Como ensinar o eixo temático Terra e Universo em Ciências

Veja o que é contemplado para o ensino do componente

Autor: Rosi Rico

Construir conhecimentos sobre a Terra e o universo é o intuito dessa unidade temática. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

Nesta unidade temática, o objetivo principal é compreender as características (dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles) da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes, bem como os fenômenos relacionados a eles. Isso inclui construir conhecimentos sobre efeito estufa, camada de ozônio, vulcões, tsunamis, terremotos, clima e previsão do tempo, entre outros fenômenos.

O que ensinar no Fundamental
Neste período, a meta é desenvolver o pensamento espacial com base em experiências cotidianas de observação do céu e dos fenômenos naturais a ele relacionados. O aprendizado deve incluir a compreensão dos benefícios do estudo desses fenômenos para a agricultura, a conquista de novos espaços, a construção do calendário, etc.

Na prática

Para entender como ocorrem as estações do ano, uma das habilidades indicada para o 4º ano, o professor pode propor às crianças, primeiro, investigar os movimentos de translação e o eixo de inclinação da Terra. Veja aqui um plano de aula com sugestões de como conduzir a atividade.

O que ensinar no Fundamental 2

1. Nos anos finais, a perspectiva é aprofundar o conhecimento espacial para que os alunos reflitam sobre a posição da Terra e da espécie humana no Universo, o que inclui as condições essenciais para a viabilidade da vida na Terra e fora dela.
2. A unidade temática também dá destaque para o estudo do solo, dos ciclos biogeoquímicos, do clima e seus efeitos sobre a vida na Terra para que os estudantes desenvolvam uma visão pautada pelos princípios de sustentabilidade socioambiental. Neste período, eles devem ser capazes de identificar e relatar as causas do efeito estufa, bem como da camada de ozônio, vulcões, tsunamis e terremotos, entre outros fenômenos. Necessitam compreender quais são as interferências humanas na ocorrência desses fenômenos, e as consequências disso, para propor e planejar ações que contribuam para a redução do impacto da ação humana.

Na prática

Uma das habilidades previstas na Base para o 8º ano é “identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas”. Para desenvolver a habilidade, o assunto deste plano de aula é o cálculo dos índices pluviométricos, a construção dos gráficos pluviométricos e a ocorrência de enchentes, favorecidas pela impermeabilização do solo, característica de zonas urbanas. A atividade inclui a simulação de chuva.