Operação matemática: construindo diferentes estratégias de cálculo

O objetivo é construir um repertório de estratégias de cálculo

POR:
NOVA ESCOLA

Objetivo(s) 

- Compartilhar formas de resolução. 
- Colocar em jogo estratégias de cálculo. 
- Observar as estratégias usadas por colegas. 
- Construir um repertório de estratégias de cálculo.

Conteúdo(s) 

- Construção de diferentes estratégias de cálculo.
- Extensão do resultado conhecido a números maiores.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Um bimestre.

Material necessário 

Lápis, caderno ou folhas para fazer as anotações.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Proponha os seguintes problemas:

1. Penso em um número, agrego 30 e obtenho 70. Qual é esse número?



Os alunos devem buscar individualmente a resposta para cada problema antes de socializá-la com os colegas. Fazer registros no caderno ajuda a construir o raciocínio.
Por isso, vale errar, apagar, rabiscar. 

O importante é descobrir caminhos diferentes. Certifique-se de que a turma conhece o significado do verbo agregar, usado nos enunciados.

2. Penso em um número, tiro 200 e obtenho 700. Em que número pensei?



3. Agrego um número a 300 e obtenho 1.000. Que número agreguei?

2ª etapa 

Depois que cada um trilhou seu caminho, incentive cada criança a explicar como pensou. Se ela não conseguir, ajude-a, registrando no quadro as etapas do raciocínio e fazendo com que todos ampliem o repertório de possibilidades. Utilize números menores se preciso

4. Tiro um número do número 6000 e obtenho 2000. Que número tirei?



5. Penso em um número, agrego 100 e obtenho 400. Em que número pensei?



6. Penso em um número, junto 3000 e obtenho 8000. Em que número pensei?



7. Penso em um número, tiro 900 e obtenho 100. Em que número pensei?

3ª etapa 
Depois que as contas com números redondos forem feitas com segurança, comece a usar  os "quebrados" e vá aumentando o grau de dificuldade. 


Alguns enunciados possíveis:
a. Penso em um número, junto 250 e obtenho 600. Em que número pensei?
b. Penso em um número, tiro 150 e obtenho 450. Em que número pensei?
c. Agrego 250 a 450. Que número obtenho?
d. Tiro 450 de 900. Que número obtenho?
e. Agrego 140 a 470. Que número obtenho?
f. Tiro 150 de 530. Que número obtenho?

 

Avaliação 

Depois de realizar as atividades de adivinhações, discuta com os alunos sobre as estratégias que utilizaram e coloque os procedimentos discutidos num cartaz, peça que as crianças resolvam cálculos como estes, pois é uma maneira de elas colocarem à prova os modos de resolução que foram discutidos até então. a. 530 + .... = 600 b. 720 + .... = 1.000 c. 45 + .... = 1.000 d. 890 + .... = 1.000 e. 600 + 800 = .... f. 1.500 + 700 = .... g. 900 - 700 = .... h. 800 - 250 = .... i. 1.000 - 400 = .... j. 3.400 - 600 = ... Fonte: Apuntes para la Enseñanza - Cálculo Mental con Números Naturales, María Emilia Quaranta e Héctor Ponce (Governo da Cidade de Buenos Aires)