Apresente a proposta
Se possível, grave um vídeo com uma canção que costumavam cantar no grupo, daquelas que convidam a interagir e brincar com as diversas partes do corpo, como, por exemplo, a do “Jacaré que gosta de comer”. Durante esse momento, dirija-se às crianças pelo nome e compartilhe para que a família tenha uma referência de como usar esse recurso diante do espelho em casa. Esse vídeo será uma valiosa contribuição para os pequenos associarem ideias e também utilizarem as memórias que construíram na escola como base e apoio afetivo nesse momento em casa. Essa proximidade é essencial, tanto agora como no retorno. Compartilhe pela plataforma que estão utilizando em sua rede ou mesmo pelo Whatsapp.
Adaptações necessárias
Para essas brincadeiras, a família poderá usar o espelho que tiver em casa ou fazê-las mesmo sem ele. Nesse caso, o adulto pode funcionar como um espelho para o bebê, convidando-o a imitar os movimentos. Se for usar um espelho que fique fora do alcance dos bebês, oriente o familiar a mudar a posição do objeto de acordo com o momento sugerido (sempre sob a supervisão de um responsável). Se o espelho for fixo, podem pegar o bebê no colo durante a brincadeira, posicionando-o delicadamente, de modo que ele se enxergue da maneira como foi sugerido. A foto pode ser qualquer uma que já tenham em casa, desde que o bebê esteja nela. Podem também imprimir ou usar o celular (considerar que a foto não ficará fixada no espelho para ser acessada espontaneamente em outros momentos pela criança), conforme a necessidade e a disponibilidade. Se não tiverem foto, os movimentos podem ser feitos de acordo com a imaginação.
Sugira às famílias
Sugira que o familiar fixe a foto no espelho. Se for um espelho pequeno, sugira que posicione a foto ao lado, porém bem próxima do objeto, para facilitar a visualização conjunta da foto e da imagem refletida da criança. Se for de tamanho maior, pode colocar a foto dentro, num canto que não atrapalhe a projeção da imagem do corpo inteiro. Oriente os familiares para que permitam ao bebê a livre exploração dessa intervenção, conversando com ele em tom de brincadeira, de forma divertida, sempre respeitando as reações de acordo com o momento. Ao nomear quem está ali ou as referidas partes do corpo, se o bebê ainda não fala, ele poderá, como resposta, sorrir, balbuciar ou mesmo apontar, interagindo. Se já é capaz de repetir, poderá emitir tentativas de fala nesse sentido. Oriente para que o familiar convide o bebê, como um modelo, a abrir e fechar os olhos, a boca, as mãos etc., partindo do que a foto sugere. Desta forma, a brincadeira de imitação dos movimentos vai se ampliando. A música sugerida envolverá a clássica brincadeira de esconder/achar as partes do corpo. Proponha que continuem com a descoberta e diferenciação de si e dos outros, em mais esse rico e divertido momento em família diante do espelho!
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a registrarem esses momentos de brincadeira e interação em frente ao espelho, se possível, enviando fotos, vídeos, áudios, etc. Compartilhe com as demais famílias para que se sintam estimuladas a realizar a atividade também. Junte esse acervo ao de outros momentos e organize uma exposição para receber as crianças quando o período de distanciamento social terminar. Assim, quando voltarem à escola, terão disponíveis recursos concretos, construídos pelo grupo, funcionando como apoio para criar uma associação entre os momentos em casa e a retomada do período regular.