Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: A reta numerada e os números decimais.
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais nas suas formas fracionária e decimal
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos específicos
Identificar a localização dos números na reta numerada;
Representar números decimais na reta numerada.
Conhecimentos Prévios:
Representação decimal na reta numerada.
Conceito-chave
Representação de números decimais na reta numerada.
Recursos necessários
- Caderno,
- atividade impressa,
- fita métrica,
- lápis de cor,
- lápis de escrever,
- régua,
- trena
- borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar a localização dos números na reta numerada;
Representar números decimais na reta numerada.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos
- Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Esta atividade pode ser realizada em duplas. Comece o aquecimento lembrando aos alunos que, nos números decimais, a vírgula separa os números inteiros das unidades menores que os inteiros. Além disso, a régua pode apresentar duas unidades de medida: os centímetros e os milímetros e dentro de cada centímetro há dez milímetros. Portanto, meio centímetro tem cinco milímetros (representado pelo tracinho maior que existe entre os dois números naturais na reta numerada). O que está antes da metade está próximo à medida anterior e o que está depois da metade está próximo à medida seguinte.
Propósito: Retomar o conceito de representação decimal na reta numerada a partir de objetos do cotidiano dos alunos.
Discuta com a turma:
- Para que serve a régua?
- Que unidades de medida vocês encontram na régua? Qual a maior e qual a menor delas?
- Quantos milímetros há em cada centímetro?
- O que representa o tracinho maior que se encontra entre dois números inteiros na régua?
- Entre quais centímetros se encontra a medida marcada pela professora de Carolina?
- Qual a medida marcada pela professora de Carolina?
- Como lemos o número decimal que representa a medida que a professora marcou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Organize os alunos em duplas. Reforce com os alunos que os números decimais estão relacionados a frações de base dez. Assim, os números 1,2 e 1,3, são decimais e representam respectivamente, um inteiro e dois décimos, e um inteiro e três décimos. Os décimos são obtidos de cada unidade ao dividi-la em 10 partes menores. Cada décimo pode ser dividido em 10 partes menores que correspondem aos centésimos.
Na régua, a representação dos inteiros corresponde à medida de centímetros e, ao dividi-lo em 10 partes, temos a representação dos milímetros. Se necessário, deixe que os alunos manuseiem a régua para exemplificar que, a cada dez milímetros temos um centímetro, que é uma unidade maior que o milímetro. É importante ressaltar que entre 1,2 e 1,3 existem infinitos números decimais (veja mais detalhes no Guia de Intervenções).
Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Para que serve a vírgula no número decimal?
- O que representam os números que estão à esquerda da vírgula? E à direita?
- Você poderia citar alguns números que existem entre 1,2 e 1,3? E entre 1,5 e 1,6?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Peça aos alunos que marquem dez pontinhos entre os números 1,2 m e 1,3 m e entre os números 1,5 m e 1,6 m. Assim, ficará mais fácil identificar a medida do local em que caíram os discos que os meninos lançaram. Deixe que os alunos resolvam o problema em duplas. Se necessário, faça a reta numerada no chão e peça para os alunos marcarem nela alguns números que existem entre 1,2 m e 1,3 m, ressaltando que há infinitos números decimais entre eles. Espera-se que os alunos percebam que, os números a partir de 1,25 m, passaram da metade entre 1,2 m e 1,3 m e, portanto, estão mais próximos a 1,3 m. Assim, como antes da metade estão mais próximos de 1,2 m.
Discuta com a turma:
- Quantos números existem entre 1,2 m e 1,3 m? Você poderia citar alguns números?
- Que número representa a metade da distância entre 1,2 m e 1,3 m?
- Quais números estão próximos a 1,3 m?
- Em que locais pode ter caído o disco de Cauê?
- Você poderia citar alguns números que existem entre 1,4 m e 1,5 m? Quais estão próximos a 1,4 m?
- Em que locais pode ter caído o disco de Guilherme?
- Quem jogou o disco mais longe?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Lembre aos alunos que existem diferentes objetos utilizados para medir comprimento. Se possível, deixe que vejam uma trena e as medidas que ela apresenta para familiarizarem-se com o objeto e facilitar a compreensão da atividade. Peça para que vejam quantos tracinhos há entre um número e outro, comparando com a régua. Ressalte que a trena está apresentando as medidas em centímetros, e não em metros.
Propósito: Identificar o número decimal na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Para que serve a trena?
- Os números que estão apresentados nela estão em metros ou centímetros?
- O que representam os tracinhos que estão entre os números identificados na trena?
- O tracinho azul está entre quais números? Mais próximo de qual deles?
- Quantos tracinhos há entre o número 48 e o tracinho azul?
- Qual das unidades se refere à altura do cachorrinho de Cauê?
- Qual a medida da altura do cachorrinho de Cauê? Usaremos a vírgula nesse número? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Deixe que os alunos utilizem a régua para realizar esta atividade. Peça para que eles verifiquem quantos espaços há entre um centímetro e outro. Explique que estes espaços são chamados de milímetro e que a cada um centímetro existem dez milímetros, ressalvando as abreviaturas (cm = centímetro e mm = milímetro). Então, 10 mm = 1 cm, 20 mm = 2 cm, 100 mm = 10 cm, 150 mm = 15 cm. Como Roberta precisa de 155 mm, então, ela precisa de 15 cm + 0,5 cm, ou seja, 15,5 cm.
Propósito: Identificar o número decimal na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual é o tamanho do barbante que Roberta precisa ?
- A medida que Roberta apresentou está em qual unidade de medida? E a régua?
- Quantos milímetros há em cada centímetro?
- Quantos centímetros há em 150 milímetros? E em 155 milímetros?
- O barbante que Roberta cortou termina entre quais números da régua? Quantos milímetros ele tem?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Assim, será possível identificar quais números mais se aproximam de 1,3 m. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos. Professor(a), o guia abordará melhor quanto aos infinitos decimais que existem entre dois números naturais.
Propósito: Apresentar soluções para a representação de números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número que representa o local em que o disco de Cauê caiu está entre quais números? Mais próximo de qual deles?
- Você poderia citar alguns números que existem entre 1,2 e 1,3 m?
- Quais são os números que estão mais próximos a 1,3 m? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para se recordarem das unidades menores, como os milímetros. Reforce novamente a eles que, entre 1,5 e 1,6 m existem outros números e que, neste caso, indicaremos os que têm representação decimal com décimos e centésimos.
Propósito: Apresentar soluções para a representação de números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número que representa o local em que o disco de Guilherme caiu está entre quais números? Mais próximo de qual deles?
- Você poderia citar alguns números que existem entre 1,5 e 1,6?
- Quais são os números que estão mais próximos a 1,5? Por quê?
- Quais são os números que estão “bem próximos a” 1,5? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Se houver a possibilidade de levar uma trena para a sala de aula, deixe os alunos manusearem-na para terem uma visão concreta do objeto apresentado. Ressalte que a trena apresenta as medidas em centímetros e que as unidades menores que os centímetros são os milímetros.
Propósito: Apresentar soluções para a identificação de números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Que unidade de medida é representada pelos números da trena? O que representam os tracinhos entre eles?
- Quantos tracinhos existem entre um número e outro?
- Entre quais números está a marquinha azul?
- Em qual dos tracinhos está a marquinha azul?
- Qual a medida da altura do cachorrinho de Cauê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Utilizando uma régua e com um pedaço de barbante, os alunos conseguem visualizar melhor o tamanho do barbante. Deixe que manuseiem o material, concretizando a visão da atividade. Lembre a eles que entre dois números inteiros existem unidades menores e, neste caso, os inteiros considerados são os centímetros.
Propósito: Identificar o número decimal na reta numerada.
Discuta com a turma:
- O barbante que Roberta cortou é maior ou menor que 15 centímetros?
- Para medir o tamanho que Roberta precisa,o barbante deveria terminar exatamente em que local? Onde termina o que ela cortou?
- Quanto mede o barbante cortado por Roberta? É o suficiente para ela amarrar o embrulho? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Comece o encerramento lembrando aos alunos que, nos números decimais, a vírgula separa os números inteiros das unidades menores que os inteiros e que a régua apresenta unidades de medida como os centímetros e os milímetros. É importante observar que dentro de cada centímetro há dez milímetros. Faça a discussão coletivamente.
Propósito: Compreender como representar os números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- O que separa a parte inteira da parte decimal de um número?
- O que devemos observar primeiro ao representar um número na reta numérica: a parte inteira ou decimal?
- Quantos décimos existem entre um inteiro (metro ou centímetro)?
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Organize os alunos em duplas. Peça que cada um faça a sua atividade e, depois, compare a resposta com a do colega ao lado. Lembre aos alunos que a medida que vem após os centímetros, ou seja, após a vírgula, representa os milímetros.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a representação dos números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como se chama a medida menor que o centímetro?
- Quantos centímetros e quantos milímetros possui o trenzinho? E apenas a cabine?
- Entre quais números você marcou cada medida? Por quê?
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_05NUM07
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite respostas em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas presentes nesta atividade e solicite que tentem resolvê-los. Você pode enviar as imagens dos slides ou enviar o documento com as atividades, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JsCewwaSgSucR4dE2bEukd4X5dRhNh5DvarzZmExteRqjK52TCjZ7NTugGrr/atividade-para-impressao-mat5-05num07.pdf. No problema que a proposta é identificar a resposta na reta numérica, solicite que os alunos a reproduzam em seus cadernos. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as soluções propostas. Você pode sugerir que os alunos continuem seus estudos através dos exercícios propostos em: https://br.ixl.com/math/5-ano/represente-os-decimais-nas-linhas-de-n%C3%BAmeros
Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, as estratégias que adotam para representar um número decimal na reta. Caso considere viável, compartilhe com os alunos o slide presente nesta etapa do plano de aula e peça que eles ilustrem um exemplo.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre representação de números decimais na reta numérica. Proponha que eles realizem medições com uma régua de objetos que possuem em casa, ou até mesmo de membros do corpo dos familiares, como as palmas das mãos e pés.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos específicos
Identificar a localização dos números na reta numerada;
Representar números decimais na reta numerada.
Conhecimentos Prévios:
Representação decimal na reta numerada.
Conceito-chave
Representação de números decimais na reta numerada.
Recursos necessários
- Caderno,
- atividade impressa,
- fita métrica,
- lápis de cor,
- lápis de escrever,
- régua,
- trena
- borracha.