Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Identificar frações maiores e menores que a unidade com o apoio de figuras
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais nas suas formas fracionária e decimal
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Identificar frações maiores e menores que a unidade com o apoio de figuras.
Conceito-chave
Frações maiores e menores que a unidade representadas por figuras geométricas ou de contexto cotidiano.
Conhecimentos Prévios:
Conceito de representação fracionária.
Recursos necessários
Cadernos, atividade impressa, quadro, pincel ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar frações maiores e menores que a unidade com o apoio de figuras.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos
- Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.