Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_09NUM01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização
Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a imagem abaixo e solicite que os alunos resolvam o problema em seus cadernos.
Caso não seja possível compartilhar a imagem, escreva o problema em forma de texto, mas não se esqueça de dizer as notas e moedas que estão disponíveis. Solicite que os alunos compartilhem suas respostas, elas podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto, áudio e até vídeos.
Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e se for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos sobre as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode compartilhar os slides e enviar as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicitar que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos, o conceito da adição de parcelas iguais e como isso está associado a operação de multiplicação. Caso considere viável compartilhe com os alunos o slide abaixo.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Um assunto que pode ser sugerido é uma conversa informal sobre a compra de determinados produtos, como máscaras de proteção e/ou frascos de álcool em gel. A família pode calcular juntas o valor aplicado na compra desses itens.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_09NUM01
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
AULA 02
AULA 09
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes