Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete na lousa, ou distribua a atividade impressa e depois leia juntamente com os alunos a atividade para que não haja nenhuma dúvida sobre o que está sendo pedido. Dê um tempo para pensarem na solução do problema e posteriormente peça que uns dois ou três digam como conseguiram resolver a questão. Observe que o questionamento deixa o aluno livre para responder de diversas maneiras, usando diversos recursos. Neste momento é fundamental que o aluno perceba a evolução dos valores organizados na sequência e consiga descrever o padrão que está sendo mantido.
Propósito: Descobrir por meio do padrão de uma sequência, qual será a ordem de um termo futuro da sequência numérica.
Materiais Complementares:
Retomada
Resolução do retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos. Se for necessário relembre com os alunos como realizar os cálculos com porcentagem.
Propósito: Completar a tabela com os valores dos possíveis salários para os primeiros meses, descreva a expressão algébrica e também calcule a ordem de um termo futuro conhecido.
Materiais Complementares:
Guia de intervenção
Atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).
Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.
Discuta com a turma:
- Como posso representar 10% em números decimais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).
Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.
Discuta com a turma:
- O que é uma variável? Como posso representa-la?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).
Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.
Discuta com a turma:
- Porque o padrão 1000 + 100v não atende a questão?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).
Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais outros valores de salários podemos calcular?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios com os tópicos apresentados.
Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.
Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica e a expressão algébrica e as descrevam, e também calcule um valor de salário com uma venda maior.
Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo se necessário.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução do atividade complementar