Confira 9 planos de aula de Ciências para cada ano do Ensino Fundamental

Confira atividades alinhadas à Base para trabalhar com os alunos em sala de aula

Autor: Rosi Rico

Planos de aula estão alinhados à BNCC e já podem ser colocados em prática. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

Com a chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a principal dúvida é: como que isso muda o que já trabalho com meus alunos em sala de aula? Por isso, considerando as mudanças que a BNCC propõe para Ciências no Ensino Fundamental, separamos nove planos um para cada ano. Todos estão alinhados à BNCC e já podem ser colocados em prática. Clique no título de cada um para ver o passo a passo e os materiais de apoio para organizar as atividades.

1° ano: Contando o tempo
Seria possível voltar no tempo ou fazê-lo passar mais rápido? Esse é um dos questionamentos que esta aula propõe. O objetivo é que as crianças consigam distinguir entre dia, semana, mês e ano considerando o tempo de duração de cada um e entender como que o dia e a noite influenciam o ritmo de atividades de seres humanos e de outros seres vivos.

2° Ano: Jogo de Espelho
Nesta aula, os alunos vão colocar a mão na massa. Este plano propõe um contato inicial das crianças com o conceito de reflexão da luz e lança a possibilidade de testar o fenômeno com diferentes meios e objetos.

3° Ano: Para o que serve o esqueleto?

Você já assistiu o filme “A vida é uma festa”? A obra pode ser trabalhada ao ensinar sobre a classificação dos animais vertebrados e invertebrados. Com os questionamentos do professor, a atividade também envolve que os alunos coloquem a mão na massa para pesquisar imagens de diferentes animais e fazer um cartaz em grupo. No fim, ainda tem um jogo para testar os conhecimentos das crianças.

4° Ano: O movimento da Terra
Com questões disparadoras, trabalho coletivo e imagens, os alunos vão investigar as relações entre o sol que vemos aqui da Terra e o univers, de maneira a compreender a conexão entre  o movimento aparente do sol e a rotação da Terra.

5° Ano: Distribuição de água potável
Em grupos, os alunos assumem o papel de cientistas para investigar os caminhos da água a partir de questões apresentadas pelo professor. Com base em reportagens e vídeos, os alunos podem criar e complementar o material com entrevistas.

6° Ano: Os movimentos da Terra
Esse plano une o modelo representativo da Terra — produzido com a bola de isopor e uma haste de madeira —, o “Jogo das Rotações” e um vídeo de realidade virtual. Assim, os alunos vão entender que o dia, a noite e as estações do ano são ocorrências ligadas aos movimentos de rotação e translação da Terra.

7° Ano:  Temperatura e Calor
Vamos nos exercitar? Nesta aula, a atividade propõe que os alunos se movimentem e façam exercícios para que possam observar as relações entre temperatura e calor. Para que analisem e diferenciem esses conceitos, o plano também envolve que os alunos levantem hipóteses e compartilhem suas ideias com os colegas a partir de situações do cotidiano.

8° Ano:  Ciclones, furacões, tufões e tornados
Nesta aula os alunos farão uma pesquisa sobre ciclones, furacões, tufões e tornados e colocarão a mão na massa para montar um mapa conceitual que contempla as principais características dos fenômenos.

9° Ano: O buraco negro
Com o intuito de que os alunos compreendam o impacto da formação de um buraco negro para a galáxia, sua origem e sua força de atração, eles serão incentivados a levantar hipóteses e, a partir de um texto-base, explicar por escrito o tema com termos mais simples ao invés de palavras científicas.