Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula e o documento com as mudanças da Reforma Trabalhista de 2017. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
A proposta neste momento é que você divida as mudanças citadas no texto entre os grupos, de forma que cada um analise uma das mudanças.
Se os alunos estiverem trabalhando individualmente ou em grupos menores, você pode enviar a mesma mudança para que analisem.
Peça para que os alunos/grupos reflitam e discutam sobre a mudança que receberam e dêem a opinião, observando se acham positivo ou negativo e o porquê. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os documentos com as 4 imagens de protestos trabalhistas em países da América Latina, com os textos e o roteiro informando a melhor forma para que os alunos analisem as fontes.
Roteiro para análise dos textos
1ª - Imagem Passeata na Argentina. A matéria diz “Centenas de pessoas saíram às ruas de Buenos Aires para dizer não às medidas neoliberais do governo e defender seus direitos como trabalhadores”
Construam uma tabela e classifiquem as falas dos entrevistados em: a favor da privatização e contra a privatização.
2ª - Imagem Passeata no Brasil. A matéria diz “Milhares de pessoas protestaram nesta sexta-feira (10/11) em pelo menos 24 estados do país e no Distrito Federal, contra as reformas trabalhista, que entra em vigor neste sábado, e previdenciária. Os atos foram convocados pelas centrais sindicais e movimentos sociais”.
3ª - Imagem Protesto de trabalhadores no Uruguai em 2015.
4ª - Imagem Passeata no México. A matéria diz “México aprova reforma trabalhista em meio a protestos”.
Observe as 4 imagens e depois responda:
- O que é está ocorrendo em cada imagem?
- O que as imagens têm em comum?
5º - Textos “Consenso de Washington” e “Políticas neoliberais e direitos trabalhistas”
- Qual a relação entre os dois textos e as imagens?
- Por que as pessoas estavam protestando contra as reformas trabalhistas em seus países?
- Que relação podemos estabelecer entre o Consenso de Washington, a política neoliberal, as reformas trabalhistas na América Latina e as reações das populações?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas no grupo da sala, no Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Outra alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que os alunos ou grupos apresentem as respostas e você responda dúvidas e acrescente informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe as orientações para que produzam um cartaz com as reivindicações em relação às leis trabalhistas.
Eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou construir os cartazes virtualmente, utilizando um app ou software que permita edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Eles podem enviar os cartazes por Whatsapp, Google Sala de Aula, e-mail, entre outros, ou postar as produções nas redes sociais criando uma hashtag para divulgá-las para colegas e comunidade.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Proponha que os alunos pesquisem com familiares mais velhos, através do telefone, Whatsapp etc. por quais mudanças trabalhistas eles já passaram em seus períodos de vida e o que acham das alterações da Reforma de 2017.
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.