OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados apresentados.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
- Caixinhas ou outro recipiente contendo os números e sinais de operações, conforme orientações na atividade.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é um problema em matemática?
- Você acha possível criar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
- Organize os alunos em duplas produtivas.
- Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
- Solicite que cada dupla vá até as caixinhas e retire dois números e um sinal de operação, que será de adição ou subtração. A sugestão é que neste primeiro momento, por se tratar de uma atividade de aquecimento em forma de dinâmica, as operações de adição e de subtração são as mais indicadas, por entendermos que já tenham dominado o conceito e a resolução.
- Após o sorteio, peça que realize a atividade, conversando com o colega da dupla e seguindo a orientação apresentada.
- Coletivamente realize a correção da atividade de dinâmica, solicitando a participação dos alunos.
- Solicite aos alunos que exponham, coletivamente, o que pensaram e apresentem as situações que criaram.
- Oriente em relação à adequação das respostas. Em caso de algum equívoco, realize questionamentos para que o aluno compreenda o erro e pense em uma alternativa de resolução. Cuide para que não ocorra constrangimentos.
- Conclua a atividade realizando a leitura do slide coletivamente, com o exemplo de resolução.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados numéricos e uma operação apresentada.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram montar uma operação matemática?
- Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram imaginar uma situação envolvendo aquela operação para chegar à solução?
- Vocês tiveram dificuldade para imaginar uma situação adequada à operação?
Sugestão: A atividade pode ser ampliada, colocando na caixinha das operações os sinais de multiplicação e divisão, porém precisa selecionar os números para que formem operações que sejam capazes de resolver.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
- Organize os alunos em duplas produtivas.
- Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
- Solicite que cada dupla vá até as caixinhas e retire dois números e um sinal de operação, que será de adição ou subtração. A sugestão é que neste primeiro momento, por se tratar de uma atividade de aquecimento em forma de dinâmica, as operações de adição e de subtração são as mais indicadas, por entendermos que já tenham dominado o conceito e a resolução.
- Após o sorteio, peça que realize a atividade, conversando com o colega da dupla e seguindo a orientação apresentada.
- Coletivamente realize a correção da atividade de dinâmica, solicitando a participação dos alunos.
- Solicite aos alunos que exponham, coletivamente, o que pensaram e apresentem as situações que criaram.
- Oriente em relação à adequação das respostas. Em caso de algum equívoco, realize questionamentos para que o aluno compreenda o erro e pense em uma alternativa de resolução. Cuide para que não ocorra constrangimentos.
- Conclua a atividade realizando a leitura do slide coletivamente, com o exemplo de resolução.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados numéricos e uma operação apresentada.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram montar uma operação matemática?
- Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram imaginar uma situação envolvendo aquela operação para chegar à solução?
- Vocês tiveram dificuldade para imaginar uma situação adequada à operação?
Sugestão: A atividade pode ser ampliada, colocando na caixinha das operações os sinais de multiplicação e divisão, porém precisa selecionar os números para que formem operações que sejam capazes de resolver.
ATIVIDADE PRINCIPAL - INTRODUÇÃO
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Orientação:
- Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de aquecimento .
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu da situação descrita?
- Você sabe o que é uma pipa? Já brincou com uma? Confeccionou ou participou da confecção de uma pipa?
- Onde você mora existe o hábitos de brincar com pipas?
- Qual informação foi apresentada?
- O que você consegue imaginar utilizando os números apresentados?
- Você consegue definir uma operação matemática utilizando os números apresentados?
- Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos, descritos na introdução da atividade?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Sugestão de leitura aos alunos:
Livro- Sofi, a pipa bailarina, de Solange Silveira Garcia, Editora Evoluir.
Materiais complementares:
ATIVIDADE PRINCIPAL - INTRODUÇÃO
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Orientação:
- Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de aquecimento .
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu da situação descrita?
- Você sabe o que é uma pipa? Já brincou com uma? Confeccionou ou participou da confecção de uma pipa?
- Onde você mora existe o hábitos de brincar com pipas?
- Qual informação foi apresentada?
- O que você consegue imaginar utilizando os números apresentados?
- Você consegue definir uma operação matemática utilizando os números apresentados?
- Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos, descritos na introdução da atividade?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Sugestão de leitura aos alunos:
Livro- Sofi, a pipa bailarina, de Solange Silveira Garcia, Editora Evoluir.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para elaborar a situação-problema?
- O que você observou na introdução e nos dados apresentados para ter um ponto de partida?
- Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
- O problema elaborado é coerente com a operação e leva à uma solução possível e adequada?
- Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. Os exemplos deverão ser compartilhados com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para elaborar a situação-problema?
- O que você observou na introdução e nos dados apresentados para ter um ponto de partida?
- Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
- O problema elaborado é coerente com a operação e leva à uma solução possível e adequada?
- Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. Os exemplos deverão ser compartilhados com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade.
Propósito: Destacar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.
Indicações para leitura e estudo do professor:
- Aprender a Ler Problemas em Matemática - Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz. http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/
- Diferentes caminhos para entender e calcular problemas. - Elisângela Fernandes. https://novaescola.org.br/conteudo/2019/diferentes-caminhos-para-entender-e-calcular-problemas
- Livro: Ler, escrever e resolver problemas - Kátia Cristina Stocoo Smole e Maria Ignez Dinis, Editora Saraiva.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o slide e questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham seus entendimentos em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando conhecimentos adquiridos. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre sua criação. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.
Materiais complementares: