Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivos específicos
Explorar e reconhecer a simplificação das expressões algébricas.
Conceito-chave
Expressões algébricas.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividade impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.
Propósito: Retomar as ideias de expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.
Propósito: Retomar as ideias de expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas
Discuta com a turma:
- Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
- Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
- Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
- Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas
Discuta com a turma:
- Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
- Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
- Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
- Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas
Discuta com a turma:
- Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
- Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
- Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
- Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
- Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
- Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
- Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a simplificação das expressões algébricas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da simplificação das expressões algébricas. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de simplificação de expressões algébricas.
Materiais complementares: