9583
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação de um número decimal por um número inteiro

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Resolver problemas que envolvem multiplicação de um número decimal por um número inteiro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_09NUM01

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização

Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a imagem abaixo e solicite que os alunos resolvam o problema em seus cadernos.

Caso não seja possível compartilhar a imagem escreva o problema em forma de texto, mas não se esqueça de dizer as notas e moedas que estão disponíveis Solicite que os alunos compartilhem suas respostas, elas podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto, áudio e até vídeos.

Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode compartilhar os slides e enviar as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicitar que os alunos envie suas respostas em formato de texto ou imagem.

Sistematização
Professor(a), solicite que os aluno registrem em seus cadernos, o conceito da adição de parcelas iguais e como isso está associado a operação de multiplicação. Caso considere viável compartilhe com os alunos o slide abaixo.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Um assunto que pode ser sugerido é uma conversa informal sobre a compra de determinados produtos, como máscaras de proteção e/ou frascos de álcool em gel. A família pode calcular juntas o valor aplicado na compra desses itens.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa  


Código: MAT5_09NUM01

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas