Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_20GEO_04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Geogebra, Google Documentos, Google Formulários, Google Apresentações.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Proponha que os alunos explorem livremente as construções dos prismas e pirâmides a partir dos links a seguir, para que eles encontrem características específicas de cada um a serem listadas em arquivo via Google Documentos:
Link para os prismas: https://www.geogebra.org/m/Thh6PfcU
Link para as pirâmides: https://www.geogebra.org/m/zhvJGqb8
Caso os alunos não tenham acesso à internet o professor pode pedir para que a turma faça esse quadro comparativo a partir do que eles já aprenderam sobre prismas e pirâmides ou consultando o material didático.
Atividade principal
Peça aos alunos que criem as planificações das pirâmides em folha de papel usando apenas a descrição dada no slide 3, criando as três planificações descritas por Murilo, Giovanna e Marina. Sugira que eles usem régua e tesoura para testarem suas hipóteses de planificação. Caso tenham alguma necessidade específica eles podem consultar também os links utilizados na etapa anterior (Retomada).
Discussão das soluções
Devolva as atividades produzidas pelos alunos com comentários e problematizações para que eles atinjam o objetivo de planificação da pirâmide descrita.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Proponha para os alunos pesquisarem planificações de pirâmides na internet e organizem uma sequência de slides via Google Apresentações contendo as planificações e indicando as características de cada sólido (faces, arestas, vértices).
Os alunos podem fazer esse movimento com experimentações das planificações em folha de papel fazendo uma colagem no caderno como alternativa caso não tenham acesso aos recursos digitais.
Raio X
Proponha aos alunos a atividade desta etapa usando o Google Formulários ou em folha impressa.
Convite às famílias
Convide a família a auxiliar os alunos na construção das planificações na etapa da Atividade Principal.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_20GEO04
(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 05
AULA 06
AULA 08
AULA 09
AULA 10
Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes