Operação matemática: construindo diferentes estratégias de cálculo
O objetivo é construir um repertório de estratégias de cálculo
PorNOVA ESCOLA
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
02/09/2017
- Compartilhar formas de resolução.
- Colocar em jogo estratégias de cálculo.
- Observar as estratégias usadas por colegas.
- Construir um repertório de estratégias de cálculo.
- Construção de diferentes estratégias de cálculo.
- Extensão do resultado conhecido a números maiores.
3º
Um bimestre.
Lápis, caderno ou folhas para fazer as anotações.
Proponha os seguintes problemas:
1. Penso em um número, agrego 30 e obtenho 70. Qual é esse número?
Os alunos devem buscar individualmente a resposta para cada problema antes de socializá-la com os colegas. Fazer registros no caderno ajuda a construir o raciocínio.
Por isso, vale errar, apagar, rabiscar.
O importante é descobrir caminhos diferentes. Certifique-se de que a turma conhece o significado do verbo agregar, usado nos enunciados.
2. Penso em um número, tiro 200 e obtenho 700. Em que número pensei?
3. Agrego um número a 300 e obtenho 1.000. Que número agreguei?
Depois que cada um trilhou seu caminho, incentive cada criança a explicar como pensou. Se ela não conseguir, ajude-a, registrando no quadro as etapas do raciocínio e fazendo com que todos ampliem o repertório de possibilidades. Utilize números menores se preciso
4. Tiro um número do número 6000 e obtenho 2000. Que número tirei?
5. Penso em um número, agrego 100 e obtenho 400. Em que número pensei?
6. Penso em um número, junto 3000 e obtenho 8000. Em que número pensei?
7. Penso em um número, tiro 900 e obtenho 100. Em que número pensei?
Alguns enunciados possíveis:
a. Penso em um número, junto 250 e obtenho 600. Em que número pensei?
b. Penso em um número, tiro 150 e obtenho 450. Em que número pensei?
c. Agrego 250 a 450. Que número obtenho?
d. Tiro 450 de 900. Que número obtenho?
e. Agrego 140 a 470. Que número obtenho?
f. Tiro 150 de 530. Que número obtenho?
Depois de realizar as atividades de adivinhações, discuta com os alunos sobre as estratégias que utilizaram e coloque os procedimentos discutidos num cartaz, peça que as crianças resolvam cálculos como estes, pois é uma maneira de elas colocarem à prova os modos de resolução que foram discutidos até então. a. 530 + .... = 600 b. 720 + .... = 1.000 c. 45 + .... = 1.000 d. 890 + .... = 1.000 e. 600 + 800 = .... f. 1.500 + 700 = .... g. 900 - 700 = .... h. 800 - 250 = .... i. 1.000 - 400 = .... j. 3.400 - 600 = ... Fonte: Apuntes para la Enseñanza - Cálculo Mental con Números Naturales, María Emilia Quaranta e Héctor Ponce (Governo da Cidade de Buenos Aires)
Últimas notícias