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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Que a Mágica Aconteça!

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre calcular o valor numérico de uma expressão algébrica em uma contextualização de truque de adivinhação.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geraldo Aparecido do Prado Paula

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Geraldo Prado

Mentor: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Objetivos Específicos

Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica em uma contextualização de truque de adivinhação.

Conceito-chave

Valor numérico de uma expressão algébrica.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide ou escreva a situação da Atividade de Retomada no quadro. Leia juntamente com os alunos e oriente-os a resolver a atividade. Dê um tempo para que calculem o valor numérico da expressão individualmente. Em seguida, solicite aos alunos que revelem o resultado encontrado com a substituição x por -1. Como o resultado final é o mesmo encontrado por Carlos, aproveite o momento para enfatizar que, apesar dos valores atribuídos para x serem diferentes, o resultado final é o mesmo. Os alunos tendem a pensar que alterando o valor da variável somente é possível encontrar resultados diferentes, o que não aconteceu na expressão. Chame a atenção para o valor numérico da expressão algébrica e, se necessário, retome o conceito de expressão algébrica.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Distribua as atividades impressas para os alunos ou projete-a. Solicite aos alunos que leiam atentamente a atividade. Percebendo dúvidas, converse com os alunos encaminhando para o desenvolvimento da atividade. Os alunos deverão resolver individualmente a questão. O Guia de Intervenções poderá ajudá-lo na mediação da atividade.

Percebendo a turma agitada, devido ao resultado obtido (9), acalme-os e instrua-os a pensar nos questionamentos, e peça para que eles registrarem na ficha impressa que foi entregue.

Propósito: Fazer com que os alunos atribuam valores para o truque de mágica e verifiquem que o resultado é sempre o mesmo, utilizando os números que foram indicados. Além disso, espera-se que os alunos percebam a regularidade da “mágica” (multiplicando e somando 3), e registrem por meio de uma expressão algébrica, o comando do truque.

Materiais complementares para impressão:

Guia de intervenção

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Distribua as atividades impressas para os alunos ou projete-a. Solicite aos alunos que leiam atentamente a atividade. Percebendo dúvidas, converse com os alunos encaminhando para o desenvolvimento da atividade. Os alunos deverão resolver individualmente a questão. O Guia de Intervenções poderá ajudá-lo na mediação da atividade.

Percebendo a turma agitada, devido ao resultado obtido (9), acalme-os e instrua-os a pensar nos questionamentos, e peça para que eles registrarem na ficha impressa que foi entregue.

Propósito: Fazer com que os alunos atribuam valores para o truque de mágica e verifiquem que o resultado é sempre o mesmo, utilizando os números que foram indicados. Além disso, espera-se que os alunos percebam a regularidade da “mágica” (multiplicando e somando 3), e registrem por meio de uma expressão algébrica, o comando do truque.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Distribua as atividades impressas para os alunos ou projete-a. Solicite aos alunos que leiam atentamente a atividade. Percebendo dúvidas, converse com os alunos encaminhando para o desenvolvimento da atividade. Os alunos deverão resolver individualmente a questão. O Guia de Intervenções poderá ajudá-lo na mediação da atividade.

Percebendo a turma agitada, devido ao resultado obtido (9), acalme-os e instrua-os a pensar nos questionamentos, e peça para que eles registrarem na ficha impressa que foi entregue.

Propósito: Fazer com que os alunos atribuam valores para o truque de mágica e verifiquem que o resultado é sempre o mesmo, utilizando os números que foram indicados. Além disso, espera-se que os alunos percebam a regularidade da “mágica” (multiplicando e somando 3), e registrem por meio de uma expressão algébrica, o comando do truque.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente à turma os cálculos efetuados com todos os valores possíveis a serem escolhidos. Se quiser (e puder), dar mais dinamismo à esta discussão, peça que dois alunos que tenham escolhido valores diferentes entre si, venham até o quadro e apresente-os para a turma. Logo em seguida, apresente este slide com todos os resultados e passos possíveis. Apresente aos alunos estas duas regularidades nos comandos do truque. Ao pedir que se multiplique por 3, por exemplo, fazemos com que o número seja automaticamente múltiplo de 3, e feito isto mais uma vez, torna-o múltiplo de 9. Sintetize e demonstre todos os valores possíveis de resultado, quando os algarismos são somados resultam em nove.

Propósito: Apresentar os cálculos efetuados, seguindo-se os passos e comandos do truque.

Discuta com a Turma:

  • Para um número de dois algarismos, o efeito esperado é o mesmo?
  • E para um número de três algarismos?
  • Será que o truque vale para qualquer número inteiro e positivo?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente à turma os cálculos efetuados com todos os valores possíveis a serem escolhidos. Se quiser (e puder), dar mais dinamismo à esta discussão, peça que dois alunos que tenham escolhido valores diferentes entre si, venham até o quadro e apresente-os para a turma. Logo em seguida, apresente este slide com todos os resultados e passos possíveis. Apresente aos alunos estas duas regularidades nos comandos do truque. Ao pedir que se multiplique por 3, por exemplo, fazemos com que o número seja automaticamente múltiplo de 3, e feito isto mais uma vez, torna-o múltiplo de 9. Sintetize e demonstre todos os valores possíveis de resultado, quando os algarismos são somados resultam em nove.

Propósito: Apresentar os cálculos efetuados, seguindo-se os passos e comandos do truque.

Discuta com a Turma:

  • Para um número de dois algarismos, o efeito esperado é o mesmo?
  • E para um número de três algarismos?
  • Será que o truque vale para qualquer número inteiro e positivo?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente à turma os cálculos efetuados com todos os valores possíveis a serem escolhidos. Se quiser (e puder), dar mais dinamismo à esta discussão, peça que dois alunos que tenham escolhido valores diferentes entre si, venham até o quadro e apresente-os para a turma. Logo em seguida, apresente este slide com todos os resultados e passos possíveis. Apresente aos alunos estas duas regularidades nos comandos do truque. Ao pedir que se multiplique por 3, por exemplo, fazemos com que o número seja automaticamente múltiplo de 3, e feito isto mais uma vez, torna-o múltiplo de 9. Sintetize e demonstre todos os valores possíveis de resultado, quando os algarismos são somados resultam em nove.

Propósito: Apresentar os cálculos efetuados, seguindo-se os passos e comandos do truque.

Discuta com a Turma:

  • Para um número de dois algarismos, o efeito esperado é o mesmo?
  • E para um número de três algarismos?
  • Será que o truque vale para qualquer número inteiro e positivo?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente à turma os cálculos efetuados com todos os valores possíveis a serem escolhidos. Se quiser (e puder), dar mais dinamismo à esta discussão, peça que dois alunos que tenham escolhido valores diferentes entre si, venham até o quadro e apresente-os para a turma. Logo em seguida, apresente este slide com todos os resultados e passos possíveis. Apresente aos alunos estas duas regularidades nos comandos do truque. Ao pedir que se multiplique por 3, por exemplo, fazemos com que o número seja automaticamente múltiplo de 3, e feito isto mais uma vez, torna-o múltiplo de 9. Sintetize e demonstre todos os valores possíveis de resultado, quando os algarismos são somados resultam em nove.

Propósito: Apresentar os cálculos efetuados, seguindo-se os passos e comandos do truque.

Discuta com a Turma:

  • Para um número de dois algarismos, o efeito esperado é o mesmo?
  • E para um número de três algarismos?
  • Será que o truque vale para qualquer número inteiro e positivo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar aos exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Distribua a atividades impressa ou projete o slide no quadro, e peça aos alunos que leiam e resolvam o que se pede. Ajude-os quando estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas estimule-os a pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que os alunos sigam além do caso apresentado na Atividade Principal e percebam padrões de comportamento. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo se necessário.

Materiais complementares para impressão:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Geraldo Prado

Mentor: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Objetivos Específicos

Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica em uma contextualização de truque de adivinhação.

Conceito-chave

Valor numérico de uma expressão algébrica.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide ou escreva a situação da Atividade de Retomada no quadro. Leia juntamente com os alunos e oriente-os a resolver a atividade. Dê um tempo para que calculem o valor numérico da expressão individualmente. Em seguida, solicite aos alunos que revelem o resultado encontrado com a substituição x por -1. Como o resultado final é o mesmo encontrado por Carlos, aproveite o momento para enfatizar que, apesar dos valores atribuídos para x serem diferentes, o resultado final é o mesmo. Os alunos tendem a pensar que alterando o valor da variável somente é possível encontrar resultados diferentes, o que não aconteceu na expressão. Chame a atenção para o valor numérico da expressão algébrica e, se necessário, retome o conceito de expressão algébrica.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Distribua as atividades impressas para os alunos ou projete-a. Solicite aos alunos que leiam atentamente a atividade. Percebendo dúvidas, converse com os alunos encaminhando para o desenvolvimento da atividade. Os alunos deverão resolver individualmente a questão. O Guia de Intervenções poderá ajudá-lo na mediação da atividade.

Percebendo a turma agitada, devido ao resultado obtido (9), acalme-os e instrua-os a pensar nos questionamentos, e peça para que eles registrarem na ficha impressa que foi entregue.

Propósito: Fazer com que os alunos atribuam valores para o truque de mágica e verifiquem que o resultado é sempre o mesmo, utilizando os números que foram indicados. Além disso, espera-se que os alunos percebam a regularidade da “mágica” (multiplicando e somando 3), e registrem por meio de uma expressão algébrica, o comando do truque.

Materiais complementares para impressão:

Guia de intervenção

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Distribua as atividades impressas para os alunos ou projete-a. Solicite aos alunos que leiam atentamente a atividade. Percebendo dúvidas, converse com os alunos encaminhando para o desenvolvimento da atividade. Os alunos deverão resolver individualmente a questão. O Guia de Intervenções poderá ajudá-lo na mediação da atividade.

Percebendo a turma agitada, devido ao resultado obtido (9), acalme-os e instrua-os a pensar nos questionamentos, e peça para que eles registrarem na ficha impressa que foi entregue.

Propósito: Fazer com que os alunos atribuam valores para o truque de mágica e verifiquem que o resultado é sempre o mesmo, utilizando os números que foram indicados. Além disso, espera-se que os alunos percebam a regularidade da “mágica” (multiplicando e somando 3), e registrem por meio de uma expressão algébrica, o comando do truque.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Distribua as atividades impressas para os alunos ou projete-a. Solicite aos alunos que leiam atentamente a atividade. Percebendo dúvidas, converse com os alunos encaminhando para o desenvolvimento da atividade. Os alunos deverão resolver individualmente a questão. O Guia de Intervenções poderá ajudá-lo na mediação da atividade.

Percebendo a turma agitada, devido ao resultado obtido (9), acalme-os e instrua-os a pensar nos questionamentos, e peça para que eles registrarem na ficha impressa que foi entregue.

Propósito: Fazer com que os alunos atribuam valores para o truque de mágica e verifiquem que o resultado é sempre o mesmo, utilizando os números que foram indicados. Além disso, espera-se que os alunos percebam a regularidade da “mágica” (multiplicando e somando 3), e registrem por meio de uma expressão algébrica, o comando do truque.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente à turma os cálculos efetuados com todos os valores possíveis a serem escolhidos. Se quiser (e puder), dar mais dinamismo à esta discussão, peça que dois alunos que tenham escolhido valores diferentes entre si, venham até o quadro e apresente-os para a turma. Logo em seguida, apresente este slide com todos os resultados e passos possíveis. Apresente aos alunos estas duas regularidades nos comandos do truque. Ao pedir que se multiplique por 3, por exemplo, fazemos com que o número seja automaticamente múltiplo de 3, e feito isto mais uma vez, torna-o múltiplo de 9. Sintetize e demonstre todos os valores possíveis de resultado, quando os algarismos são somados resultam em nove.

Propósito: Apresentar os cálculos efetuados, seguindo-se os passos e comandos do truque.

Discuta com a Turma:

  • Para um número de dois algarismos, o efeito esperado é o mesmo?
  • E para um número de três algarismos?
  • Será que o truque vale para qualquer número inteiro e positivo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente à turma os cálculos efetuados com todos os valores possíveis a serem escolhidos. Se quiser (e puder), dar mais dinamismo à esta discussão, peça que dois alunos que tenham escolhido valores diferentes entre si, venham até o quadro e apresente-os para a turma. Logo em seguida, apresente este slide com todos os resultados e passos possíveis. Apresente aos alunos estas duas regularidades nos comandos do truque. Ao pedir que se multiplique por 3, por exemplo, fazemos com que o número seja automaticamente múltiplo de 3, e feito isto mais uma vez, torna-o múltiplo de 9. Sintetize e demonstre todos os valores possíveis de resultado, quando os algarismos são somados resultam em nove.

Propósito: Apresentar os cálculos efetuados, seguindo-se os passos e comandos do truque.

Discuta com a Turma:

  • Para um número de dois algarismos, o efeito esperado é o mesmo?
  • E para um número de três algarismos?
  • Será que o truque vale para qualquer número inteiro e positivo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente à turma os cálculos efetuados com todos os valores possíveis a serem escolhidos. Se quiser (e puder), dar mais dinamismo à esta discussão, peça que dois alunos que tenham escolhido valores diferentes entre si, venham até o quadro e apresente-os para a turma. Logo em seguida, apresente este slide com todos os resultados e passos possíveis. Apresente aos alunos estas duas regularidades nos comandos do truque. Ao pedir que se multiplique por 3, por exemplo, fazemos com que o número seja automaticamente múltiplo de 3, e feito isto mais uma vez, torna-o múltiplo de 9. Sintetize e demonstre todos os valores possíveis de resultado, quando os algarismos são somados resultam em nove.

Propósito: Apresentar os cálculos efetuados, seguindo-se os passos e comandos do truque.

Discuta com a Turma:

  • Para um número de dois algarismos, o efeito esperado é o mesmo?
  • E para um número de três algarismos?
  • Será que o truque vale para qualquer número inteiro e positivo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Apresente à turma os cálculos efetuados com todos os valores possíveis a serem escolhidos. Se quiser (e puder), dar mais dinamismo à esta discussão, peça que dois alunos que tenham escolhido valores diferentes entre si, venham até o quadro e apresente-os para a turma. Logo em seguida, apresente este slide com todos os resultados e passos possíveis. Apresente aos alunos estas duas regularidades nos comandos do truque. Ao pedir que se multiplique por 3, por exemplo, fazemos com que o número seja automaticamente múltiplo de 3, e feito isto mais uma vez, torna-o múltiplo de 9. Sintetize e demonstre todos os valores possíveis de resultado, quando os algarismos são somados resultam em nove.

Propósito: Apresentar os cálculos efetuados, seguindo-se os passos e comandos do truque.

Discuta com a Turma:

  • Para um número de dois algarismos, o efeito esperado é o mesmo?
  • E para um número de três algarismos?
  • Será que o truque vale para qualquer número inteiro e positivo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar aos exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Distribua a atividades impressa ou projete o slide no quadro, e peça aos alunos que leiam e resolvam o que se pede. Ajude-os quando estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas estimule-os a pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que os alunos sigam além do caso apresentado na Atividade Principal e percebam padrões de comportamento. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo se necessário.

Materiais complementares para impressão:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

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