Matéria de capa | Prática 1 | Daniela Mazoco | Reportagens

Dominar o conteúdo

Conhecer profundamente o objeto de ensino é condição básica para ensinar

POR:
NOVA ESCOLA

Saber os conteúdos da disciplina e as melhores formas de conectá-los é uma condição básica para o professor intervir durante as aulas e ajudar a turma a avançar. Na aula de introdução ao Teorema de Pitágoras para turmas de 8º ano, a professora Daniela Mazoco, da EE Rubens Ferreira Martins e da EMEF Professor Athayr da Silva Rosa, em Urupês, a 470 quilômetros de São Paulo, utiliza um software de geometria - Cabri ou Geogebra - para que todos explorem o famoso enunciado: "Em um triângulo-retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". E tem funcionado.

Na atividade, os alunos exploram o Teorema enquanto ouvem as explicações e discutem observações. Para criá-la, Daniela percorreu um longo caminho. "Não sabia nem ligar um computador." Mas de nada adiantaria mergulhar na informática se ela já não dominasse os conteúdos específicos da disciplina. Só assim foi capaz de converter os novos conhecimentos em propostas didáticas atraentes e consistentes.

Mesmo considerando que teve uma boa graduação, ela diz que precisou correr atrás de mais conhecimentos didáticos. Pediu orientações a professores experientes, leu muito e nunca parou de se aperfeiçoar. Já fez vários cursos oferecidos pela rede, uma especialização lato sensu e um mestrado - agora está no segundo. O itinerário trouxe uma descoberta: "Até o docente que sabe bem a matéria deve ficar atento à evolução dos saberes didáticos e de sua área. Definições e certezas mudam com o tempo".

"Até o docente que sabe bem a matéria deve ficar atento à evolução dos saberes didáticos e de sua área. Definições e certezas mudam com o tempo"


Herick Mem. Ilustrações Claudio Gil