Plano de Aula

Plano de aula: Representação fracionária e decimal envolvendo centésimos

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais nas suas formas fracionária e decimal

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivos específicos

Revisar o conceito de números decimais envolvendo a ordem dos centésimos;

Representar quantidades menores que a unidade com frações e  com números decimais;

Representar quantidades maiores que a unidade com frações , números mistos e  com números decimais.

Conhecimentos prévios

Representação fracionária e decimal de quantidades.



Conceito-chave

Representação fracionária e decimal até centésimos.

Recursos necessários

Cadernos, atividade impressa, material dourado, quadro, pincel ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Revisar o conceito de números decimais envolvendo a ordem dos centésimos;

Representar quantidades menores que a unidade com frações e  com números decimais;

Representar quantidades maiores que a unidade com frações , números mistos e  com números decimais.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo
  • Tempo sugerido: 2 minutos
  • Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.