Atividade para impressão - Amplo e Plural - LP08_10ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Sistematização do uso das orações subordinadas substantivas
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas substantivas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as orações subordinadas substantivas usadas em um artigo de opinião como modalizadoras de confiabilidade do discurso do jornalista.
Materiais necessários: Caderno, caneta, PC, Datashow, Internet, Google Drive, canetas ou gizes coloridos para escrever no quadro, cópia (ou projeção) do texto informativo usado para esta aula.
Dificuldades antecipadas: Identificar as diferentes funções das orações subordinadas substantivas, bem como distinguir as substantivas reduzidas das desenvolvidas.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 28 out. 2018.
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens. São Paulo: Atual Editora, 2014.
CRISCUOLO, Ana Carolina Sperança. Orações Subordinadas Substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa), UNESP, Araraquara/SP, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103544/criscuolo_acs_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 4 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos quais as classificações das orações. Espera-se que ele saiba, pelo menos, da existência das orações simples e das compostas, entre estas das coordenadas e das subordinadas (em especial das substantivas que, como o nome já diz, exercem a função de um substantivo). Peça para eles se lembrarem e dizerem quais são as funções possíveis do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, aposto, predicativo, complemento nominal). Mas deixe claro que, dentro da construção dessas orações, elas podem ser reduzidas ou desenvolvidas.
- Pergunte-lhes o sentido, para eles, de reduzida (menor, com menos palavras) x desenvolvida (maior, com mais palavras).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO