O que faz a diferença em sala de aula Pesquisa revela as práticas que contribuem para o aumento da eficiência do professor de Matemática
Contra o isolamento da disciplina Docente da Universidade Federal Fluminense defende um ensino com base no estabelecimento de relações com o que o aluno conhece
Promover a interação entre os alunos A troca traz novos pontos de vista e dá parâmetros para cada um avaliar as próprias estratégias
Promover relações entre procedimentos matemáticos Se entendem que existem conexões, os alunos desenvolvem habilidades importantes
Comunicar o conteúdo com clareza O professor deve ficar atento ao tom de voz e intercalar sua fala a debates
Usar o erro a favor da aprendizagem Formular as próprias hipóteses contribui para construir conhecimento
Contextualizar o conteúdo Relacionar a disciplina com o cotidiano é uma boa estratégia, mas não a única
Propor e corrigir a lição de casa Ensinar a estudar torna o aluno mais autônomo e ajuda o professor a avaliar
Interagir com os alunos Bom relacionamento e expectativas positivas em relação a todos são pontos-chave
Utilizar bem o quadro e os recursos tecnológicos O professor deve buscar todos os meios para enriquecer suas aulas e envolver a classe
Promover o uso de estimativa A prática ajuda a antecipar e controlar resultados necessários à compreensão da disciplina
Expediente Edição Especial Boas práticas docentes no ensino da Matemática Conheça os jornalistas, designers, fotógrafos, ilustradores e outros profissionais que participaram dessa edição