Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete esse slide, ou use objetos reais e o compasso para retomar com os alunos os diferentes ângulos. Primeiro relembre a nomenclatura deles de acordo com o grau de abertura. Se for possível, utilize um compasso grande de madeira, pedagógico, para abrir e fechar , simulando os tipos de ângulos. Use o quadro para desenhar os ângulos ( 90, 180 e 360 graus). Depois os faça perceber que os ângulos estão por toda parte. Explore o ambiente da sala. Faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma.
Propósito: Retomar o conceito de ângulos, visualizando-os nas imagens.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem que podemos encontrar ângulos em diferentes ambientes. Onde você consegue perceber os ângulos?
- Em nossa sala, aponte três objetos com pelo menos um tipo de ângulo.
- Que tipos de ângulos você consegue enxergar nestas imagens?
- Há mais ângulos retos, agudos ou obtusos?
- Vamos relembrar a diferença dos ângulos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Entregue a atividade aos alunos e peça que observem com atenção as imagens apresentadas. Questione-os sobre as semelhanças e diferenças entre elas, levando-os a relembrarem sobre os tipos de ângulos. Se tiver condições de levar para a sala de aula uma cadeira de praia, seria interessante deixar os alunos manusearem-a, abrindo e fechando-a de acordo com os seus comandos. Se não for possível explore as imagens impressas ou projetadas. Os alunos devem analisar e responderem as questões. Em seguida, peça que conversem em duplas sobre outras coisas em que o ângulo inicial pode mudar.
Propósito: Compreender que ao inclinarmos, abrirmos ou fecharmos alguns objetos, o ângulo inicial também muda.
Discuta com a turma:
- Quais outros objetos mudam o ângulo inicial ao serem trocados de posição?
- Se fecharmos um pouco a cadeira apresentada na imagem 1, que tipo de ângulo teremos?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Entregue a atividade aos alunos e peça que observem com atenção as imagens apresentadas. Questione-os sobre as semelhanças e diferenças entre elas, levando-os a relembrarem sobre os tipos de ângulos. Se tiver condições de levar para a sala de aula uma cadeira de praia, seria interessante deixar os alunos manusearem-a, abrindo e fechando-a de acordo com os seus comandos. Se não for possível explore as imagens impressas ou projetadas. Os alunos devem analisar e responderem as questões. Em seguida, peça que conversem em duplas sobre outras coisas em que o ângulo inicial pode mudar.
Propósito: Compreender que ao inclinarmos, abrirmos ou fecharmos alguns objetos, o ângulo inicial também muda.
Discuta com a turma:
- Quais outros objetos mudam o ângulo inicial ao serem trocados de posição?
- Se fecharmos um pouco a cadeira apresentada na imagem 1, que tipo de ângulo teremos?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Retome a atividade das cadeiras e discuta as respostas dadas pelos alunos. Tire as dúvidas acerca das respostas dadas. Depois, peça que compartilhem o que discutiram em duplas sobre outros objetos que mudam de ângulo ao serem trocados de posição. Se possível, teste-os para confirmar as hipóteses que forem sendo levantadas. Exemplos de objetos: compasso, caixas, armários, porta da sala, do armário, ponteiros do relógio, entre outras coisas. Peça que registrem no quadro as ideias deles, através de desenhos ou escrita.
Propósito: Observar e compartilhar ideias de objetos presentes no cotidiano, que mudam seu ângulo ao serem trocados de posição.
Discuta com a turma:
- Aponte outros objetos que você conhece, que mudam seu ângulo ao serem inclinados.
- Quando você abre o compasso por inteiro que tipo de ângulo ele forma? Você consegue deixá-lo com um ângulo reto?
- Vocês tinham pensado nas ideias apresentadas?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos da aula, reforçando as principais características dos ângulos. Peça que copiem em seus cadernos.
Propósito: Reforçar as principais características dos ângulos.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos. Peça a eles que pensem em ambientes diferentes e objetos que fazem parte desses ambientes. Em seguida, peça que desenhem na folha que receberam três exemplos de objetos do ambiente escolhido, identificando o tipo de ângulo. Depois de terminarem, você pode promover uma exposição das produções dos alunos.
Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar