11234
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Calculando termos futuros de uma sequência numérica 2

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano] do Fundamental sobre Escrever uma expressão algébrica para calcular qualquer termo independente dos valores que são variáveis.

Plano 04 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Douglas Ferreira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA10;) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).

Objetivos específicos

Escrever uma expressão algébrica para calcular qualquer termo independente dos valores  que são variáveis.

Conceito-chave

Expressões algébricas

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete na lousa, ou distribua a atividade impressa e depois leia juntamente com os alunos a atividade para que não haja nenhuma dúvida sobre o que está sendo pedido. Dê um tempo para pensarem na solução do problema e posteriormente peça que uns dois ou três digam como conseguiram resolver a questão. Observe que o questionamento deixa o aluno livre para responder de diversas maneiras, usando diversos recursos. Neste momento é fundamental que o aluno perceba a evolução dos valores organizados na sequência e consiga descrever o padrão que está sendo mantido.

Propósito: Descobrir por meio do padrão de uma sequência, qual será a ordem de um termo futuro da sequência numérica.

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução do retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos. Se for necessário relembre com os alunos como realizar os cálculos com porcentagem.

Propósito: Completar a tabela com os valores dos possíveis salários para os primeiros meses, descreva a expressão algébrica e também calcule a ordem de um termo futuro conhecido.

Materiais Complementares:

Guia de intervenção

Atividade principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Como posso representar 10% em números decimais?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • O que é uma variável? Como posso representa-la?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Porque o padrão 1000 + 100v não atende a questão?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais outros valores de salários podemos calcular?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA10;) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).

Objetivos específicos

Escrever uma expressão algébrica para calcular qualquer termo independente dos valores  que são variáveis.

Conceito-chave

Expressões algébricas

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete na lousa, ou distribua a atividade impressa e depois leia juntamente com os alunos a atividade para que não haja nenhuma dúvida sobre o que está sendo pedido. Dê um tempo para pensarem na solução do problema e posteriormente peça que uns dois ou três digam como conseguiram resolver a questão. Observe que o questionamento deixa o aluno livre para responder de diversas maneiras, usando diversos recursos. Neste momento é fundamental que o aluno perceba a evolução dos valores organizados na sequência e consiga descrever o padrão que está sendo mantido.

Propósito: Descobrir por meio do padrão de uma sequência, qual será a ordem de um termo futuro da sequência numérica.

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução do retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos. Se for necessário relembre com os alunos como realizar os cálculos com porcentagem.

Propósito: Completar a tabela com os valores dos possíveis salários para os primeiros meses, descreva a expressão algébrica e também calcule a ordem de um termo futuro conhecido.

Materiais Complementares:

Guia de intervenção

Atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Como posso representar 10% em números decimais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • O que é uma variável? Como posso representa-la?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Porque o padrão 1000 + 100v não atende a questão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma em que eles resolveram e busque mostrá-los que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente, contudo deixe claro que é importante que eles consigam perceber o padrão da sequência para que consigam calcular valores mais distantes da sequência.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Apresentar a solução do problema, tirar dúvidas e corrigir possíveis erros na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais outros valores de salários podemos calcular?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano