Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Compondo e decompondo números decimais.
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais nas suas formas fracionária e decimal
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Cátia do Vale dos Santos Mendes
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Identificar a representação fracionária e decimal de quantidades maiores e menores que a unidade.
Reconhecer a relação entre frações e números decimais.
Conhecimentos prévios
Representação fracionária e decimal de quantidades maiores e menores que a unidade;
Conceito-chave
Representação fracionária e decimal de quantidades maiores e menores que a unidade.
Recursos necessários
Cadernos, atividade impressa, material dourado, quadro, pincel ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar a representação fracionária e decimal de quantidades maiores e menores que a unidade.
Reconhecer a relação entre frações e números decimais.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula <br />Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. <br />Orientação...
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos
- Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.