Atividade para impressão
Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adjetivas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.
Materiais necessários: Cópias da atividade, cartolinas, canetinha, tubos de cola e fita gomada.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:
Referências sobre o assunto:
ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.
BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.
DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.
_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.
LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.
ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.
OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
QUESTÃO 01 O texto lido é um trecho de um verbete de enciclopédia, retirado da Wikipédia, uma plataforma online, gratuita e de conteúdo colaborativo. Sobre ele, responda:
A. Qual parece ser a finalidade desse texto?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: A finalidade do texto parece ser dar informações a respeito do que seria uma espécie introduzida (ou exótica).
B. Quem poderia se interessar por ele?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Qualquer pessoa que estiver pesquisando sobre esse assunto.
C. É um texto de leitura fácil ou difícil? Explique.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: É um texto de leitura fácil. Espera-se que o aluno perceba que a linguagem objetiva explicar de modo que todos compreendam o assunto.
D. Qual é o assunto do texto?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Uma espécie de animais, que é introduzida em um meio ambiente diferente do que estava acostumada.
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
A. Você consegue identificar orações com função de adjetivo nesses períodos? Se sim, quais?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim. No período I: “que vive fora da sua área de distribuição nativa” e “que foi acidental ou intencionalmente inserida em um meio”. No período II: “que pode ser ilegal ou legítima”. A finalidade dessa aula não é descobrir ou sistematizar o conteúdo linguístico, mas fazer uma revisão simplificada por meio de uma pequena produção, por esse motivo, espera-se que os alunos consigam resgatar essa informação.
B. A que palavras ou expressões elas se referem?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: No período I, ambas as orações adjetivas se referem a “espécie de organismo”. No período II, a oração adjetiva se refere a “introdução das espécies no ecossistema”.
C. Elas estão restringindo ou explicando os referentes? Justifique.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Estão restringindo no período I e explicando no período II. Espera-se que os alunos percebam o efeito de sentido, mas também que citem o uso da vírgula como pista textual para chegarem à resposta.
D. Considerando a finalidade do texto, como o uso dessas orações podem contribuir para a construção dele?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Por ser um texto que reúne informações sobre determinado tema, essas orações podem contribuir na organização dessas informações, explicando ou restringindo alguns termos.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
EXPECTATIVAS DE RESPOSTAS: As respostas para os itens dessa questão podem variar de acordo com o que foi produzido pela turma. Espera-se que os alunos consigam verificar os textos segundo os critérios estipulados.
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos.
Introdução
Em um arquivo de vídeo (pode ser o mesmo vídeo anterior), leia o texto do slide Introdução e peça que os alunos respondam às questões anexadas ao plano de aula, enfatizando a questão 2, para retomar os conceitos de oração adjetiva restritiva e explicativa. Envie as questões e o texto aos alunos e dê um tempo breve para que eles respondam e devolvam, por e-mail ou mensagem, as suas respostas.
Desenvolvimento
Em uma mensagem de áudio ou vídeo, comente a resolução da atividade de introdução, resgatando os conceitos de restrição e explicação. Peça que os alunos se organizem em grupos (de até 5 alunos), para interagir por meio do WhatsApp durante o andamento da aula, e leia, ao final do vídeo ou áudio, a proposta de redação (envie também por escrito aos alunos). Oriente que os grupos escrevam um verbete de algum tema escolhido por eles, utilizando as orações adjetivas. Quando acabarem, peça que eles façam a revisão, disponibilizando a eles o roteiro de revisão presente no plano, intitulado “2ª etapa” (opte que os alunos dos próprios grupos façam a revisão). Sugira que os alunos utilizem o Google Docs para produzir o texto, pois, com essa ferramenta, todos poderão escrever de forma colaborativa e ainda ter a participação, em tempo real, do professor. Dê um prazo de entrega por e-mail.
Fechamento
Assim que todos os verbetes produzidos forem entregues, cole-os em um documento do Google Docs, de forma a criar uma “mini enciclopédia” da turma. Disponibilize o link do documento aos alunos e peça que eles leiam em suas casas e compartilhem com os colegas.
Convite às famílias
A família pode auxiliar na revisão dos verbetes produzidos pelos grupos. Além disso, pode acessar ao documento criado no final da aula para apreciar os textos e divulgá-los nas redes sociais.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Orações subordinadas adjetivas na construção do verbete de enciclopédia
Finalidade da aula: Confeccionar um mural com verbetes de enciclopédia elaborados pelos alunos sobre elementos fictícios, para fazer uso das Orações Subordinadas Adjetivas em um contexto de produção curto e bem definido.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento:Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP09
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.
Materiais necessários: Cópias da atividade, cartolinas, canetinha, tubos de cola e fita gomada.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:
Referências sobre o assunto:
ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.
BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.
DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.
_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.
LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.
ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.
OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: