11078
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Pesquisas e frações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Cálculo de frações unitárias.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaís Schulz,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Calcular e representar frações de quantidades discretas e contínuas, como 12, 13, 14, 15, 16, 18, 110, 1100.

Conceito-chave

Cálculo de frações unitárias.

Recursos necessários

  • Folhas A4 em branco ou caderno dos alunos para anotação.
  • Atividades impressas.
  • Papel quadriculado.
  • Materiais para a confecção de cartazes, como cartolinas ou papel desenho A3 ou A4, pincéis atômicos, canetas hidrocores, papéis coloridos ou quadriculados, réguas, tesouras, cola.





Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Divida a sala em grupos de cinco ou seis crianças. Projete o slide, entregue uma cópia para os alunos ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos e converse com eles sobre a pesquisa (veja sugestões de perguntas abaixo).

Propósito: Relembrar com os alunos o cálculo de frações de quantidade e prepará-los para a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já participaram de alguma pesquisa?
  • Alguém sabe o que é uma pesquisa?
  • Alguém já fez alguma pesquisa?
  • De que forma viram os resultados das pesquisas ser representado? (Frações, porcentagens, etc.)
  • Quantos votos cada ritmo obteve?
  • Quantos são os alunos que gostam de rock?
  • E quantos são os que gostam de sertanejo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Após a retomada, você pode escolher entre duas fichas. No documento Material para a aula (aqui), você encontra algumas instruções e duas opções de ficha de pesquisa: uma com sugestões de perguntas e respostas, que você precisa apenas imprimir uma cópia para cada aluno, e uma ficha em branco, que você pode preencher com as perguntas e respostas que julgar adequadas. Optando pela segunda ficha, você pode conversar previamente com os alunos para descobrir seus interesses ou pedir que os próprios grupos decidam as perguntas e opções de resposta disponíveis.

Para qualquer um dos caminhos que você optar, precisará de uma ficha de pesquisa para cada aluno, com o número de perguntas na ficha equivalente ao número de grupos da sala. Apresente o slide para os alunos, projetando, entregando uma cópia ou copiando-o no quadro. Entregue uma ficha para cada aluno e peça que respondam todas as perguntas. Em seguida, cada aluno deve recortar no local indicado. Você pode recolher as respostas de toda a sala para cada grupo ou pode pedir que os alunos agrupem as respostas nos grupos e depois troquem entre si.

Quando cada grupo tiver todas as respostas da classe sobre a pergunta que ficou responsável, oriente para que contabilizem o resultado da pesquisa e passe para o próximo slide.

Propósito: Compreender o que será feito na aula e dar início à atividade.

Discuta com a turma:

  • Que estratégias o grupo levantou para fazer a pesquisa entre seus colegas?
  • Como o grupo registrou as primeiras respostas dos colegas?
  • Por que é importante que cada um responda seguindo sua opinião ou sua realidade?
  • Há alguma resposta correta? (Não, as respostas são pessoais.)
  • Como se pode fazer para verificar que todos responderam à pergunta?
  • Qual a fração que representa um voto?
  • E se todos votaram na mesma opção, que número fracionário poderá ser utilizado?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Apresente este slide, copiando-o no quadro, entregando uma cópia para cada aluno ou projetando-o. Com as respostas da pesquisa em mãos, os alunos podem começar a contabilizar quantas respostas tiveram para cada opção. Permita que o grupo crie estratégias para essa contagem. Se necessário, disponibilize papel quadriculado para que os alunos ilustrem os votos (facilitando para encontrar as frações na forma simplificada). Oriente para que anotem os resultados em uma folha de rascunho para depois ilustrar em um cartaz, e que lembrem-se de utilizar números fracionários. Peça que, após uma primeira contagem das respostas, façam uma recontagem para conferir os resultados. Caminhe pela sala, observando como os alunos estão contando e como estão representando.

Disponibilize materiais para que os alunos confeccionem cartazes (folhas de desenho, folhas tamanho A3, cartolinas, papéis coloridos, papéis quadriculados etc.). Estimule-os para que ilustrem com gráficos. Permita que os alunos pensem como construirão esses gráficos, se utilizarão tiras ou discos, como farão para dividir as partes corretamente. Se você perceber que o caminho que está sendo seguido não é o correto, questione os alunos, fazendo-os refletir sobre o que está sendo feito e sobre qual será o resultado do que estão produzindo.

Observe a confecção dos cartazes e peça que os alunos não esqueçam de nenhum elemento importante: a pergunta, a ilustração (preferencialmente, um gráfico), os resultados da pesquisa e os componentes do grupo.

Propósito: Contabilizar os resultados da pesquisa e representar as quantidades com números fracionários.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma fração que representa essa quantidade?
  • De que forma encontramos outras frações que representam essa mesma quantidade?
  • Qual a melhor forma de representar os resultados graficamente?
  • De quantas formas podemos contar quantos votos tivemos para cada opção?
  • As contagens foram feitas mais de uma vez?
  • Todos do grupo têm certeza dos resultados?
  • O cartaz apresenta as informações claramente?
  • O resultado da pesquisa realmente reflete a turma? Por quê?
  • Este resultado era o esperado?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Quando os grupos terminarem a confecção dos cartazes, peça que um grupo por vez apresente aos colegas a pesquisa que ficou responsável. O grupo pode ficar na frente da sala, mostrando seu cartaz. É válido que digam o tema da pesquisa, a pergunta da pesquisa e quais os resultados obtidos. Converse com os alunos sobre as pesquisas apresentadas. Observe se os alunos colocaram nos cartazes as frações simplificadas. Destaque que elas representam a realidade/opinião da turma. Você pode expor os cartazes na sala.

Propósito: Socializar os resultados das pesquisas realizadas na turma.

Discuta com a turma:

  • Como o grupo contabilizou os resultados da pesquisa?
  • Vocês esperavam este resultado para esta pesquisa?
  • Como o grupo chegou a estas frações a partir da quantidade de alunos entrevistados?
  • Há mais alguma fração que representa essa mesma quantidade?
  • Considerando o número de alunos da turma, quantos foram os alunos que votaram em cada opção?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide com os alunos, relembrando a pesquisa comentada no início da aula.

Propósito: Relembrar o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Que outras frações poderiam ter sido usadas para representar essas quantidades?
  • Que parte da aula você achou mais interessante?
  • De que outra forma você representaria o resultado dessa pesquisa?
  • Qual foi a maior dificuldade que o grupo encontrou para realizar essa atividade?
  • Como solucionaram essa dificuldade?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Na sequência, você pode entregar aos alunos as atividades complementares, que podem ser realizadas na aula ou como tema de casa.

Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Quanto é um centésimo das tampinhas, aproximadamente?
  • Sabemos que um sexto das tampinhas são de garrafa pet. Quantas são?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material de Apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Calcular e representar frações de quantidades discretas e contínuas, como 12, 13, 14, 15, 16, 18, 110, 1100.

Conceito-chave

Cálculo de frações unitárias.

Recursos necessários

  • Folhas A4 em branco ou caderno dos alunos para anotação.
  • Atividades impressas.
  • Papel quadriculado.
  • Materiais para a confecção de cartazes, como cartolinas ou papel desenho A3 ou A4, pincéis atômicos, canetas hidrocores, papéis coloridos ou quadriculados, réguas, tesouras, cola.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Divida a sala em grupos de cinco ou seis crianças. Projete o slide, entregue uma cópia para os alunos ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos e converse com eles sobre a pesquisa (veja sugestões de perguntas abaixo).

Propósito: Relembrar com os alunos o cálculo de frações de quantidade e prepará-los para a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já participaram de alguma pesquisa?
  • Alguém sabe o que é uma pesquisa?
  • Alguém já fez alguma pesquisa?
  • De que forma viram os resultados das pesquisas ser representado? (Frações, porcentagens, etc.)
  • Quantos votos cada ritmo obteve?
  • Quantos são os alunos que gostam de rock?
  • E quantos são os que gostam de sertanejo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Após a retomada, você pode escolher entre duas fichas. No documento Material para a aula (aqui), você encontra algumas instruções e duas opções de ficha de pesquisa: uma com sugestões de perguntas e respostas, que você precisa apenas imprimir uma cópia para cada aluno, e uma ficha em branco, que você pode preencher com as perguntas e respostas que julgar adequadas. Optando pela segunda ficha, você pode conversar previamente com os alunos para descobrir seus interesses ou pedir que os próprios grupos decidam as perguntas e opções de resposta disponíveis.

Para qualquer um dos caminhos que você optar, precisará de uma ficha de pesquisa para cada aluno, com o número de perguntas na ficha equivalente ao número de grupos da sala. Apresente o slide para os alunos, projetando, entregando uma cópia ou copiando-o no quadro. Entregue uma ficha para cada aluno e peça que respondam todas as perguntas. Em seguida, cada aluno deve recortar no local indicado. Você pode recolher as respostas de toda a sala para cada grupo ou pode pedir que os alunos agrupem as respostas nos grupos e depois troquem entre si.

Quando cada grupo tiver todas as respostas da classe sobre a pergunta que ficou responsável, oriente para que contabilizem o resultado da pesquisa e passe para o próximo slide.

Propósito: Compreender o que será feito na aula e dar início à atividade.

Discuta com a turma:

  • Que estratégias o grupo levantou para fazer a pesquisa entre seus colegas?
  • Como o grupo registrou as primeiras respostas dos colegas?
  • Por que é importante que cada um responda seguindo sua opinião ou sua realidade?
  • Há alguma resposta correta? (Não, as respostas são pessoais.)
  • Como se pode fazer para verificar que todos responderam à pergunta?
  • Qual a fração que representa um voto?
  • E se todos votaram na mesma opção, que número fracionário poderá ser utilizado?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Apresente este slide, copiando-o no quadro, entregando uma cópia para cada aluno ou projetando-o. Com as respostas da pesquisa em mãos, os alunos podem começar a contabilizar quantas respostas tiveram para cada opção. Permita que o grupo crie estratégias para essa contagem. Se necessário, disponibilize papel quadriculado para que os alunos ilustrem os votos (facilitando para encontrar as frações na forma simplificada). Oriente para que anotem os resultados em uma folha de rascunho para depois ilustrar em um cartaz, e que lembrem-se de utilizar números fracionários. Peça que, após uma primeira contagem das respostas, façam uma recontagem para conferir os resultados. Caminhe pela sala, observando como os alunos estão contando e como estão representando.

Disponibilize materiais para que os alunos confeccionem cartazes (folhas de desenho, folhas tamanho A3, cartolinas, papéis coloridos, papéis quadriculados etc.). Estimule-os para que ilustrem com gráficos. Permita que os alunos pensem como construirão esses gráficos, se utilizarão tiras ou discos, como farão para dividir as partes corretamente. Se você perceber que o caminho que está sendo seguido não é o correto, questione os alunos, fazendo-os refletir sobre o que está sendo feito e sobre qual será o resultado do que estão produzindo.

Observe a confecção dos cartazes e peça que os alunos não esqueçam de nenhum elemento importante: a pergunta, a ilustração (preferencialmente, um gráfico), os resultados da pesquisa e os componentes do grupo.

Propósito: Contabilizar os resultados da pesquisa e representar as quantidades com números fracionários.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma fração que representa essa quantidade?
  • De que forma encontramos outras frações que representam essa mesma quantidade?
  • Qual a melhor forma de representar os resultados graficamente?
  • De quantas formas podemos contar quantos votos tivemos para cada opção?
  • As contagens foram feitas mais de uma vez?
  • Todos do grupo têm certeza dos resultados?
  • O cartaz apresenta as informações claramente?
  • O resultado da pesquisa realmente reflete a turma? Por quê?
  • Este resultado era o esperado?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Quando os grupos terminarem a confecção dos cartazes, peça que um grupo por vez apresente aos colegas a pesquisa que ficou responsável. O grupo pode ficar na frente da sala, mostrando seu cartaz. É válido que digam o tema da pesquisa, a pergunta da pesquisa e quais os resultados obtidos. Converse com os alunos sobre as pesquisas apresentadas. Observe se os alunos colocaram nos cartazes as frações simplificadas. Destaque que elas representam a realidade/opinião da turma. Você pode expor os cartazes na sala.

Propósito: Socializar os resultados das pesquisas realizadas na turma.

Discuta com a turma:

  • Como o grupo contabilizou os resultados da pesquisa?
  • Vocês esperavam este resultado para esta pesquisa?
  • Como o grupo chegou a estas frações a partir da quantidade de alunos entrevistados?
  • Há mais alguma fração que representa essa mesma quantidade?
  • Considerando o número de alunos da turma, quantos foram os alunos que votaram em cada opção?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide com os alunos, relembrando a pesquisa comentada no início da aula.

Propósito: Relembrar o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Que outras frações poderiam ter sido usadas para representar essas quantidades?
  • Que parte da aula você achou mais interessante?
  • De que outra forma você representaria o resultado dessa pesquisa?
  • Qual foi a maior dificuldade que o grupo encontrou para realizar essa atividade?
  • Como solucionaram essa dificuldade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Na sequência, você pode entregar aos alunos as atividades complementares, que podem ser realizadas na aula ou como tema de casa.

Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Quanto é um centésimo das tampinhas, aproximadamente?
  • Sabemos que um sexto das tampinhas são de garrafa pet. Quantas são?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material de Apoio

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano