11110
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Vejo ângulos em muitos lugares

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre ângulos, cotidiano, tipos de ângulos.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).

Objetivo específico

Identificar os tipos de ângulos em objetos presentes no cotidiano.

Conceito-chave

Ângulos, cotidiano, tipos de ângulos.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Cadeira de praia (se possível;
  • Compasso;
  • Disco de frações;
  • Transferidor;
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete esse slide, ou use objetos reais e o compasso para retomar com os alunos os diferentes ângulos. Primeiro relembre a nomenclatura deles de acordo com o grau de abertura. Se for possível, utilize um compasso grande de madeira, pedagógico, para abrir e fechar , simulando os tipos de ângulos. Use o quadro para desenhar os ângulos ( 90, 180 e 360 graus). Depois os faça perceber que os ângulos estão por toda parte. Explore o ambiente da sala. Faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma.

Propósito: Retomar o conceito de ângulos, visualizando-os nas imagens.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem que podemos encontrar ângulos em diferentes ambientes. Onde você consegue perceber os ângulos?
  • Em nossa sala, aponte três objetos com pelo menos um tipo de ângulo.
  • Que tipos de ângulos você consegue enxergar nestas imagens?
  • Há mais ângulos retos, agudos ou obtusos?
  • Vamos relembrar a diferença dos ângulos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Entregue a atividade aos alunos e peça que observem com atenção as imagens apresentadas. Questione-os sobre as semelhanças e diferenças entre elas, levando-os a relembrarem sobre os tipos de ângulos. Se tiver condições de levar para a sala de aula uma cadeira de praia, seria interessante deixar os alunos manusearem-a, abrindo e fechando-a de acordo com os seus comandos. Se não for possível explore as imagens impressas ou projetadas. Os alunos devem analisar e responderem as questões. Em seguida, peça que conversem em duplas sobre outras coisas em que o ângulo inicial pode mudar.

Propósito: Compreender que ao inclinarmos, abrirmos ou fecharmos alguns objetos, o ângulo inicial também muda.

Discuta com a turma:

  • Quais outros objetos mudam o ângulo inicial ao serem trocados de posição?
  • Se fecharmos um pouco a cadeira apresentada na imagem 1, que tipo de ângulo teremos?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Entregue a atividade aos alunos e peça que observem com atenção as imagens apresentadas. Questione-os sobre as semelhanças e diferenças entre elas, levando-os a relembrarem sobre os tipos de ângulos. Se tiver condições de levar para a sala de aula uma cadeira de praia, seria interessante deixar os alunos manusearem-a, abrindo e fechando-a de acordo com os seus comandos. Se não for possível explore as imagens impressas ou projetadas. Os alunos devem analisar e responderem as questões. Em seguida, peça que conversem em duplas sobre outras coisas em que o ângulo inicial pode mudar.

Propósito: Compreender que ao inclinarmos, abrirmos ou fecharmos alguns objetos, o ângulo inicial também muda.

Discuta com a turma:

  • Quais outros objetos mudam o ângulo inicial ao serem trocados de posição?
  • Se fecharmos um pouco a cadeira apresentada na imagem 1, que tipo de ângulo teremos?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Retome a atividade das cadeiras e discuta as respostas dadas pelos alunos. Tire as dúvidas acerca das respostas dadas. Depois, peça que compartilhem o que discutiram em duplas sobre outros objetos que mudam de ângulo ao serem trocados de posição. Se possível, teste-os para confirmar as hipóteses que forem sendo levantadas. Exemplos de objetos: compasso, caixas, armários, porta da sala, do armário, ponteiros do relógio, entre outras coisas. Peça que registrem no quadro as ideias deles, através de desenhos ou escrita.

Propósito: Observar e compartilhar ideias de objetos presentes no cotidiano, que mudam seu ângulo ao serem trocados de posição.

Discuta com a turma:

  • Aponte outros objetos que você conhece, que mudam seu ângulo ao serem inclinados.
  • Quando você abre o compasso por inteiro que tipo de ângulo ele forma? Você consegue deixá-lo com um ângulo reto?
  • Vocês tinham pensado nas ideias apresentadas?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos da aula, reforçando as principais características dos ângulos. Peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Reforçar as principais características dos ângulos.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos. Peça a eles que pensem em ambientes diferentes e objetos que fazem parte desses ambientes. Em seguida, peça que desenhem na folha que receberam três exemplos de objetos do ambiente escolhido, identificando o tipo de ângulo. Depois de terminarem, você pode promover uma exposição das produções dos alunos.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).

Objetivo específico

Identificar os tipos de ângulos em objetos presentes no cotidiano.

Conceito-chave

Ângulos, cotidiano, tipos de ângulos.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Cadeira de praia (se possível;
  • Compasso;
  • Disco de frações;
  • Transferidor;
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete esse slide, ou use objetos reais e o compasso para retomar com os alunos os diferentes ângulos. Primeiro relembre a nomenclatura deles de acordo com o grau de abertura. Se for possível, utilize um compasso grande de madeira, pedagógico, para abrir e fechar , simulando os tipos de ângulos. Use o quadro para desenhar os ângulos ( 90, 180 e 360 graus). Depois os faça perceber que os ângulos estão por toda parte. Explore o ambiente da sala. Faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma.

Propósito: Retomar o conceito de ângulos, visualizando-os nas imagens.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem que podemos encontrar ângulos em diferentes ambientes. Onde você consegue perceber os ângulos?
  • Em nossa sala, aponte três objetos com pelo menos um tipo de ângulo.
  • Que tipos de ângulos você consegue enxergar nestas imagens?
  • Há mais ângulos retos, agudos ou obtusos?
  • Vamos relembrar a diferença dos ângulos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Entregue a atividade aos alunos e peça que observem com atenção as imagens apresentadas. Questione-os sobre as semelhanças e diferenças entre elas, levando-os a relembrarem sobre os tipos de ângulos. Se tiver condições de levar para a sala de aula uma cadeira de praia, seria interessante deixar os alunos manusearem-a, abrindo e fechando-a de acordo com os seus comandos. Se não for possível explore as imagens impressas ou projetadas. Os alunos devem analisar e responderem as questões. Em seguida, peça que conversem em duplas sobre outras coisas em que o ângulo inicial pode mudar.

Propósito: Compreender que ao inclinarmos, abrirmos ou fecharmos alguns objetos, o ângulo inicial também muda.

Discuta com a turma:

  • Quais outros objetos mudam o ângulo inicial ao serem trocados de posição?
  • Se fecharmos um pouco a cadeira apresentada na imagem 1, que tipo de ângulo teremos?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Entregue a atividade aos alunos e peça que observem com atenção as imagens apresentadas. Questione-os sobre as semelhanças e diferenças entre elas, levando-os a relembrarem sobre os tipos de ângulos. Se tiver condições de levar para a sala de aula uma cadeira de praia, seria interessante deixar os alunos manusearem-a, abrindo e fechando-a de acordo com os seus comandos. Se não for possível explore as imagens impressas ou projetadas. Os alunos devem analisar e responderem as questões. Em seguida, peça que conversem em duplas sobre outras coisas em que o ângulo inicial pode mudar.

Propósito: Compreender que ao inclinarmos, abrirmos ou fecharmos alguns objetos, o ângulo inicial também muda.

Discuta com a turma:

  • Quais outros objetos mudam o ângulo inicial ao serem trocados de posição?
  • Se fecharmos um pouco a cadeira apresentada na imagem 1, que tipo de ângulo teremos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Retome a atividade das cadeiras e discuta as respostas dadas pelos alunos. Tire as dúvidas acerca das respostas dadas. Depois, peça que compartilhem o que discutiram em duplas sobre outros objetos que mudam de ângulo ao serem trocados de posição. Se possível, teste-os para confirmar as hipóteses que forem sendo levantadas. Exemplos de objetos: compasso, caixas, armários, porta da sala, do armário, ponteiros do relógio, entre outras coisas. Peça que registrem no quadro as ideias deles, através de desenhos ou escrita.

Propósito: Observar e compartilhar ideias de objetos presentes no cotidiano, que mudam seu ângulo ao serem trocados de posição.

Discuta com a turma:

  • Aponte outros objetos que você conhece, que mudam seu ângulo ao serem inclinados.
  • Quando você abre o compasso por inteiro que tipo de ângulo ele forma? Você consegue deixá-lo com um ângulo reto?
  • Vocês tinham pensado nas ideias apresentadas?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos da aula, reforçando as principais características dos ângulos. Peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Reforçar as principais características dos ângulos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos. Peça a eles que pensem em ambientes diferentes e objetos que fazem parte desses ambientes. Em seguida, peça que desenhem na folha que receberam três exemplos de objetos do ambiente escolhido, identificando o tipo de ângulo. Depois de terminarem, você pode promover uma exposição das produções dos alunos.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano