11050
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Simplificar expressões algébricas

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Expressões algébricas.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Objetivos específicos

Explorar  e reconhecer a simplificação das  expressões algébricas.

Conceito-chave

Expressões algébricas.



Recursos necessários

Lápis, papel e atividade impressas.






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.

Propósito: Retomar as ideias de expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.

Propósito: Retomar as ideias de expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
  • Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
  • Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
  • Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a simplificação das expressões algébricas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da simplificação das expressões algébricas. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de simplificação de expressões algébricas.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Objetivos específicos

Explorar  e reconhecer a simplificação das  expressões algébricas.

Conceito-chave

Expressões algébricas.



Recursos necessários

Lápis, papel e atividade impressas.





Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.

Propósito: Retomar as ideias de expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.

Propósito: Retomar as ideias de expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
  • Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
  • Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
  • Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a simplificação das expressões algébricas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da simplificação das expressões algébricas. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de simplificação de expressões algébricas.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano