Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Fatos básicos e estratégias pessoais
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos básicos da adição e subtração a partir do sistema de numeração decimal
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
- Resolver situações-problema envolvendo os fatos básicos da adição e subtração por meio de estratégias pessoais.
- Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir de estratégias pessoais.
- Evidenciar a importância da memorização dos fatos básicos para agilizar o cálculo.
Conceito-chave:
Fatos básicos, cálculo e estratégias pessoais.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Fatos básicos, adição e subtração
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Aparelho de projeção (se possuir);
- Quadro.
Habilidades BNCC:
Resumo da Aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva. Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
- Quem leu mais páginas no 1º dia?
- Quem leu mais páginas no 2º dia?
- Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?
Materiais Complementares:
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva.Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
- Quem leu mais páginas no 1º dia?
- Quem leu mais páginas no 2º dia?
- Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva.Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
- Quem leu mais páginas no 1º dia?
- Quem leu mais páginas no 2º dia?
- Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva. Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
- Quem leu mais páginas no 1º dia?
- Quem leu mais páginas no 2º dia?
- Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)
Problema 1: 10 minutos.
Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.
Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
- Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?
Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.
Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)
Problema 1: 10 minutos.
Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.
Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
- Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?
Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.
Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)
Problema 1: 10 minutos.
Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.
Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
- Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?
Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.
Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação:Encerre a atividade retomando com os estudantes que podemos ampliar a utilização dos fatos básicos da adição e subtração também para resolver uma situação-problema. Aos poucos, os alunos devem memorizar estes resultados a serem capazes de aplicá-los em diversas situações de cálculo matemático.Projete este slide ou escreva no quadro. Leia com eles a frase do resumo da aula.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente eles resolvam a atividade proposta. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma adição ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta
ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta
ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta
ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta
ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários: atividades impressas ou encaminhadas pela internet (via WhatsApp, e-mail etc.).
Optativos: Zoom, Meet.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e do Raio X, elas podem ser desenvolvidas em duas aulas.
Atividade principal
Encaminhe aos alunos os problemas dos slides 7 e 8 impressos, por imagem ou documento, que estão disponíveis na aba materiais e atividades. Junto, envie as perguntas sugeridas nas orientações. Você pode gravar um áudio com elas e outras orientações e enviar por Whatsapp. Depois, peça para devolverem para você as respostas pela internet, através de imagem, ou impressas e entregues pelos pais, conforme a realidade de cada aluno.
Se você estiver em momento síncrono com a turma, compartilhe sua tela com os slides. Dê um tempo para que respondam e faça as perguntas de intervenção sugeridas nas orientações, conforme achar necessário.
Discussão das soluções
É esperado que, em uma atividade assim, os alunos explorem diferentes formas de resolução que, quando compartilhadas com os colegas, podem ampliar o repertório de estratégias de resolução. Por isso, a discussão com a turma é muito importante.
Se estiver em momento síncrono com os alunos, incentive que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os problemas. Você pode pedir para gravarem áudio explicando como fizeram para encontrar cada resposta. Valorize e registre todas as formas apresentadas por eles que forem diferentes. Proponha a comparação utilizando as perguntas sugeridas na discussão das soluções:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que você criou?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos colegas?
Se não tiver possibilidades de compartilhamento entre os alunos, selecione algumas respostas enviadas para você e encaminhe para a turma junto com as devolutivas das tarefas.
Encerramento
Valide todas as respostas dos alunos. Dê devolutivas gerais para a turma ou individualmente: escritas, por áudio, imagens, do jeito que for possível. O importante é garantir que todos recebam seu retorno.
Junto com sua avaliação, faça a sistematização da aprendizagem. Ressalte que com esta atividade eles puderam ampliar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração e agora serão capazes de aplicá-los em diversas situações de cálculo matemático.
Raio X
Esta atividade pode ser utilizada em uma próxima aula. Se você quiser proporcionar outra oportunidade para ampliar os conhecimentos dos alunos em relação aos fatos básicos, peça para resolverem as atividades dos slides 21, 22 e 23, e depois promova uma discussão entre os alunos. Você pode usar os mesmos meios que usou na aula anterior. Utilize as perguntas propostas nas orientações dos slides. Não se esqueça de validar e dar as devolutivas de todas as respostas.
Se quiser usar a atividade para avaliar os conhecimentos adquiridos por cada um dos alunos, encaminhe o documento com as atividades, peça para resolverem individualmente e depois retornarem para você.
Convite às famílias
Peça aos pais que, dentro da possibilidade de cada um, ajudem os filhos com a leitura dos problemas e comandas. Para que os resultados sejam positivos, é sempre importante incentivar a participação dos responsáveis pelos alunos. Você pode encaminhar um áudio às famílias explicando a importância das atividades e falando um pouco sobre a aprendizagem envolvida, como, por exemplo, o desenvolvimento da destreza de cálculos. Pode também escrever um pequeno texto e enviar junto com as tarefas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
- Resolver situações-problema envolvendo os fatos básicos da adição e subtração por meio de estratégias pessoais.
- Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir de estratégias pessoais.
- Evidenciar a importância da memorização dos fatos básicos para agilizar o cálculo.
Conceito-chave:
Fatos básicos, cálculo e estratégias pessoais.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Fatos básicos, adição e subtração
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Aparelho de projeção (se possuir);
- Quadro.
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