Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_20GRM04
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet, podcast
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Encerramento, Raio X
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Grave um podcast, um áudio de WhatsApp ou use mensagem de texto para compartilhar as orientações do primeiro slide de Aquecimento. Explore os questionamentos propostos nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma” de cada slide e solicite que os alunos façam vídeos ou mostrem durante a aula como fizeram os movimentos.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto no Aquecimento. Os alunos devem postar os vídeos dos movimentos para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, incentive os alunos a usar uma ferramenta de áudio ou vídeo para explicar como realizaram seus movimentos. Lance as perguntas presentes nos slides do Aquecimento para guiá-los. Lembre-se que o objetivo dessa aula é classificação dos ângulos em complementares e suplementares.
Encerramento
Professor, se sua aula for síncrona, apresente o slide do Encerramento como sistematização e proponha aos alunos um fórum para que eles possam manifestar suas aprendizagens e dúvidas sobre o que foi trabalhado nessa aula. Caso contrário, se sua aula for assíncrona, você pode gravar um podcast com o texto que está no slide.
Raio X
Use a atividade proposta no Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Proponha uma roda de conversa com os alunos, explorando as ideias propostas no item “Orientações”. Você pode organizar um novo fórum para que eles possam justificar a escolha da tábua utilizada pela personagem ou tirar possíveis dúvidas. Se achar necessário, utilize também, como forma de revisão e consolidação das aprendizagens, as atividades complementares.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_20GRM04
(EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
(EF06MA26) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
(EF06MA27) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 06
AULA 07
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes