Respostas Esperadas
Respostas Esperadas
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adverbiais
Por: Caroline Costa Silva
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.
Materiais necessários: Cópias do artigo Fonte: TOLEDO, Karina. Uso excessivo de jogos eletrônicos pela geração digital preocupa os pais. Estadão. 06 fev. 2011. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/noticias/geral,uso-excessivo-de-jogos-eletronicos-pela-geracao-digital-preocupa-pais-imp-,675835>. Antes de entregá-lo para a turma, você deve grifar todas as ocorrências de quando, onde, como, se, ainda, assim como, para, nunca. Se preferir, utilize outro texto que apresente uma série de orações subordinadas adverbiais.
Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário do artigo, bem como o uso das orações subordinadas adverbiais.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).