Plano de Aula

Plano de aula: Orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adjetivas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.

Materiais necessários: O professor vai precisar de cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:

  • Diferenciar informação específica de informação generalizada;
  • Diferenciar o efeito de sentido que cada uma causa do texto;
  • Perceber como se dá o uso da vírgula;
  • Diferenciar o “que” pronome relativo do “que” conjunção integrante.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.

BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.

DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.

_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.

LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.

ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.

OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o conteúdo que será trabalhado nesta aula: orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas.