Atividade ou texto para impressão - LP08_10ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Revendo as orações subordinadas substantivas em um artigo de opinião
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas substantivas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é rever quais são as funções das orações subordinadas substantivas.
Materiais necessários: Caderno, caneta, quadro, giz, PC, data show, internet, Google Drive, texto do artigo de opinião.
Dificuldades antecipadas: Perceber os vários efeitos de sentido usados em um texto opinativo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 28 out. 2018.
CRISCUOLO, Ana Carolina Sperança. Orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. Araraquara/SP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103544/criscuolo_acs_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 4 nov. 2018.
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 9, 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Avise aos alunos que eles lerão em sala de aula um artigo de opinião.
- Pergunte quais as características básicas deste gênero textual. Espera-se que identifiquem o uso da primeira pessoa do singular ou do plural, opinião sobre um assunto atual e polêmico, recursos subjetivos, como experiências pessoais e referências ou citações de textos literários, geralmente publicados em jornais, revistas (virtuais ou impressos e blogs).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO