Plano de Aula

Plano de aula: Privatizações na América Latina e suas consequências sociais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas econômicas na América Latina

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI34, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Cópias impressas das falas dos entrevistados por Quebrando o Tabu; cópias impressas do texto ou projetor para projeção; folhas de papel A4; cartolina; cola.

Material complementar:

Falas dos entrevistados para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Gkp3dPYAmjPgWGFM3sewK6EcX4EG53KGanM7GrHr9YMkqkhwGbfjMDcPpCkM/his9-34und04-problematizacao-11-privatizacao-e-economia-no-brasil.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TQhu7en4Rr3KxFgd7fTYdmq5wme45UUXa5UBuF2Y8RbBPzsmgugvVBTURhya/his9-34und04-problematizacao-12-privatizacao-e-economia-no-brasil.pdf

Texto “Consequências sociais da privatização” para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxqZDWnDZWN3CVqGdRh2f7rBsXDym9XzNXd7cUCgeeN62sfRDmwfA2QexUFM/his9-34und04-problematizacao-2-consequencias-sociais-das-privatizacoes.pdf

Link para o vídeo: Privatizações e economia no Brasil - Quebrando o Tabu (GNT):

https://www.youtube.com/watch?v=z2xsrotWTAk

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

Escolhas políticas, decisões econômicas, consequências sociais: um estudo sobre os impactos da democracia procedimental e do neoliberalismo na América Latina e no Brasil - Rosana Campos

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24053/000743275.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

O objetivo desta aula é que os alunos consigam identificar as consequências das privatizações para as populações latino-americanas. Note que não se trata de fazer juízo de valor sobre as privatizações em si, mas de analisar histórica e criticamente um processo continental específico e contextualizado de privatizações cujos resultados são colocados em discussão neste plano. É preciso ter em mente que as reformas neoliberais, onde se incluem as privatizações, foram aplicadas de maneiras diferentes ao redor do mundo, e foi na América Latina, pela extensão das reformas, onde houve um maior prejuízo para a população.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO