Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro somente a comanda do cálculo mental. Dê um tempo para os alunos pensarem na resposta. Em seguida, pergunte a eles sobre as maneiras que utilizaram para resolver o cálculo. Escute as considerações dos alunos com atenção pois, qualquer aluno pode ter utilizado a decomposição do número 123 para resolver a multiplicação. Caso aconteça, relacione a ideia do aluno ao que está proposto no slide. Aproveite o momento para enfatizar a utilidade das propriedades da matemática, em especial, a distributiva da multiplicação em relação à adição. Professor o aluno também poderá decompor o número 123 em 100 + 20 + 3 e multiplicar todos os fatores por 3.
Propósito: Retomar a utilização da propriedade distributiva na resolução de cálculos aritméticos e enfatizar a utilização como estratégia de resolução.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver a operação?
- É possível utilizar o algoritmo da multiplicação em cálculo mental?
- Vocês consideram que decompor o número 123 em 120 + 3 ajuda na resolução da operação.
- Decompor torna a resolução do cálculo mais "rápida/ fácil"?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro e após leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver.
Nesta atividade é fundamental que os alunos apliquem a propriedade distributiva da multiplicação, portanto enfatize esta propriedade na resolução com os alunos. O conceito de área de retângulo também é necessário ser relembrado nesta aula, já que é essencial para a resolução da atividade.
Ao final discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que alguns compartilhem suas resoluções no quadro.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam aplicar a propriedade distributiva para calcularem a expressão que representa a nova área do terreno e depois descobrir o valor da incógnita dada uma determinada área.
Discuta com a turma:
- Conseguiram descrever uma expressão para a descrever a nova área do terreno?
- Conseguiram aplicar a propriedade distributiva?
- Porque não é possível fazer sem utilizar a propriedade distributiva?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)
Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
- Como é calculada a área de um retângulo?
- Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
- Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
- Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
- Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)
Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
- Como é calculada a área de um retângulo?
- Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
- Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
- Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
- Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)
Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
- Como é calculada a área de um retângulo?
- Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
- Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
- Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
- Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)
Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
- Como é calculada a área de um retângulo?
- Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
- Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
- Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
- Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)
Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
- Como é calculada a área de um retângulo?
- Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
- Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
- Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
- Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas na aula com os tópicos apresentados.
Propósito: Fazer com que os alunos validem o que foi aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam atentamente a atividade e resolvam utilizando os conhecimentos adquiridos na aula. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.
Propósito: Fazer com que o utilize e aplique os conhecimentos estudados na aula em uma nova situação problema.
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar