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Plano de aula - Diversas formas de multiplicar

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre diversas formas de multiplicar

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzane Aline Proceke Maiorki

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um  mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

  • Descrever padrões em operações de multiplicação sem mencionar as propriedades;
  • Aplicar o uso das propriedades comutativa e associativa em operações de multiplicação, reconhecendo tais propriedades como padrões de regularidade.

Conceitos-chaves

  • Utilização das propriedades comutativa e associativa da multiplicação;
  • Reconhecimento das propriedades da multiplicação como padrões de regularidade;

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas em folha;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos leiam a questão apresentada e levantem suas hipóteses de resolução. Eles podem resolver mentalmente ou fazer registros de formas variadas. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido.

Resolução:

6 + 6 + 6 + 6 + 6 =

5 X 6 = 30 ou 6 X 5 = 30

Explicar que ao inverter a ordem dos fatores na multiplicação, o produto não se altera.

Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem o uso da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar o resultado?
  • Como você representaria esse cálculo?
  • O resultado mudaria se você invertesse os fatores? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. É importante enfatizar que na figura só aparece um lado do trem, mas que existem as janelas do outro lado dos vagões e peça que se atentem ao enunciado quanto aos lugares dispostos em cada vagão. Deixe que as duplas discutam sobre seus raciocínios e elaborem estratégias de resolução, fazendo seus registros no caderno. Acompanhe a resolução das duplas e, assim que descobrirem a capacidade de cada vagão, oriente para que pensem em outras formas para multiplicar e descobrir a capacidade total de passageiros para resolver a segunda questão da atividade.

Propósito: Utilizar as propriedades comutativa e associativa da multiplicação e reconhecê-las como um padrão de regularidade ao notar que a ordem dos fatores não altera o produto.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram imaginar quantos lugares cabem em cada fileira de cada vagão?
  • Como vocês descobriram a quantidade de passageiros que cabem em cada vagão?
  • Como podemos representar esse cálculo?
  • Qual a outra forma que vocês utilizaram para calcular a capacidade total do trem, diferente do cálculo feito por João?
  • Na viagem de volta, o trem estará seguindo na direção contrária. Neste caso, a multiplicação para saber o total de passageiros se altera?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Sabemos que na sala de aula, as crianças apresentam formas diferentes de registro. Para saber mais sobre como aproveitar esses registros dos alunos, leia o artigo da revista Nova Escola, que traz informações sobre as diferentes formas de registro utilizadas pelas crianças:

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Relembre com os alunos a quantidade de lugares que havia em cada janela de cada vagão e mostre que é preciso calcular os lugares dos dois lados. Confira o que calcularam e escreva os registros no quadro, apresentando as formas possíveis de resolução para a turma. Nessa questão é possível evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação como uma regularidade, pois em todas as formas de cálculo apresentadas foi possível perceber que podemos associar dois fatores em qualquer posição na multiplicação e depois multiplicar com o fator restante, não alterando o resultado final.

Propósito: Discutir as hipóteses de solução apresentadas pelas duplas e apresentar as conclusões à turma, enfatizando e relembrando com os alunos a regularidade presente no uso das propriedades da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Quantas janelas havia em cada lado do vagão?
  • Quantos lugares em cada janela?
  • Como vocês fizeram para calcular os lugares dispostos em cada lado do vagão?
  • Se o vagão tem dois lados, então quantos lugares seriam?
  • O que vocês puderam perceber nos cálculos? Algo acontecem em todos os cálculos? O que você pensa sobre isso?

Material Complementar:

Para aprofundar o trabalho com a multiplicação e tornar o trabalho mais lúdico, leia o artigo da revista Nova Escola, que traz algumas opções de jogos que ensinam a turma a multiplicar de uma forma divertida:

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Relembre com os alunos a quantidade de lugares que havia em cada janela de cada vagão e mostre que é preciso calcular os lugares dos dois lados. Confira o que calcularam e escreva os registros no quadro, apresentando as formas possíveis de resolução para a turma. Nessa questão é possível evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação como uma regularidade, pois em todas as formas de cálculo apresentadas foi possível perceber que podemos associar dois fatores em qualquer posição na multiplicação e depois multiplicar com o fator restante, não alterando o resultado final.

Propósito: Discutir as hipóteses de solução apresentadas pelas duplas e apresentar as conclusões à turma, enfatizando e relembrando com os alunos a regularidade presente no uso das propriedades da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Quantas janelas havia em cada lado do vagão?
  • Quantos lugares em cada janela?
  • Como vocês fizeram para calcular os lugares dispostos em cada lado do vagão?
  • Se o vagão tem dois lados, então quantos lugares seriam?
  • O que vocês puderam perceber nos cálculos? Algo acontecem em todos os cálculos? O que você pensa sobre isso?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Relembre com os alunos a quantidade de lugares que havia em cada janela de cada vagão e mostre que é preciso calcular os lugares dos dois lados. Confira o que calcularam e escreva os registros no quadro, apresentando as formas possíveis de resolução para a turma. Nessa questão é possível evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação como uma regularidade, pois em todas as formas de cálculo apresentadas foi possível perceber que podemos associar dois fatores em qualquer posição na multiplicação e depois multiplicar com o fator restante, não alterando o resultado final.

Propósito: Discutir as hipóteses de solução apresentadas pelas duplas e apresentar as conclusões à turma, enfatizando e relembrando com os alunos a regularidade presente no uso das propriedades da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Quantas janelas havia em cada lado do vagão?
  • Quantos lugares em cada janela?
  • Como vocês fizeram para calcular os lugares dispostos em cada lado do vagão?
  • Se o vagão tem dois lados, então quantos lugares seriam?
  • O que vocês puderam perceber nos cálculos? Algo acontecem em todos os cálculos? O que você pensa sobre isso?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a aprendizagem da aula e ilustrar com as moedas, questionando se os alunos compreendem a comutatividade como uma regularidade da multiplicação.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução da mesma.

Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular a quantidade de bananas consumidas diariamente no zoológico, sem utilizar a adição?
  • Seria possível calcular, na mesma operação, a quantidade de bananas diárias e semanais de que o zoológico necessita?
  • O que vocês notaram nos cálculos do item A e B?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um  mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

  • Descrever padrões em operações de multiplicação sem mencionar as propriedades;
  • Aplicar o uso das propriedades comutativa e associativa em operações de multiplicação, reconhecendo tais propriedades como padrões de regularidade.

Conceitos-chaves

  • Utilização das propriedades comutativa e associativa da multiplicação;
  • Reconhecimento das propriedades da multiplicação como padrões de regularidade;

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas em folha;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos leiam a questão apresentada e levantem suas hipóteses de resolução. Eles podem resolver mentalmente ou fazer registros de formas variadas. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido.

Resolução:

6 + 6 + 6 + 6 + 6 =

5 X 6 = 30 ou 6 X 5 = 30

Explicar que ao inverter a ordem dos fatores na multiplicação, o produto não se altera.

Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem o uso da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar o resultado?
  • Como você representaria esse cálculo?
  • O resultado mudaria se você invertesse os fatores? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. É importante enfatizar que na figura só aparece um lado do trem, mas que existem as janelas do outro lado dos vagões e peça que se atentem ao enunciado quanto aos lugares dispostos em cada vagão. Deixe que as duplas discutam sobre seus raciocínios e elaborem estratégias de resolução, fazendo seus registros no caderno. Acompanhe a resolução das duplas e, assim que descobrirem a capacidade de cada vagão, oriente para que pensem em outras formas para multiplicar e descobrir a capacidade total de passageiros para resolver a segunda questão da atividade.

Propósito: Utilizar as propriedades comutativa e associativa da multiplicação e reconhecê-las como um padrão de regularidade ao notar que a ordem dos fatores não altera o produto.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram imaginar quantos lugares cabem em cada fileira de cada vagão?
  • Como vocês descobriram a quantidade de passageiros que cabem em cada vagão?
  • Como podemos representar esse cálculo?
  • Qual a outra forma que vocês utilizaram para calcular a capacidade total do trem, diferente do cálculo feito por João?
  • Na viagem de volta, o trem estará seguindo na direção contrária. Neste caso, a multiplicação para saber o total de passageiros se altera?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Sabemos que na sala de aula, as crianças apresentam formas diferentes de registro. Para saber mais sobre como aproveitar esses registros dos alunos, leia o artigo da revista Nova Escola, que traz informações sobre as diferentes formas de registro utilizadas pelas crianças:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Relembre com os alunos a quantidade de lugares que havia em cada janela de cada vagão e mostre que é preciso calcular os lugares dos dois lados. Confira o que calcularam e escreva os registros no quadro, apresentando as formas possíveis de resolução para a turma. Nessa questão é possível evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação como uma regularidade, pois em todas as formas de cálculo apresentadas foi possível perceber que podemos associar dois fatores em qualquer posição na multiplicação e depois multiplicar com o fator restante, não alterando o resultado final.

Propósito: Discutir as hipóteses de solução apresentadas pelas duplas e apresentar as conclusões à turma, enfatizando e relembrando com os alunos a regularidade presente no uso das propriedades da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Quantas janelas havia em cada lado do vagão?
  • Quantos lugares em cada janela?
  • Como vocês fizeram para calcular os lugares dispostos em cada lado do vagão?
  • Se o vagão tem dois lados, então quantos lugares seriam?
  • O que vocês puderam perceber nos cálculos? Algo acontecem em todos os cálculos? O que você pensa sobre isso?

Material Complementar:

Para aprofundar o trabalho com a multiplicação e tornar o trabalho mais lúdico, leia o artigo da revista Nova Escola, que traz algumas opções de jogos que ensinam a turma a multiplicar de uma forma divertida:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Relembre com os alunos a quantidade de lugares que havia em cada janela de cada vagão e mostre que é preciso calcular os lugares dos dois lados. Confira o que calcularam e escreva os registros no quadro, apresentando as formas possíveis de resolução para a turma. Nessa questão é possível evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação como uma regularidade, pois em todas as formas de cálculo apresentadas foi possível perceber que podemos associar dois fatores em qualquer posição na multiplicação e depois multiplicar com o fator restante, não alterando o resultado final.

Propósito: Discutir as hipóteses de solução apresentadas pelas duplas e apresentar as conclusões à turma, enfatizando e relembrando com os alunos a regularidade presente no uso das propriedades da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Quantas janelas havia em cada lado do vagão?
  • Quantos lugares em cada janela?
  • Como vocês fizeram para calcular os lugares dispostos em cada lado do vagão?
  • Se o vagão tem dois lados, então quantos lugares seriam?
  • O que vocês puderam perceber nos cálculos? Algo acontecem em todos os cálculos? O que você pensa sobre isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Relembre com os alunos a quantidade de lugares que havia em cada janela de cada vagão e mostre que é preciso calcular os lugares dos dois lados. Confira o que calcularam e escreva os registros no quadro, apresentando as formas possíveis de resolução para a turma. Nessa questão é possível evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação como uma regularidade, pois em todas as formas de cálculo apresentadas foi possível perceber que podemos associar dois fatores em qualquer posição na multiplicação e depois multiplicar com o fator restante, não alterando o resultado final.

Propósito: Discutir as hipóteses de solução apresentadas pelas duplas e apresentar as conclusões à turma, enfatizando e relembrando com os alunos a regularidade presente no uso das propriedades da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Quantas janelas havia em cada lado do vagão?
  • Quantos lugares em cada janela?
  • Como vocês fizeram para calcular os lugares dispostos em cada lado do vagão?
  • Se o vagão tem dois lados, então quantos lugares seriam?
  • O que vocês puderam perceber nos cálculos? Algo acontecem em todos os cálculos? O que você pensa sobre isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a aprendizagem da aula e ilustrar com as moedas, questionando se os alunos compreendem a comutatividade como uma regularidade da multiplicação.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução da mesma.

Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular a quantidade de bananas consumidas diariamente no zoológico, sem utilizar a adição?
  • Seria possível calcular, na mesma operação, a quantidade de bananas diárias e semanais de que o zoológico necessita?
  • O que vocês notaram nos cálculos do item A e B?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

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