Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: A reta numerada e a representação decimal
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais nas suas formas fracionária e decimal
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos específicos
Identificar a localização dos números na reta numerada, utilizando o conceito de número decimal e do uso da vírgula nestes números;
Compreender que todo número decimal pode ser representado na reta numerada.
Conceito-chave
Representação de números decimais na reta numerada.
Recursos necessários
- Caderno,
- atividade impressa,
- fita métrica,
- lápis de cor,
- lápis de escrever,
- régua,
- borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar a localização dos números na reta numerada, utilizando o conceito de número decimal e do uso da vírgula nestes números;
Compreender que todo número decimal pode ser representado na reta numerada.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Ler o texto do objetivo com os alunos, esclarecendo a necessidade da colaboração e do empenho deles para alcançá-lo.