Contexto - Mudanças na CLT 100%
Plano de Aula
Plano de aula: A flexibilização das leis trabalhistas e suas consequências sociais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas econômicas na América Latina
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI34, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material complementar:
Mudanças na CLT em 2017, para impressão:
Imagem 1 - Passeata na Argentina, para impressão:
Imagem 2 - Passeata no Brasil, para impressão:
Imagem 3 - Passeata no Uruguai, para impressão:
Imagem 4 - Passeata no México, para impressão:
Textos sobre Consenso de Washington e Políticas neoliberais e direitos trabalhistas, para impressão:
Para você saber mais:
Texto da reforma trabalhista brasileira de 2017:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13467.htm
Passeata de trabalhadores no Uruguai:
https://www.politize.com.br/direitos-trabalhistas-no-mundo/
Passeata contra a Reforma trabalhista no México:
Reforma na Argentina:
http://entodonoticias.com/argentina-protesta-reforma-laboral-macri/
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo desta aula é que os alunos discutam o impacto da flexibilização das leis trabalhistas com base na perspectiva das populações latino-americanas.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos. Entregue a cada grupo informações sobre uma mudança feita na reforma trabalhista contendo as informações de como era antes e como é agora. Peça que os grupos leiam e discutam entre si, em 3 minutos. Em seguida, chame um membro de cada grupo para ler as informações e dar a sua opinião. Convidem os demais grupos a opinar também. Você também pode optar por projetar os slides com as mudanças ocorridas após a reforma trabalhista para toda a sala e solicitar que alguns alunos exponham suas opiniões.
Material complementar:
Mudanças na CLT, para impressão:
Para você saber mais:
Texto da reforma trabalhista de 2017:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13467.htm
Contexto
continuação.
Contexto
continuação.
Contexto
continuação.
Contexto
continuação.
Contexto
continuação.
Contexto
continuação.
Contexto
continuação.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Projete ou entregue cópias impressas das imagens aos grupos. A cada fotografia, peça que os alunos descrevam o que é possível ver nela. Depois que tenham sido esgotadas as informações, pergunte o que é possível inferir por meio das imagens. Peça que expliquem o que ocorre na foto, com a ajuda da legenda e das informações adicionais presentes nos prints e nos comentários. Deixe claro para os alunos em que país foi tirada cada fotografia e suas respectivas datas.
Depois da análise de todas as imagens, pergunte o que há em comum. Espera-se que, entre outras coisas, os alunos apontem que em todos estes países houve manifestações de trabalhadores. Caso apresentem dificuldade para compreender esta relação, chame a atenção para o fato de as fotografias ter sido tiradas em vários países da América Latina e apresentarem o mesmo cenário: trabalhadores protestando contra mudanças nas legislações trabalhistas.
Feito isso, projete ou entregue cópias aos grupos dos dois textos sobre Consenso de Washington e políticas neoliberais e direitos trabalhistas. Dê um tempo para que realizem a leitura e lance os questionamentos:
- Qual a relação entre os dois textos e as imagens analisadas na aula? Por que as pessoas estavam protestando contra as reformas trabalhistas em seus países?
- Que relação podemos estabelecer entre o Consenso de Washington, a política neoliberal, as reformas trabalhistas na América Latina e as reações das populações?
Nas duas primeiras questões espera-se que os alunos comentem que os dois textos falam sobre motivos que levaram governos a alterar suas legislações trabalhistas em busca de flexibilização e menos garantias para os trabalhadores e que as fotografias demonstram que parte da população teve uma reação negativa a estas mudanças.
Na segunda questão espera-se que os alunos comentem que as reformas trabalhistas na América Latina, em geral, buscam aumentar o lucro dos empregadores e das empresas, retirando direitos e trazendo mudanças para a vida dos trabalhadores que nem sempre são positivas para todos, e que esta tem sido uma realidade em vários países da América Latina. Caso apresentem dificuldade para responder estes questionamentos, retome trechos dos textos como “Desregulação da economia, com a redução da legislação de controle sobre o processo econômico e das relações trabalhistas”, do texto sobre o Consenso de Washington, ou “A flexibilização das relações trabalhistas surge como uma das principais metas neoliberais no campo do trabalho. Representa o caminho mais curto para manter a hegemonia do sistema capitalista, com a eliminação da oposição dos trabalhadores, dos quais, aos poucos, seriam retirados os direitos”, do texto sobre políticas neoliberais e direitos trabalhistas.
Material complementar:
Imagem 1 - Passeata na Argentina, para impressão:
Imagem 2 - Passeata no Brasil, para impressão:
Imagem 3 - Passeata no Uruguai, para impressão:
Imagem 4 - Passeata no México, para impressão:
Textos sobre Consenso de Washington e Políticas neoliberais e direitos trabalhistas, para impressão:
Para você saber mais:
Protestos contra a Reforma Trabalhista no Brasil:
Passeata de trabalhadores no Uruguai
https://www.politize.com.br/direitos-trabalhistas-no-mundo/
Passeata contra a Reforma Trabalhista no México
Reforma na Argentina
http://entodonoticias.com/argentina-protesta-reforma-laboral-macri/
Problematização
continuação.
Passeata na Argentina: “Centenas de pessoas saíram às ruas de Buenos Aires para dizer não às medidas neoliberais do governo e defender seus direitos como trabalhadores”. (Tradução livre).
ENTODONOTICIAS. Cientos de personas en Argentina protestan contra reforma laboral Macri, 2017. Disponível em: <http://entodonoticias.com/argentina-protesta-reforma-laboral-macri/>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Problematização
continuação.
Passeata no Brasil: “Milhares de pessoas protestaram nesta sexta-feira (10/11) em pelo menos 24 estados do país e no Distrito Federal, contra as reformas trabalhista, que entra em vigor neste sábado, e previdenciária. Os atos foram convocados pelas centrais sindicais e movimentos sociais”.
DW. Protestos contra reforma trabalhista ocorrem em várias cidades, 2017. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/protestos-contra-reforma-trabalhista-ocorrem-em-v%C3%A1rias-cidades/a-41336286>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Problematização
continuação.
Passeata no Uruguai: Protesto de trabalhadores no Uruguai em 2015.
POLITIZE. O direito do trabalhador ao redor do mundo. Disponível em: <https://www.politize.com.br/direitos-trabalhistas-no-mundo/>.
Acesso em: 15 nov. 2018.
Problematização
continuação.
Passeata no México: “México aprova reforma trabalhista em meio a protestos”. (Tradução livre).
HISPANTV. México aprueba reforma laboral en medio de protestas, 2015. Disponível em: <https://www.hispantv.com/noticias/sudamerica/149920/mexico-aprueba-reforma-laboral-en-medio-de-protestas>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Problematização
continuação.
Problematização
continuação.
Problematização
continuação.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que cada equipe produza um cartaz fazendo alguma reivindicação relacionada às discussões feitas na aula.
Espera-se que os estudantes relacionem os conceitos de neoliberalismo às mudanças nas legislações trabalhistas ocorridas nas últimas décadas na América Latina e que tenham a oportunidade de refletir sobre trabalho e legislação, colocando nos cartazes as suas opiniões e anseios em relação à vida trabalhista.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula e o documento com as mudanças da Reforma Trabalhista de 2017. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
A proposta neste momento é que você divida as mudanças citadas no texto entre os grupos, de forma que cada um analise uma das mudanças.
Se os alunos estiverem trabalhando individualmente ou em grupos menores, você pode enviar a mesma mudança para que analisem.
Peça para que os alunos/grupos reflitam e discutam sobre a mudança que receberam e dêem a opinião, observando se acham positivo ou negativo e o porquê. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os documentos com as 4 imagens de protestos trabalhistas em países da América Latina, com os textos e o roteiro informando a melhor forma para que os alunos analisem as fontes.
Roteiro para análise dos textos
1ª - Imagem Passeata na Argentina. A matéria diz “Centenas de pessoas saíram às ruas de Buenos Aires para dizer não às medidas neoliberais do governo e defender seus direitos como trabalhadores”
Construam uma tabela e classifiquem as falas dos entrevistados em: a favor da privatização e contra a privatização.
2ª - Imagem Passeata no Brasil. A matéria diz “Milhares de pessoas protestaram nesta sexta-feira (10/11) em pelo menos 24 estados do país e no Distrito Federal, contra as reformas trabalhista, que entra em vigor neste sábado, e previdenciária. Os atos foram convocados pelas centrais sindicais e movimentos sociais”.
3ª - Imagem Protesto de trabalhadores no Uruguai em 2015.
4ª - Imagem Passeata no México. A matéria diz “México aprova reforma trabalhista em meio a protestos”.
Observe as 4 imagens e depois responda:
- O que é está ocorrendo em cada imagem?
- O que as imagens têm em comum?
5º - Textos “Consenso de Washington” e “Políticas neoliberais e direitos trabalhistas”
- Qual a relação entre os dois textos e as imagens?
- Por que as pessoas estavam protestando contra as reformas trabalhistas em seus países?
- Que relação podemos estabelecer entre o Consenso de Washington, a política neoliberal, as reformas trabalhistas na América Latina e as reações das populações?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas no grupo da sala, no Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Outra alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que os alunos ou grupos apresentem as respostas e você responda dúvidas e acrescente informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe as orientações para que produzam um cartaz com as reivindicações em relação às leis trabalhistas.
Eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou construir os cartazes virtualmente, utilizando um app ou software que permita edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Eles podem enviar os cartazes por Whatsapp, Google Sala de Aula, e-mail, entre outros, ou postar as produções nas redes sociais criando uma hashtag para divulgá-las para colegas e comunidade.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Proponha que os alunos pesquisem com familiares mais velhos, através do telefone, Whatsapp etc. por quais mudanças trabalhistas eles já passaram em seus períodos de vida e o que acham das alterações da Reforma de 2017.
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente
Objeto(s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização.Políticas econômicas na América Latina.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI34) Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina assim como seus impactos sociais nos países da região.
Palavras-chave: Leis trabalhistas, flexibilização, América Latina, História recente.