidado para não dar respostas, mas sim, fazer intervenções e questionamentos para que ele reflita e utilize os conhecimentos estudados na aula.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem mobilizar os conhecimentos, propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, para resolver uma nova situação.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_11ALG02
Recursos
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Vídeo: “Cálculo de expressões numéricas com e sem parênteses”- Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/qxAj1Op-GqE acesso em 26 de jun 2020.
- Atividade online: “Cálculo de expressões numéricas com e sem parênteses”- Khan Academy, disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-equations-expressions/pre-algebra-constructing-numeric-expressions/e/expressions-with-parentheses acesso em 26 de jun 2020.
Para este plano, foque na etapa de Aquecimento
Aquecimento
O aquecimento tem a função de retomar alguns conceitos importantes para o desenvolver da aula. Neste caso você poderá propor uma revisão de expressões numéricas por meio do vídeo “Cálculo de expressões numéricas com e sem parênteses” disponível no Khan Academy ou um exercícios online disponível na mesma plataforma.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. A atividade é uma análise de respostas de um exercício por duas alunas. Peça aos alunos que verifique e distribua explique as estratégias usadas pelas alunas. Oriente-os a gravar áudios explicativos e compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Disponibilize pelo menos três áudios para os alunos analisarem as soluções. Estimule a discussão usando as questões disponíveis no slide de discussão das soluções.
Raio X
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail ou foto via WhatsApp. Peça que respondam à questão e lhe devolva com ele resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Sandra Regina Correa Amorim
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF07MA11 - Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)
Objetivos Específicos
Analisar caminhos para a construção de uma regra geral para a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Conceito-chave
Generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição
Recursos necessários
- DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.