Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Divida a sala em grupos de cinco ou seis crianças. Projete o slide, entregue uma cópia para os alunos ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos e converse com eles sobre a pesquisa (veja sugestões de perguntas abaixo).
Propósito: Relembrar com os alunos o cálculo de frações de quantidade e prepará-los para a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já participaram de alguma pesquisa?
- Alguém sabe o que é uma pesquisa?
- Alguém já fez alguma pesquisa?
- De que forma viram os resultados das pesquisas ser representado? (Frações, porcentagens, etc.)
- Quantos votos cada ritmo obteve?
- Quantos são os alunos que gostam de rock?
- E quantos são os que gostam de sertanejo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Após a retomada, você pode escolher entre duas fichas. No documento Material para a aula (aqui), você encontra algumas instruções e duas opções de ficha de pesquisa: uma com sugestões de perguntas e respostas, que você precisa apenas imprimir uma cópia para cada aluno, e uma ficha em branco, que você pode preencher com as perguntas e respostas que julgar adequadas. Optando pela segunda ficha, você pode conversar previamente com os alunos para descobrir seus interesses ou pedir que os próprios grupos decidam as perguntas e opções de resposta disponíveis.
Para qualquer um dos caminhos que você optar, precisará de uma ficha de pesquisa para cada aluno, com o número de perguntas na ficha equivalente ao número de grupos da sala. Apresente o slide para os alunos, projetando, entregando uma cópia ou copiando-o no quadro. Entregue uma ficha para cada aluno e peça que respondam todas as perguntas. Em seguida, cada aluno deve recortar no local indicado. Você pode recolher as respostas de toda a sala para cada grupo ou pode pedir que os alunos agrupem as respostas nos grupos e depois troquem entre si.
Quando cada grupo tiver todas as respostas da classe sobre a pergunta que ficou responsável, oriente para que contabilizem o resultado da pesquisa e passe para o próximo slide.
Propósito: Compreender o que será feito na aula e dar início à atividade.
Discuta com a turma:
- Que estratégias o grupo levantou para fazer a pesquisa entre seus colegas?
- Como o grupo registrou as primeiras respostas dos colegas?
- Por que é importante que cada um responda seguindo sua opinião ou sua realidade?
- Há alguma resposta correta? (Não, as respostas são pessoais.)
- Como se pode fazer para verificar que todos responderam à pergunta?
- Qual a fração que representa um voto?
- E se todos votaram na mesma opção, que número fracionário poderá ser utilizado?
Material complementar
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Materiais complementares para o professor
- Leia mais sobre o ensino de frações em:
Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;
Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;
Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Apresente este slide, copiando-o no quadro, entregando uma cópia para cada aluno ou projetando-o. Com as respostas da pesquisa em mãos, os alunos podem começar a contabilizar quantas respostas tiveram para cada opção. Permita que o grupo crie estratégias para essa contagem. Se necessário, disponibilize papel quadriculado para que os alunos ilustrem os votos (facilitando para encontrar as frações na forma simplificada). Oriente para que anotem os resultados em uma folha de rascunho para depois ilustrar em um cartaz, e que lembrem-se de utilizar números fracionários. Peça que, após uma primeira contagem das respostas, façam uma recontagem para conferir os resultados. Caminhe pela sala, observando como os alunos estão contando e como estão representando.
Disponibilize materiais para que os alunos confeccionem cartazes (folhas de desenho, folhas tamanho A3, cartolinas, papéis coloridos, papéis quadriculados etc.). Estimule-os para que ilustrem com gráficos. Permita que os alunos pensem como construirão esses gráficos, se utilizarão tiras ou discos, como farão para dividir as partes corretamente. Se você perceber que o caminho que está sendo seguido não é o correto, questione os alunos, fazendo-os refletir sobre o que está sendo feito e sobre qual será o resultado do que estão produzindo.
Observe a confecção dos cartazes e peça que os alunos não esqueçam de nenhum elemento importante: a pergunta, a ilustração (preferencialmente, um gráfico), os resultados da pesquisa e os componentes do grupo.
Propósito: Contabilizar os resultados da pesquisa e representar as quantidades com números fracionários.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma fração que representa essa quantidade?
- De que forma encontramos outras frações que representam essa mesma quantidade?
- Qual a melhor forma de representar os resultados graficamente?
- De quantas formas podemos contar quantos votos tivemos para cada opção?
- As contagens foram feitas mais de uma vez?
- Todos do grupo têm certeza dos resultados?
- O cartaz apresenta as informações claramente?
- O resultado da pesquisa realmente reflete a turma? Por quê?
- Este resultado era o esperado?
Material complementar
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Materiais complementares para o professor
- Leia mais sobre o ensino de frações em:
Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;
Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;
Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Quando os grupos terminarem a confecção dos cartazes, peça que um grupo por vez apresente aos colegas a pesquisa que ficou responsável. O grupo pode ficar na frente da sala, mostrando seu cartaz. É válido que digam o tema da pesquisa, a pergunta da pesquisa e quais os resultados obtidos. Converse com os alunos sobre as pesquisas apresentadas. Observe se os alunos colocaram nos cartazes as frações simplificadas. Destaque que elas representam a realidade/opinião da turma. Você pode expor os cartazes na sala.
Propósito: Socializar os resultados das pesquisas realizadas na turma.
Discuta com a turma:
- Como o grupo contabilizou os resultados da pesquisa?
- Vocês esperavam este resultado para esta pesquisa?
- Como o grupo chegou a estas frações a partir da quantidade de alunos entrevistados?
- Há mais alguma fração que representa essa mesma quantidade?
- Considerando o número de alunos da turma, quantos foram os alunos que votaram em cada opção?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide com os alunos, relembrando a pesquisa comentada no início da aula.
Propósito: Relembrar o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- Que outras frações poderiam ter sido usadas para representar essas quantidades?
- Que parte da aula você achou mais interessante?
- De que outra forma você representaria o resultado dessa pesquisa?
- Qual foi a maior dificuldade que o grupo encontrou para realizar essa atividade?
- Como solucionaram essa dificuldade?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Na sequência, você pode entregar aos alunos as atividades complementares, que podem ser realizadas na aula ou como tema de casa.
Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- Quanto é um centésimo das tampinhas, aproximadamente?
- Sabemos que um sexto das tampinhas são de garrafa pet. Quantas são?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Material de Apoio