11029
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Brincando com pipas… elaborando problema a partir de dados apresentados

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados apresentados.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
  • Caixinhas ou outro recipiente contendo os números e sinais de operações, conforme orientações na atividade.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é um problema em matemática?
  • Você acha possível criar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

  • Organize os alunos em duplas produtivas.
  • Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
  • Solicite que cada dupla vá até as caixinhas e retire dois números e um sinal de operação, que será de adição ou subtração. A sugestão é que neste primeiro momento, por se tratar de uma atividade de aquecimento em forma de dinâmica, as operações de adição e de subtração são as mais indicadas, por entendermos que já tenham dominado o conceito e a resolução.
  • Após o sorteio, peça que realize a atividade, conversando com o colega da dupla e seguindo a orientação apresentada.
  • Coletivamente realize a correção da atividade de dinâmica, solicitando a participação dos alunos.

  • Solicite aos alunos que exponham, coletivamente, o que pensaram e apresentem as situações que criaram.
  • Oriente em relação à adequação das respostas. Em caso de algum equívoco, realize questionamentos para que o aluno compreenda o erro e pense em uma alternativa de resolução. Cuide para que não ocorra constrangimentos.
  • Conclua a atividade realizando a leitura do slide coletivamente, com o exemplo de resolução.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados numéricos e uma operação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram montar uma operação matemática?
  • Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram imaginar uma situação envolvendo aquela operação para chegar à solução?
  • Vocês tiveram dificuldade para imaginar uma situação adequada à operação?

Sugestão: A atividade pode ser ampliada, colocando na caixinha das operações os sinais de multiplicação e divisão, porém precisa selecionar os números para que formem operações que sejam capazes de resolver.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

  • Organize os alunos em duplas produtivas.
  • Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
  • Solicite que cada dupla vá até as caixinhas e retire dois números e um sinal de operação, que será de adição ou subtração. A sugestão é que neste primeiro momento, por se tratar de uma atividade de aquecimento em forma de dinâmica, as operações de adição e de subtração são as mais indicadas, por entendermos que já tenham dominado o conceito e a resolução.
  • Após o sorteio, peça que realize a atividade, conversando com o colega da dupla e seguindo a orientação apresentada.
  • Coletivamente realize a correção da atividade de dinâmica, solicitando a participação dos alunos.

  • Solicite aos alunos que exponham, coletivamente, o que pensaram e apresentem as situações que criaram.
  • Oriente em relação à adequação das respostas. Em caso de algum equívoco, realize questionamentos para que o aluno compreenda o erro e pense em uma alternativa de resolução. Cuide para que não ocorra constrangimentos.
  • Conclua a atividade realizando a leitura do slide coletivamente, com o exemplo de resolução.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados numéricos e uma operação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram montar uma operação matemática?
  • Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram imaginar uma situação envolvendo aquela operação para chegar à solução?
  • Vocês tiveram dificuldade para imaginar uma situação adequada à operação?

Sugestão: A atividade pode ser ampliada, colocando na caixinha das operações os sinais de multiplicação e divisão, porém precisa selecionar os números para que formem operações que sejam capazes de resolver.

ATIVIDADE PRINCIPAL - INTRODUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação:

  • Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de aquecimento .
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.

  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da situação descrita?
  • Você sabe o que é uma pipa? Já brincou com uma? Confeccionou ou participou da confecção de uma pipa?
  • Onde você mora existe o hábitos de brincar com pipas?
  • Qual informação foi apresentada?
  • O que você consegue imaginar utilizando os números apresentados?
  • Você consegue definir uma operação matemática utilizando os números apresentados?
  • Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos, descritos na introdução da atividade?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Sugestão de leitura aos alunos:

Livro- Sofi, a pipa bailarina, de Solange Silveira Garcia, Editora Evoluir.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL - INTRODUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação:

  • Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de aquecimento .
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.

  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da situação descrita?
  • Você sabe o que é uma pipa? Já brincou com uma? Confeccionou ou participou da confecção de uma pipa?
  • Onde você mora existe o hábitos de brincar com pipas?
  • Qual informação foi apresentada?
  • O que você consegue imaginar utilizando os números apresentados?
  • Você consegue definir uma operação matemática utilizando os números apresentados?
  • Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos, descritos na introdução da atividade?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Sugestão de leitura aos alunos:

Livro- Sofi, a pipa bailarina, de Solange Silveira Garcia, Editora Evoluir.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para elaborar a situação-problema?
  • O que você observou na introdução e nos dados apresentados para ter um ponto de partida?
  • Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
  • O problema elaborado é coerente com a operação e leva à uma solução possível e adequada?
  • Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. Os exemplos deverão ser compartilhados com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para elaborar a situação-problema?
  • O que você observou na introdução e nos dados apresentados para ter um ponto de partida?
  • Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
  • O problema elaborado é coerente com a operação e leva à uma solução possível e adequada?
  • Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. Os exemplos deverão ser compartilhados com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade.

Propósito: Destacar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.

Indicações para leitura e estudo do professor:

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o slide e questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham seus entendimentos em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando conhecimentos adquiridos. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre sua criação. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é um problema em matemática?
  • Você acha possível criar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados apresentados.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
  • Caixinhas ou outro recipiente contendo os números e sinais de operações, conforme orientações na atividade.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

  • Organize os alunos em duplas produtivas.
  • Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
  • Solicite que cada dupla vá até as caixinhas e retire dois números e um sinal de operação, que será de adição ou subtração. A sugestão é que neste primeiro momento, por se tratar de uma atividade de aquecimento em forma de dinâmica, as operações de adição e de subtração são as mais indicadas, por entendermos que já tenham dominado o conceito e a resolução.
  • Após o sorteio, peça que realize a atividade, conversando com o colega da dupla e seguindo a orientação apresentada.
  • Coletivamente realize a correção da atividade de dinâmica, solicitando a participação dos alunos.

  • Solicite aos alunos que exponham, coletivamente, o que pensaram e apresentem as situações que criaram.
  • Oriente em relação à adequação das respostas. Em caso de algum equívoco, realize questionamentos para que o aluno compreenda o erro e pense em uma alternativa de resolução. Cuide para que não ocorra constrangimentos.
  • Conclua a atividade realizando a leitura do slide coletivamente, com o exemplo de resolução.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados numéricos e uma operação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram montar uma operação matemática?
  • Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram imaginar uma situação envolvendo aquela operação para chegar à solução?
  • Vocês tiveram dificuldade para imaginar uma situação adequada à operação?

Sugestão: A atividade pode ser ampliada, colocando na caixinha das operações os sinais de multiplicação e divisão, porém precisa selecionar os números para que formem operações que sejam capazes de resolver.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

  • Organize os alunos em duplas produtivas.
  • Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
  • Solicite que cada dupla vá até as caixinhas e retire dois números e um sinal de operação, que será de adição ou subtração. A sugestão é que neste primeiro momento, por se tratar de uma atividade de aquecimento em forma de dinâmica, as operações de adição e de subtração são as mais indicadas, por entendermos que já tenham dominado o conceito e a resolução.
  • Após o sorteio, peça que realize a atividade, conversando com o colega da dupla e seguindo a orientação apresentada.
  • Coletivamente realize a correção da atividade de dinâmica, solicitando a participação dos alunos.

  • Solicite aos alunos que exponham, coletivamente, o que pensaram e apresentem as situações que criaram.
  • Oriente em relação à adequação das respostas. Em caso de algum equívoco, realize questionamentos para que o aluno compreenda o erro e pense em uma alternativa de resolução. Cuide para que não ocorra constrangimentos.
  • Conclua a atividade realizando a leitura do slide coletivamente, com o exemplo de resolução.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados numéricos e uma operação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram montar uma operação matemática?
  • Ao retirar os números e operações das caixinhas, vocês conseguiram imaginar uma situação envolvendo aquela operação para chegar à solução?
  • Vocês tiveram dificuldade para imaginar uma situação adequada à operação?

Sugestão: A atividade pode ser ampliada, colocando na caixinha das operações os sinais de multiplicação e divisão, porém precisa selecionar os números para que formem operações que sejam capazes de resolver.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação:

  • Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de aquecimento .
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.

  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da situação descrita?
  • Você sabe o que é uma pipa? Já brincou com uma? Confeccionou ou participou da confecção de uma pipa?
  • Onde você mora existe o hábitos de brincar com pipas?
  • Qual informação foi apresentada?
  • O que você consegue imaginar utilizando os números apresentados?
  • Você consegue definir uma operação matemática utilizando os números apresentados?
  • Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos, descritos na introdução da atividade?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Sugestão de leitura aos alunos:

Livro- Sofi, a pipa bailarina, de Solange Silveira Garcia, Editora Evoluir.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação:

  • Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de aquecimento .
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.

  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada dupla.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da situação descrita?
  • Você sabe o que é uma pipa? Já brincou com uma? Confeccionou ou participou da confecção de uma pipa?
  • Onde você mora existe o hábitos de brincar com pipas?
  • Qual informação foi apresentada?
  • O que você consegue imaginar utilizando os números apresentados?
  • Você consegue definir uma operação matemática utilizando os números apresentados?
  • Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos, descritos na introdução da atividade?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Sugestão de leitura aos alunos:

Livro- Sofi, a pipa bailarina, de Solange Silveira Garcia, Editora Evoluir.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para elaborar a situação-problema?
  • O que você observou na introdução e nos dados apresentados para ter um ponto de partida?
  • Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
  • O problema elaborado é coerente com a operação e leva à uma solução possível e adequada?
  • Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. Os exemplos deverão ser compartilhados com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para elaborar a situação-problema?
  • O que você observou na introdução e nos dados apresentados para ter um ponto de partida?
  • Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
  • O problema elaborado é coerente com a operação e leva à uma solução possível e adequada?
  • Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. Os exemplos deverão ser compartilhados com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade.

Propósito: Destacar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.

Indicações para leitura e estudo do professor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o slide e questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham seus entendimentos em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando conhecimentos adquiridos. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre sua criação. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano