Este eixo temático engloba o estudo de tudo que se relaciona com os seres vivos: características e necessidades, processo evolutivo, interação entre os seres vivos – principalmente a que o ser humano estabelece entre si e com os demais seres vivos e elementos não vivos do ambiente – e preservação da biodiversidade. Também inclui o aprendizado sobre aspectos relativos à saúde individual e coletiva, inclusive no âmbito das políticas públicas.
O que ensinar no Fundamental 1
1. Nos anos iniciais, a expectativa é de que as crianças aprendam sobre os seres vivos (plantas e animais) do entorno delas, compreendendo suas características e também os elos nutricionais estabelecidos entre eles no ambiente natural.
2. Espera-se que consigam identificar as partes do corpo humano, bem como descrever suas funções. A unidade também inclui identificar e discutir as características físicas dos seres humanos para que o aluno constate, e respeite, a existência da diversidade étnico-cultural e faça conexões sobre sua relação com colegas, familiares e as demais pessoas com as quais convive. Também é necessário que entendam a importância da adoção de hábitos de higiene e de alimentação saudáveis para os cuidados com o próprio corpo e a prevenção de doenças causadas por microrganismos (como a cárie) ou transmitidas por vírus e bactérias (caso da gripe, por exemplo).
Na prática
O que ensinar no Fundamental 2
1. A proposta para os anos finais é de avançar no entendimento sobre a atuação do ser humano no ambiente, discutindo as implicações do consumo excessivo e do descarte inadequado dos resíduos para que os alunos sejam capazes de analisar e propor, por meio de conhecimento científico, maneiras mais eficientes de utilização dos recursos naturais. No estudo dos ecossistemas brasileiros, a caracterização deles pode gerar oportunidade de trabalho interdisciplinar com Geografia.
2. Também entra nesta unidade o aprendizado relacionado à reprodução e sexualidade humana para que os jovens entendam a necessidade do cuidado integral à saúde física, mental, sexual e reprodutiva. O estudo deve abranger o conhecimento das condições de saúde que afetam a sociedade, como saneamento básico, qualidade do ar e condições nutricionais da população e o papel do Estado na criação, manutenção e aprimoramento de políticas públicas que permitam o desenvolvimento de condições propícias à saúde.
Na prática