Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Identificar a relação entre frações, números decimais e a notação decimal da fração.
Conhecimentos prévios:
Representação fracionária e de representação decimal da fração.
Conceito-chave
Relação entre frações e números decimais .
Recursos necessários
Material Dourado, Moedas de papel impressas, Cadernos, atividade impressa, quadro, pincel ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Deixe que os alunos resolvam esta atividade individualmente. Lembre aos alunos que toda fração tem sua representação decimal e vice-versa. Porém, essa representação se torna mais visível com frações de base 10, estabelecendo a relação entre os décimos da fração e do número decimal.
Propósito: Retomar o conceito de representação fracionária e de representação decimal da fração.
Discuta com a turma:
- Quantas moedas de dez centavos preciso para formar um real?
- Uma moeda de dez centavos representa que parte de um real?
- Que fração representa uma moeda de dez centavos em relação à de um real? Como lemos esta fração?
- Que número decimal representa a fração encontrada? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4, 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Para esta atividade, os alunos deverão enfileirados para que a resolvam individualmente. É importante que os alunos reconheçam as quantidades de cubinhos que cada peça do material dourado possui. Portanto, disponibilize a eles o material dourado e peça que tentem descobrir quantas peças de cada tipo preciso para formar o cubão, ou seja, quantos cubinhos, quantas barrinhas e quantas plaquinhas o formam. Ao explorar o material, os alunos deverão perceber que, para formar o cubão, são necessárias dez plaquinhas, portanto, o cubão deve ser dividido em dez partes para chegarmos à plaquinha. Assim, a plaquinha representa a décima parte do cubão.
Propósito: Identificar que a plaquinha corresponde à décima parte do cubão.
Discuta com a turma:
- Quantos cubinhos possui o cubão? E a plaquinha?
- O que deve ser feito para que a plaquinha se torne um cubão?
- A plaquinha vale mais ou menos da metade do cubão?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4, 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Para realizar esta atividade, disponibilize para o aluno o material dourado deixe que eles vejam que o conjunto de cubinhos forma a plaquinha. Enfatize que, neste caso, a plaquinha corresponde ao inteiro. Ao manusear o material, os alunos deverão perceber que precisamos de cem cubinhos para formar uma plaquinha e, portanto, a plaquinha deve ser dividida em cem partes para se obter um cubinho.
Propósito: Identificar que o cubinho corresponde à centésima parte da plaquinha.
Discuta com a turma:
- Com quantos cubinhos é possível montar a plaquinha?
- O que deve ser feito com a plaquinha para que se torne um cubinho?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4, 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Para realizar esta atividade, disponibilize para o aluno o material dourado e relembre que a quantidade de peças do cubão representará o denominador, pois ele é considerado o inteiro, e a quantidade de pecinhas da plaquinha será o numerador, pois representa parte do inteiro. Esta atividade trabalha também a equivalência de frações, portanto, esclareça que existem frações que representam a mesma quantidade são apresentadas de diferentes maneiras. As frações podem também ser representadas por números decimais, pois toda fração tem sua representação decimal ou vice-versa.
Propósito: Identificar a relação entre frações e decimais e a notação decimal da fração.
Discuta com a turma:
- Com quantas plaquinhas é possível montar o cubão?
- Então, que frações representam a quantidade de plaquinhas que formam o cubão? Como lemos essas frações?
- Que números decimais são lidos da mesma maneira que lemos as frações encontradas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4, 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Ao manusear o material dourado, os alunos perceberão que o cubinho é a centésima parte da plaquinha. Então, deverão considerar a quantidade de cubinhos da plaquinha como denominador e a quantidade de cubinhos representado (1) como numerador.
Propósito: Identificar a relação entre frações e decimais e a notação decimal da fração.
Discuta com a turma:
- Quantos cubinhos possui a plaquinha?
- Qual será o numerador da fração? E o denominador?
- Que número decimal representa a fração obtida?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4, 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Ao manusear o material dourado, os alunos perceberão que, para formar uma barrinha, precisamos de dez cubinhos e, para formar uma plaquinha, precisamos de dez barrinhas. Então, deverão considerar cada cubinho como um décimo da barrinha e cada barrinha como um décimo da plaquinha. Reforce que cada número decimal vem de uma fração e que, nesse caso, são frações de base dez que facilitam a identificação de seu número decimal pela correspondência da leitura.
Propósito: Identificar a relação entre frações e decimais e a notação decimal da fração.
Discuta com a turma:
- Quantos cubinhos possui a barrinha?
- Quantas barrinhas possui a plaquinha?
- Cada cubinho representa que fração da barrinha? Como lemos essa fração?
- Cada barrinha representa que fração da plaquinha? Como lemos essa fração?
- Que números decimais correspondem às frações encontradas nas questões acima?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 9 a 14).
Orientações: Explique aos alunos que cada criança apresentará a solução de uma atividade, dialogando entre elas para relacionarem um peça a outra.
Propósito: Apresentar como será conduzida a discussão da solução.
Discuta com a turma:
- Você considerou a atividade simples ou complexa?
- Apresentou alguma dificuldade ao realizá-la?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 9 a 14).
Orientação: Professor, caso seja necessário, deixe que o aluno manuseie o material dourado e monte um cubão com plaquinhas para que perceba a necessidade de desmontar o cubão para se chegar a uma plaquinha.
Propósito: Reconhecer que o cubão precisa ser dividido em dez partes para se chegar à plaquinha.
Discuta com a turma:
- Para se montar um cubão, precisamos de quantas plaquinhas?
- Nesse caso, a plaquinha representa que parte do cubão?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 9 a 14).
Orientação: Professor, caso seja necessário, deixe que o aluno manuseie o material dourado e monte uma plaquinha com cubinhos para que perceba a necessidade de desmontar a plaquinha para se chegar a um cubinho. Assim, conseguirão perceber que um cubinho representa a centésima parte de uma plaquinha.
Propósito: Reconhecer que a plaquinha precisa ser dividida em cem partes para se chegar ao cubinho.
Discuta com a turma:
- Para se montar uma plaquinha, precisamos de quantos cubinhos?
- Então, o que precisamos fazer com a plaquinha para se obter um cubinho?
- Sendo assim, o cubinho representa que parte da plaquinha?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 9 a 14).
Orientação: Antes de iniciar a resolução desta atividade, vale relembrar as questões vistas nos slides anteriores, onde esclarece-se que a plaquinha tem cem cubinhos, o cubão 1000 e assim a plaquinha representa a décima parte do cubão. É importante também retomar que toda fração possui uma representação decimal ou vice-versa, considerando que o sistema decimal trabalha principalmente com frações de base dez que pode representar números menores que o inteiro. É mais uma oportunidade de retomar a equivalência de fração, pois 10/100 é equivalente a 100/1000.
Propósito: Identificar a relação entre frações e decimais e a notação decimal de fração.
Discuta com a turma:
- De quantas plaquinhas preciso para formar um cubão?
- Sendo o cubão o inteiro e a plaquinha parte do inteiro, qual será o denominador da fração? E o numerador?
- Quantos quadrinhos tem a plaquinha? E o cubão?
- Então, que outra fração pode ser usada para representar a relação entre a plaquinha e o cubão?
- Existe alguma diferença entre as quantidades que essas frações representam?
- De que maneira lemos as frações encontradas? Que números decimais as representam?
Discussão da solução
Tempo sugerido:16 minutos (Slides 9 a 14).
Orientação: Lembre aos alunos que, nas atividades anteriores, perceberam que a plaquinha possui cem cubinhos. Como nesse caso a plaquinha é o inteiro, ela representa o denominador e o cubinho o numerador.
Propósito: Identificar a relação entre frações e decimais e a notação decimal de fração.
Discuta com a turma:
- De quantos cubinhos preciso para formar uma plaquinha?
- Sendo a plaquinha o inteiro e o cubinho parte do inteiro, qual será o denominador da fração? E o numerador?
- Quantos quadrinhos tem a plaquinha? E o cubinho?
- De que maneira lemos a fração encontrada? Que número decimal a representa?
Discussão da solução
Tempo sugerido:16 minutos (Slides 9 a 14).
Orientação: Deixe os alunos manusearem o material dourado para perceberem quantos cubinhos formam uma barrinha e quantas barrinhas formam uma plaquinha. Lembre a eles da correspondência entre a leitura da fração e do número decimal que a representa.
Propósito: Identificar que toda fração tem uma representação decimal ou vice-versa.
Discuta com a turma:
- Quantos cubinhos são necessários para compor uma barrinha?
- Que fração representa a relação entre um cubinho e a barrinha? E entre dois cubinhos e a barrinha? E entre seis cubinhos e a barrinha?
- Que número decimal representa a relação entre seis cubinhos e a barrinha?
- De quantas barrinhas preciso para formar uma plaquinha?
- Que fração representa a relação entre uma barrinha e a plaquinha? E entre duas barrinhas e uma plaquinha? Que números decimais as representam?
- Quantas barrinhas preciso para representar 0,4 da plaquinha?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Peça aos alunos para recordarem o que foi trabalhado nas atividades anteriores e falarem uma frase que resuma o que aprenderam durante a aula. Apresente essa frase que também resume e ressalte que a leitura da fração e do número decimal que a corresponde são iguais.
Propósito: Identificar que toda fração tem uma representação decimal ou vice-versa.
Discuta com a turma:
- O que foi possível perceber diante das atividades realizadas?
- Qual a relação entre as frações e números decimais encontrados?
- O que é possível observar na leitura da fração e do número decimal que a corresponde?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Organize a sala em semicírculo e deixe que os alunos realizem a atividade individualmente. Lembre a eles que podem ler a fração e o número decimal para realizar a correspondência entre os mesmos, uma vez que os números decimais podem ser relacionados a frações de base dez. Depois, deixe que compartilhem as ideias para compararem as respostas.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a relação entre frações e números decimais e a notação decimal da fração .
Discuta com a turma:
- Qual o frasco que você escolheu? Por que você escolher este frasco?
- Como lemos a fração apresentada na pergunta?
- A partir da leitura da fração, quantas ordens teremos após a vírgula no número decimal?
- Que número decimal representa a fração apresentada?
Materiais complementares
Resolução do Raio X para impressão
Resolução da Atividade complementar