
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adjetivas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.
Materiais necessários: O professor vai precisar de folhas de papel ofício (em número suficiente para a turma, de maneira que haja uma folha por aluno), canetinhas, fita adesiva, enciclopédias ou acesso à internet.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode:
Referências sobre o assunto:
ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.
BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.
DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.
_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.
LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.
ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.
OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Anitta:
William Bonner:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos. Explique aos alunos que deverão se organizar em 6 grupos, para se conectar via WhatsApp e responder, em conjunto e de forma colaborativa, as atividades da aula.
Introdução
Depois que os alunos se dividirem e criarem os grupos do WhatsApp, envie a cada grupo, de forma aleatória, o nome de uma das 6 personalidades citadas no plano (se preferir, faça uma seleção mais próxima à realidade dos alunos). Por mensagem ou por áudio, peça que os grupos escrevam uma lista de tudo o que sabem sobre essa personalidade, mas, antes, dê um exemplo (veja nas orientações o exemplo da Anitta e do William Bonner), para modelizar as respostas dos alunos. Dê um tempo curto para a realização dessa primeira atividade e peça que um representante de cada grupo envie, por meio de áudio, as suas anotações ao grupo de WhatsApp ao qual todos os alunos têm acesso, de forma que haja o compartilhamento de todas as respostas (de todos os grupos, sobre todas as personalidades).
Desenvolvimento
Em uma mensagem de texto, peça que os alunos retornem a seus pequenos grupos e, a partir da lista produzida sobre a personalidade, respondam rapidamente, entre si, às questões levantadas no primeiro slide de Desenvolvimento. Depois disso, em cada grupo, explique, por meio de um vídeo, o que são enciclopédias. Mostre a eles um exemplar (diga que são separados por volume e organizados em ordem alfabética) e faça perguntas retóricas: se eles já leram, se já viram etc. Ainda no mesmo áudio, peça que os alunos procurem, em enciclopédias físicas (se houver em casa) ou virtuais, um pouco mais sobre a personalidade, registrando as informações desconhecidas. Assim que os alunos acabarem, marque, se possível, um momento síncrono via Zoom ou Google Meets, para que cada grupo exponha as suas respostas e o professor faça as intervenções e orientações necessárias, de acordo com o segundo e terceiro slides de Desenvolvimento, explicando o que são orações adjetivas. Caso essa opção não seja viável, peça que os alunos exponham as suas respostas e, por meio do WhatsApp, construa o conceito de oração adjetiva a partir dos exemplos dados pelos alunos. Por fim, apresente as informações sobre Chico Buarque, presentes no último slide de Desenvolvimento, e peça que os alunos, em suas duplas, transformem os adjetivos listados em orações adjetivas, conforme as instruções do plano de aula, fazendo as adequações necessárias. Peça que as duplas entreguem essa atividade – por email, foto da atividade etc.
Fechamento
No grupo de Whatsapp de cada grupo formado, peça que os alunos respondam às questões do slide Fechamento, relatando o que aprenderam. Se possível, comente sobre as orações produzidas anteriormente.
Convite às famílias
A família pode auxiliar na pesquisa sobre as personalidades por meio das enciclopédias virtuais. Os mais velhos podem mostrar e relatar como as pesquisas eram feitas antigamente, em bibliotecas e por meio de enciclopédias tradicionais, como a Barsa.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Orações subordinadas adjetivas no verbete de enciclopédia
Finalidade da aula: Identificar e listar características dadas a determinadas personalidades (reais ou fictícias) por meio de verbetes de enciclopédia, para, a partir daí, chegar ao conceito de Oração Subordinada Adjetiva. Perceber a regularidade no uso dos pronomes relativos como elemento textual introdutório das orações subordinadas adjetivas.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP09
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.
Materiais necessários: O professor vai precisar de folhas de papel ofício (em número suficiente para a turma, de maneira que haja uma folha por aluno), canetinhas, fita adesiva, enciclopédias ou acesso à internet.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode:
Referências sobre o assunto:
ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.
BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.
DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.
_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.
LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.
ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.
OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: