Problematização 1.1 - Privatização e Economia no Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Privatizações na América Latina e suas consequências sociais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas econômicas na América Latina
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI34, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Cópias impressas das falas dos entrevistados por Quebrando o Tabu; cópias impressas do texto ou projetor para projeção; folhas de papel A4; cartolina; cola.
Material complementar:
Falas dos entrevistados para impressão:
Texto “Consequências sociais da privatização” para impressão:
Link para o vídeo: Privatizações e economia no Brasil - Quebrando o Tabu (GNT):
https://www.youtube.com/watch?v=z2xsrotWTAk Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História. Para você saber mais: Escolhas políticas, decisões econômicas, consequências sociais: um estudo sobre os impactos da democracia procedimental e do neoliberalismo na América Latina e no Brasil - Rosana Campos https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24053/000743275.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo desta aula é que os alunos consigam identificar as consequências das privatizações para as populações latino-americanas. Note que não se trata de fazer juízo de valor sobre as privatizações em si, mas de analisar histórica e criticamente um processo continental específico e contextualizado de privatizações cujos resultados são colocados em discussão neste plano. É preciso ter em mente que as reformas neoliberais, onde se incluem as privatizações, foram aplicadas de maneiras diferentes ao redor do mundo, e foi na América Latina, pela extensão das reformas, onde houve um maior prejuízo para a população.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente o primeiro meme com o auxílio do data show ou a imagem impressa. Pergunte se os alunos sabem quem é a pessoa da foto. Se ninguém souber, diga que foi presidente do Brasil antes de Lula. Se ainda assim ninguém souber, explique que se trata de Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil entre 1995 e 2002. Peça que os alunos expliquem o que entenderam do meme. Solicite que digam o que entendem por privatização.
Em seguida, apresente o seguinte meme, informando que a pessoa na foto é Carlos Salinas de Gortari, presidente do México entre 1988 e 1994. Pergunte o que há em comum entre o primeiro meme e o segundo. Depois apresente o terceiro meme, informando que mostra Carlos Menem, presidente da Argentina entre 1989 e 1999. Esclareça que a palavra “chingona” é uma gíria que significa “extremamente bom”. Pergunte: A que conclusões podemos chegar com base nestes três memes?
Espera-se que os alunos comentem que ocorreram privatizações nos três países. Chame a atenção dos alunos sobre o período de governo dos três presidentes. Se necessário, escreva no quadro. Espera-se que os alunos percebam que houve um período de incentivo à privatização em toda a América Latina a partir do final da década de 1980 e por toda a década de 1990.
Pergunte aos alunos: Que mensagem estes memes procuram transmitir? Permita que vários alunos comentem. Os três memes mostram que a privatização era feita de forma tão abrangente que, de acordo com a piada, seriam privatizados até os comentários, piadas e publicações da internet.
Tradução dos memes:
Segundo meme: Carlos Menem (Presidente da Argentina entre 1989 e 1999): “Muito bom o seu comentário. Vou privatizá-lo”. (Tradução livre). Disponível em: <https://memegenerator.net/instance/63047559/menem-meme-muy-bueno-tu-comentario-lo-voy-a-privatizar>.
Acesso em: 20 out. 2018.
Terceiro meme: Carlos Salinas de Gortari (Presidente do México entre 1988 e 1994): “A publicação está competente mas tenho que privatizá-la”. (Tradução livre). Disponível em:
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente o primeiro meme com o auxílio do data show ou a imagem impressa. Pergunte se os alunos sabem quem é a pessoa
da foto. Se ninguém souber, diga que foi presidente do Brasil antes de Lula. Se ainda assim ninguém souber, explique que se trata de Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil entre 1995 e 2002. Peça que os alunos expliquem o que entenderam do meme. Solicite que digam o que entendem por privatização.
Em seguida, apresente o seguinte meme, informando que a pessoa na foto é Carlos Salinas de Gortari, presidente do México entre 1988 e 1994. Pergunte o que há em comum entre o primeiro meme e o segundo. Depois apresente o terceiro meme, informando que mostra Carlos Menem, presidente da Argentina entre 1989 e 1999. Esclareça que a palavra “chingona” é uma gíria que significa “extremamente bom”. Pergunte: A que conclusões podemos chegar com base nestes três memes?
Espera-se que os alunos comentem que ocorreram privatizações nos três países. Chame a atenção dos alunos o período de governo dos três presidentes. Se necessário, escreva no quadro. Espera-se que os alunos percebam que houve um período de incentivo à privatização em toda a América Latina a partir do final da década de 1980 e por toda a década de 1990.
Pergunte aos alunos: Que mensagem estes memes procuram transmitir? Permita que vários alunos comentem. Os três memes mostram que a privatização era feita de forma tão abrangente que, de acordo com a piada, seriam privatizados até os comentários, as piadas e as publicações da internet.
Tradução dos memes:
Segundo meme: Carlos Menem (Presidente da Argentina entre 1989 e 1999): “Muito bom o seu comentário. Vou privatizá-lo”. (Tradução livre). Disponível em: <https://memegenerator.net/instance/63047559/menem-meme-muy-bueno-tu-comentario-lo-voy-a-privatizar>.
Acesso em: 20 out. 2018.
Terceiro meme: Carlos Salinas de Gortari (Presidente do México entre 1988 e 1994): “A publicação está competente mas tenho que privatizá-la”. (Tradução livre). Disponível em: <https://www.generadormemes.com/meme/bqpivr>. Acesso em: 20 out. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente o primeiro meme com o auxílio do data show ou a imagem impressa. Pergunte se os alunos sabem quem é a pessoa da foto. Se ninguém souber, diga que foi presidente do Brasil antes de Lula. Se ainda assim ninguém souber, explique que se trata de Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil entre 1995 e 2002. Peça que os alunos expliquem o que entenderam do meme. Solicite que digam o que entendem por privatização.
Em seguida, apresente o seguinte meme, informando que a pessoa na foto é Carlos Salinas de Gortari, presidente do México entre 1988 e 1994. Pergunte o que há em comum entre o primeiro meme e o segundo. Depois apresente o segundo meme, informando que mostra Carlos Menem, presidente da Argentina entre 1989 e 1999. Esclareça que a palavra “chingona” é uma gíria que significa “extremamente bom”. Pergunte: A que conclusões podemos chegar com base nestes três memes?
Espera-se que os alunos comentem que ocorreram privatizações nos três países. Chame a atenção dos alunos o período de governo dos três presidentes. Se necessário, escreva no quadro. Espera-se que os alunos percebam que houve um período de incentivo à privatização em toda a América Latina a partir do fim da década de 1980 e por toda a década de 1990.
Pergunte aos alunos: Que mensagem estes memes procuram transmitir? Permita que vários alunos comentem. Os três memes mostram que a privatização era feita de forma tão abrangente que, de acordo com a piada, seriam privatizados até os comentários, as piadas e as publicações
da internet.
Tradução dos memes:
Segundo meme: Carlos Menem (Presidente da Argentina entre 1989 e 1999): “Muito bom o seu comentário. Vou privatizá-lo”. (Tradução livre). Disponível em: <https://memegenerator.net/instance/63047559/menem-meme-muy-bueno-tu-comentario-lo-voy-a-privatizar>.
Acesso em: 20 out. 2018.
Terceiro meme: Carlos Salinas de Gortari (Presidente do México entre 1988 e 1994): “A publicação está competente mas tenho que privatizá-la”. (Tradução livre). Disponível em: <https://www.generadormemes.com/meme/bqpivr>. Acesso em: 20 out. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente o primeiro meme com o auxílio do data show ou a imagem impressa. Pergunte se os alunos sabem quem é a pessoa da foto. Se ninguém souber, diga que foi presidente do Brasil antes de Lula. Se ainda assim ninguém souber, explique que se trata de Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil entre 1995 e 2002. Peça que os alunos expliquem o que entenderam do meme. Solicite que digam o que entendem por privatização.
Em seguida, apresente o seguinte meme, informando que a pessoa na foto é Carlos Salinas de Gortari, presidente do México entre 1988 e 1994. Pergunte o que há em comum entre o primeiro meme e o segundo. Depois apresente o terceiro meme, informando que mostra Carlos Menem, presidente da Argentina entre 1989 e 1999. Esclareça que a palavra “chingona” é uma gíria que significa “extremamente bom”. Pergunte: A que conclusões podemos chegar com base nestes três memes?
Espera-se que os alunos comentem que ocorreram privatizações nos três países. Chame a atenção dos alunos o período de governo dos três presidentes. Se necessário, escreva no quadro. Espera-se que os alunos percebam que houve um período de incentivo à privatização em toda
a América Latina a partir do fim da década de 1980 e por toda a década de 1990.
Pergunte aos alunos: Que mensagem estes memes procuram transmitir? Permita que vários alunos comentem. Os três memes mostram que a privatização era feita de forma tão abrangente que, de acordo com a piada, seriam privatizados até os comentários, as piadas e as publicações da internet.
Tradução dos memes:
Segundo meme: Carlos Menem (Presidente da Argentina entre 1989 e 1999): “Muito bom o seu comentário. Vou privatizá-lo”. (Tradução livre). Disponível em: <https://memegenerator.net/instance/63047559/menem-meme-muy-bueno-tu-comentario-lo-voy-a-privatizar>.
Acesso em: 20 out. 2018.
Terceiro meme: Carlos Salinas de Gortari (Presidente do México entre 1988 e 1994): “A publicação está competente mas tenho que privatizá-la”. (Tradução livre). Disponível em: <https://www.generadormemes.com/meme/bqpivr>. Acesso em: 20 out. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos. Antes de começar, explique aos alunos que a ideia de privatização está relacionada à ideia de que o Estado deve se envolver muito pouco, ou até mesmo não se envolver com a economia.
Neste momento os alunos irão analisar as falas dos entrevistados no vídeo: Privatização e economia no Brasil - Quebrando o Tabu, da GNT. Se for possível, apresente o vídeo; se não, já comece entregando as falas às equipes. O vídeo contém 17 falas de entrevistados, que estão divididas em
dois arquivos. Decida, de acordo com as características da sua turma se entregará todas as falas a todas as equipes, se entregará de oito a nove para cada equipe ou se subdividirá ainda mais. O importante é que todas as equipes recebam alguns comentários a favor e outros contra a privatização. Entregue também duas folhas de papel A4 e peça que escrevam em uma o título A favor da privatização, e, na outra, Contra a privatização. Peça que as equipes separem as falas nestas duas categorias: a favor e contra a privatização, e depois coloquem nas folhas A4. Você poderá entregar estas frases já recortadas ou pedir que os próprios alunos recortem e colem em folhas. Informe que eles terão 7 minutos.
Cole no quadro ou em outro local de boa visibilidade uma cartolina com o título “Argumentos a respeito da privatização” e os subtítulos, colocados lado a lado, “Contra” e “A favor”. Depois de terem terminado, vá chamando os alunos, um por equipe, para ler uma das frases que recebeu, dizer em que categoria a colocou e o porquê. Pergunte se as demais equipes concordam com a resposta dada. Se não concordarem, solicite que expliquem o porquê. Quando as equipes estiverem de acordo, peça que o aluno cole a frase na cartolina no local indicado. Pode ser que os alunos tenham dificuldade em categorizar as falas de Fernando Henrique Cardoso. Caso isso ocorra, deixe em aberto e espere até que a outra fala seja citada pelos alunos. Então, leia as duas falas e pergunte se, em conjunto, elas tendem mais a um lado que a outro ou se é necessário acrescentar outra categoria à tabela de argumentos da cartolina.
Quando todas as falas tiverem sido categorizadas, passe para a leitura e a discussão do texto retirado da tese de Rosana Campos. Projete ou entregue para cada grupo uma cópia do texto “Consequências sociais das privatizações”. Apresente a autora e, em seguida, peça que um aluno leia
o primeiro parágrafo. Pergunte qual é a perspectiva da autora referente à privatização, de acordo com o que foi lido. Fazendo referência aos memes, pergunte também aos alunos como a autora explica as privatizações ocorridas em vários países latino-americanos. Depois da leitura do segundo parágrafo, pergunte que argumento visto anteriormente foi citado pela autora e que contra-argumento ela dá para a questão. Depois da leitura do terceiro parágrafo, peça que os alunos comentem sobre as consequências sociais negativas citadas por Campos.
Material complementar:
Falas dos entrevistados para impressão:
Texto “Consequências sociais da privatização” para impressão
Link para o vídeo: Privatizações e economia no Brasil - Quebrando o Tabu (GNT):
https://www.youtube.com/watch?v=z2xsrotWTAk Para você saber mais: Escolhas políticas, decisões econômicas, consequências sociais: um estudo sobre os impactos da democracia procedimental e do neoliberalismo na América Latina e no Brasil - Rosana Campos https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24053/000743275.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Problematização
Continuação
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos. Antes de começar, explique aos alunos que a ideia de privatização está relacionada à ideia de que o Estado deve se envolver muito pouco, ou até mesmo não se envolver com a economia.
Neste momento os alunos irão analisar as falas dos entrevistados no vídeo: Privatização e economia no Brasil - Quebrando o Tabu, da GNT. Se for possível, apresente o vídeo; se não, já comece entregando as falas às equipes. O vídeo contém 17 falas de entrevistados, que estão divididas em
dois arquivos. Decida, de acordo com as características da sua turma, se entregará todas as falas a todas as equipes, se entregará de oito a nove para cada equipe ou se subdividirá ainda mais. O importante é que todas as equipes recebam alguns comentários a favor e outros contra a privatização. Entregue também duas folhas de papel A4 e peça que escrevam em uma o título A Favor da privatização, e na outra, Contra a privatização. Peça que as equipes separem as falas nestas duas categorias: a favor e contra a privatização e depois coloquem nas folhas A4.
Você poderá entregar estas frases já recortadas ou pedir que os próprios alunos recortem e colem em folhas. Informe que eles terão 7 minutos.
Cole no quadro ou em outro local de boa visibilidade uma cartolina com o título “Argumentos a respeito da privatização” e os subtítulos, colocados lado a lado, “Contra” e “A favor”. Depois de terem terminado, vá chamando os alunos, um por equipe, para ler uma das frases que recebeu, dizer em que categoria a colocou e o porquê. Pergunte se as demais equipes concordam com a resposta dada. Se não concordarem, solicite que expliquem o porquê. Quando as equipes estiverem de acordo, peça que o aluno cole a frase na cartolina no local indicado. Pode ser que os alunos tenham dificuldade em categorizar as falas de Fernando Henrique Cardoso. Caso isso ocorra, deixe em aberto e espere até que a outra fala seja citada pelos alunos. Então, leia as duas falas e pergunte se, em conjunto, elas tendem mais a um lado que a outro ou se é necessário acrescentar outra categoria à tabela de argumentos da cartolina.
Quando todas as falas tiverem sido categorizadas, passe para a leitura e discussão do texto retirado da tese de Rosana Campos. Projete ou entregue para cada grupo uma cópia do texto “Consequências sociais das privatizações”. Apresente a autora e, em seguida, peça que um aluno leia o primeiro parágrafo. Pergunte: Qual é a perspectiva da autora referente à privatização, de acordo com o que foi lido? Fazendo referência aos memes, pergunte também: Como a autora explica as privatizações ocorridas em vários países latino-americanos? Depois da leitura do segundo parágrafo, pergunte que argumento visto anteriormente foi citado pela autora e que contra-argumento ela dá para a questão. Depois da leitura do terceiro parágrafo, peça que os alunos comentem sobre as consequências sociais negativas citadas por Campos.
Material complementar:
Falas dos entrevistados para impressão:
Texto “Consequências sociais da privatização” para impressão
Link para o vídeo: Privatizações e economia no Brasil - Quebrando o Tabu (GNT):
https://www.youtube.com/watch?v=z2xsrotWTAk Para você saber mais: Escolhas políticas, decisões econômicas, consequências sociais: um estudo sobre os impactos da democracia procedimental e do neoliberalismo na América Latina e no Brasil - Rosana Campos https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24053/000743275.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Problematização
Continuação
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos. Antes de começar, explique aos alunos que a ideia de privatização está relacionada à ideia de que o Estado deve se envolver muito pouco, ou até mesmo não se envolver com a economia.
Neste momento os alunos irão analisar as falas dos entrevistados no vídeo: Privatização e economia no Brasil - Quebrando o Tabu, da GNT. Se for possível, apresente o vídeo; se não, já comece entregando as falas às equipes. O vídeo contém 17 falas de entrevistados, que estão divididas em
dois arquivos. Decida, de acordo com as características da sua turma se entregará todas as falas a todas as equipes, se entregará de oito a nove para cada equipe ou se subdividirá ainda mais. O importante é que todas as equipes recebam alguns comentários a favor e outros contra a privatização. Entregue também duas folhas de papel A4 e peça que escrevam em uma o título A Favor da privatização, e na outra, Contra a privatização. Peça que as equipes separem as falas nestas duas categorias: a favor e contra a privatização e depois coloquem nas folhas A4. Você poderá entregar estas frases já recortadas ou pedir que os próprios alunos recortem e colem em folhas. Informe que eles terão 7 minutos.
Cole no quadro ou em outro local de boa visibilidade uma cartolina com o título “Argumentos a respeito da privatização” e os subtítulos, colocados lado a lado, “Contra” e “A favor”. Depois de terem terminado, vá chamando os alunos, um por equipe, para ler uma das frases que recebeu, dizer em que categoria a colocou e o porquê. Pergunte se as demais equipes concordam com a resposta dada. Se não concordarem, solicite que expliquem o porquê. Quando as equipes estiverem de acordo, peça que o aluno cole a frase na cartolina no local indicado. Pode ser que os alunos tenham dificuldade em categorizar as falas de Fernando Henrique Cardoso. Caso isso ocorra, deixe em aberto e espere até que a outra fala seja citada pelos alunos. Então, leia as duas falas e pergunte se, em conjunto, elas tendem mais a um lado que a outro ou se é necessário acrescentar outra categoria à tabela de argumentos da cartolina.
Quando todas as falas tiverem sido categorizadas, passe para a leitura e a discussão do texto retirado da tese de Rosana Campos. Projete ou entregue para cada grupo uma cópia do texto “Consequências sociais das privatizações”. Apresente a autora e, em seguida, peça que um aluno leia
o primeiro parágrafo. Pergunte qual é a perspectiva da autora referente à privatização, de acordo com o que foi lido. Fazendo referência aos memes, pergunte também aos alunos como a autora explica as privatizações ocorridas em vários países latino-americanos. Depois da leitura do segundo parágrafo, pergunte que argumento visto anteriormente foi citado pela autora e que contra-argumento ela dá para a questão. Depois da leitura do terceiro parágrafo, peça que os alunos comentem sobre as consequências sociais negativas citadas por Campos.
Material complementar:
Falas dos entrevistados para impressão:
Texto “Consequências sociais da privatização” para impressão
Link para o vídeo: Privatizações e economia no Brasil - Quebrando o Tabu (GNT):
https://www.youtube.com/watch?v=z2xsrotWTAk Para você saber mais: Escolhas políticas, decisões econômicas, consequências sociais: um estudo sobre os impactos da democracia procedimental e do neoliberalismo na América Latina e no Brasil - Rosana Campos https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24053/000743275.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Problematização
Continuação
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos. Antes de começar, explique aos alunos que a ideia de privatização está relacionada à ideia de que o Estado deve se envolver muito pouco, ou até mesmo não se envolver com a economia.
Neste momento os alunos irão analisar as falas dos entrevistados no vídeo: Privatização e economia no Brasil - Quebrando o Tabu, da GNT. Se for possível, apresente o vídeo; se não, já comece entregando as falas às equipes. O vídeo contém 17 falas de entrevistados, que estão divididas em
dois arquivos. Decida, de acordo com as características da sua turma, se entregará todas as falas a todas as equipes, se entregará de oito a nove para cada equipe ou se subdividirá ainda mais. O importante é que todas as equipes recebam alguns comentários a favor e outros contra a privatização. Entregue também duas folhas de papel A4 e peça que escrevam em uma o título A Favor da privatização, e na outra, Contra a privatização. Peça que as equipes separem as falas nestas duas categorias: a favor e contra a privatização e depois coloquem nas folhas A4.
Você poderá entregar essas frases já recortadas ou pedir que os próprios alunos recortem e colem em folhas. Informe que eles terão 7 minutos.
Cole no quadro ou em outro local de boa visibilidade uma cartolina com o título “Argumentos a respeito da privatização” e os subtítulos, colocados lado a lado, “Contra” e “A favor”. Depois de terem terminado, vá chamando os alunos, um por equipe, para ler uma das frases que recebeu, dizer em que categoria a colocou e o porquê. Pergunte se as demais equipes concordam com a resposta dada. Se não concordarem, solicite que expliquem o porquê. Quando as equipes estiverem de acordo, peça que o aluno cole a frase na cartolina no local indicado. Pode ser que os alunos tenham dificuldade em categorizar as falas de Fernando Henrique Cardoso. Caso isso ocorra, deixe em aberto e espere até que a outra fala seja citada pelos alunos. Então, leia as duas falas e pergunte se, em conjunto, elas tendem mais a um lado que a outro ou se é necessário acrescentar outra categoria à tabela de argumentos da cartolina.
Quando todas as falas tiverem sido categorizadas, passe para a leitura e a discussão do texto retirado da tese de Rosana Campos. Projete ou entregue para cada grupo uma cópia do texto “Consequências sociais das privatizações”. Apresente a autora e, em seguida, peça que um aluno leia
o primeiro parágrafo. Pergunte qual é a perspectiva da autora referente à privatização, de acordo com o que foi lido. Fazendo referência aos memes, pergunte também aos alunos como a autora explica terem ocorrido privatizações em vários países latino-americanos. Depois da leitura do segundo parágrafo, pergunte que argumento visto anteriormente foi citado pela autora e que contra-argumento ela dá para a questão. Depois da leitura do terceiro parágrafo, peça que os alunos comentem sobre as consequências sociais negativas citadas por Campos.
Material complementar:
Falas dos entrevistados para impressão:
Texto “Consequências sociais da privatização” para impressão
Link para o vídeo: Privatizações e economia no Brasil - Quebrando o Tabu (GNT):
https://www.youtube.com/watch?v=z2xsrotWTAk Para você saber mais: Escolhas políticas, decisões econômicas, consequências sociais: Um estudo sobre os impactos da democracia procedimental e do neoliberalismo na América Latina e no Brasil - Rosana Campos https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24053/000743275.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Após o término das discussões anteriores, lance uma última pergunta: Que interesses são atendidos e que interesses são desatendidos com as privatizações na América Latina? Espera-se que os alunos comentem que são atendidos os interesses dos grandes empresários e corporações, e desatendidos os interesses da população em geral, por causa do aumento do desemprego e da pobreza.
Em seguida, solicite que os grupos produzam um quadrinho ou um meme que, de maneira cômica, faça um comentário com base nas discussões feitas na aula. Os resultados podem ser colados na sala de aula ou disponibilizados na internet.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, as capturas (prints) dos três memes do contexto e as orientações, para que os alunos façam as análises. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
O 1º meme representa Fernando Henrique Cardoso, que foi presidente do Brasil entre 1995 e 2002.
- Vocês já o conheciam?
- O que vocês entenderam do meme?
- O que é privatização?
O 2º meme representa Carlos Menem, que foi presidente da Argentina entre 1989 e 1999. Ele diz “Muito bom o seu comentário, vou privatizá-lo”
- O que há em comum entre o primeiro meme e o segundo?
O 3º meme mostra Carlos Salinas de Gortari, que foi presidente do México entre 1988 e 1994. Ele diz “A publicação está muito competente, mas tenho que privatizá-la”
- A que conclusões podemos chegar com base nestes três memes?
- Que mensagem estes memes procuram transmitir?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares, e então respondam.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento com as falas dos entrevistados no vídeo “Privatizações e economia no Brasil” ,de Quebrando o Tabu, e o documento com o texto “Consequências sociais das privatizações”. Você pode encaminhar todas as falas dos entrevistados para todos os alunos ou grupos ou destinar quantas achar necessário para cada, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Se possível, encaminhe junto o link, para que os alunos possam ver o trecho do documentário no Youtube (disponível aqui).
Junto com os textos e link para o vídeo, encaminhe um roteiro informando a melhor forma para que os alunos analisem as fontes.
Roteiro para análise dos textos
1º - Texto “Privatização e economia no Brasil”
- Construam uma tabela e classifiquem as falas dos entrevistados em: a favor da privatização e contra a privatização.
2º - Texto “Consequências sociais das privatizações”
- Qual é a perspectiva da autora do texto referente à privatização?
- Como a autora do texto explica as privatizações ocorridas em vários países latino-americanos?
- Que argumento, visto anteriormente, foi citado pela autora, e que contra-argumento ela dá para a questão?
- Cite algumas das consequências sociais negativas citadas por Campos no texto.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas no grupo da sala, no Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. Podem imprimir as falas dos candidatos para colá-las nas tabelas, copiá-las no caderno, fazer no computador ou smartphone e copiar as falas dos entrevistados para as colunas que considerarem que pertencem.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Outra alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que os alunos ou grupos apresentem as respostas e você responda dúvidas e acrescente informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe as orientações para que produzam um texto, áudio ou vídeo respondendo o questionamento.
- Quais interesses são atendidos e quais não são, com as privatizações na América Latina? Justifique.
Os alunos podem enviar as reflexões por Whatsapp, Google Sala de Aula, e-mail, entre outros, ou fazer postagens para redes sociais, criando uma hashtag para divulgar os trabalhos para os colegas e a comunidade.
Se optar por fazer um momento síncrono ao final da problematização, pode aproveitar este momento para lançar o questionamento e fazer um debate com a sala.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem assistir ao trecho do documentário sobre privatizações no Youtube, disponível no canal GNT (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização. Políticas econômicas na América Latina
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI34 Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina assim como seus impactos sociais nos países da região.
Palavras-chave: Privatização, neoliberalismo, políticas econômicas, América Latina.