Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_26RDP07
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e discuta com os alunos as respostas por eles apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões, questionamentos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa do plano de aula e solicite que tentem responder à pergunta e criar uma atividade. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2kpBvcTxSQwxg4JmSBrA87px7yRcBfdA7WWm5PW5ZSZFFvs6JTEMVUux2xr3/ativprinc-mat5-26rdp07.pdf . Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia deixar a interpretação da “Discussão das soluções” para os alunos. Portanto, caso considere viável compartilhar os slides com os estudantes, considere realizar a explicação de cada etapa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos visto que eles podem ter utilizado diferentes estratégias. Você pode pedir que os alunos gravem vídeos explicando uma suas soluções. Para instigar a resolução de problemas de lógica você pode sugerir que os alunos visitem o site Racha Cuca e joguem problemas que trabalhem o raciocínio lógico, segue o link: https://rachacuca.com.br/logica/problemas/
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos respondam à pergunta “O que são problemas de raciocínio espacial?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou texto. Caso considere viável compartilhe com a turma o slide presente nestas etapas do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre raciocínio espacial. Peça que mostrem a seus familiares o problema proposto no Raio X e que eles compartilhem suas estratégias para resolvê-lo. Você pode sugerir que os estudantes façam, junto com seus familiares o teste “Você tem um bom raciocínio espacial?” presente em https://www.buzzfeed.com/br/maritsapatrinos/voco-tem-um-bom-raciocinio-espacial
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_26RDP07
(EF05MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.
Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes