Plano de Aula

Plano de aula: Leitura de Mapas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imagens dos mapas Mundi Político e Mundi Físico.

Material complementar:

Tabela para Ação propositiva. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h3XcXXfjsgrrzeK8CNPC7Pdbz2cFDAGM6kT26zkEvA3q9FkqW5gfuqGbX93z/geo4-10und10-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-mapa.pdf

Link para os mapas:

Planisfério político (link) https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Planisfério Físico (link) https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

Para você saber mais:

Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

Para conhecer mais sobre alfabetização cartográfica, acesse: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-utilizacao-mapas-no-ensino-geografia.htm

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. Para essa aula é esperado que os alunos já tenham manuseado um Atlas em aulas anteriores.A aula GEO4_10UND10 Elementos constituintes do mapa serve de contexto para essa aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga aos alunos que eles vão fazer a leitura de mapas. Comente que mapas são utilizados como fonte de informação e que existem elementos presentes nos mapas que nos ajudam a entender as informações transmitidas por eles. Comente que todo mapa é elaborado selecionando informações que são representadas. Há diversos tipos de mapas.

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