Plano de Aula

Plano de aula: Ditadura Civil-Militar e as populações indígenas

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Indígenas e quilombolas na ditadura

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI21 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O plano de aula em questão procura relacionar o projeto desenvolvimentista colocado em prática durante a ditadura civil-militar com a violação dos direitos das populações indígenas. Para além da tomada do território indígena para a construção das rodovias e hidrelétricas, será trabalhado o projeto de integracionismo dos povos indígenas proposto pela ditadura civil-militar.

Materiais necessários: Cópias impressas ou projeção dos textos 1, 2 e 3 para que os alunos, divididos em trios, possam ler e analisar. Folhas de ofício e canetinhas para a sistematização.

Material complementar:

Documento 1 - Contexto: Trecho Comissão da verdade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XCuB6F4SaNEuyrnpRtYng7dfm2mhWWSVba23QRgkhub5FWfdDrh3JXGXepTf/his9-21und01-documento-1-trecho-comissao-da-verdade.pdf

Documento 2 - Problematização: Memórias da ditadura civil-militar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4g3qf5GgHd7kNNb92dGywDZtqDn9nCtW5q4bQjNuY7Aq4EhQEYCMqjgCta3U/his9-21und01-documento-2-memorias-da-ditadura-civil-militar.pdf

Documento 3 - Problematização: Entrevista sobre os Irmãos Villas Bôas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vrKfrgAYHg2MnrVzRtW7yQzdcjVqdE2qsMgEppsFRFK927ruNkXRpK27U9U/his9-21und01-documento-3-entrevista-sobre-os-irmaos-villas-boas.pdf

Para você saber mais:

Segue abaixo algumas referências sobre a temática da aula e dos conceitos nela utilizadas.

Link do memórias da ditadura: http://memoriasdaditadura.org.br/indigenas/index.html (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Reportagem jornal o Globo sobre a história da resistência e morte dos povos indígenas na ditadura. Link: https://glo.bo/2EHAMmk (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Referência de conteúdo sobre ditadura militar e as populações indígenas: link: https://www.ufmg.br/brasildoc/temas/5-ditadura-militar-e-populacoes-indigenas/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Conselho Indigenista missionário sobre a atuação da ditadura para com os povos indígenas: https://cimi.org.br/2014/03/35850/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Conceito de ditadura civil-militar: http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o e

http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324 (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Sobre o projeto de desenvolvimentismo durante a ditadura civil-militar:

http://revistaprincipios.com.br/artigos/51/cat/1492/política-externa-e-desenvolvimento-no-regime-militar-.html (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Sobre o conceito de integracionismo indígena durante a ditadura civil-militar:

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/23/album/1500833290_860968.html#foto_gal_1 (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Conceito de integração segundo a Comissão Nacional da Verdade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ge6kYj8PUfYRQWnpuNAe4wjSAZUajsWRRAP8fxMUkmkgZVrFpVd9g5NjNeEH/his9-21und01-conceito-de-integracao.pdf (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

O que foi a comissão nacional da verdade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rcqSYCkMcM8fXUqx3DK5uH9DZbPYYsds4QUxX6e3yTDBmBSTnfTv3bEWxhmA/his9-21und01-definicao-da-comissao-nacional-da-verdade.pdf (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Conceito de desenvolvimentismo: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/desenvolvimentismo (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Referências bibliográficas:

FICO, C. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Record, 2004;

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014;

REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014;

DAVIS, Shelton H. Vítimas do Milagre; o desenvolvimento e os índios do Brasil. São Paulo: Zahar, 1978;

MARTINS, Edilson. Nossos índios, nossos mortos. Rio de Janeiro: CODECRI, 1978;

CAMPOS, André. Krenak: O presídio indígena da ditadura. Poratim, Brasília: Cimi, v. 347, agosto 2012.

MARCATO, Sônia de Almeida. A repressão contra os Botocudos em Minas Gerais. Boletim do Museu do Índio, Col. Etno-História. Rio de Janeiro: Museu do Índio, v. 1, maio de 1979.

-----------. Via-crucis de um povo. Os Krenak às margens do rio Doce, Funai, Brasília, 1982. PREZIA, Benedito. O povo Krenak: o exílio de um povo. Suplemento do Porantim, jan./fev. 1988, p. 2.

-----------. Indígenas do Leste do Brasil. Destruição e resistência. São Paulo: Paulinas, 2004, p. 51-57.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma. Você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma.

A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender ao final desta. Mas, é muito importante não antecipar nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.

O objetivo central da aula é que os alunos compreendam como o projeto desenvolvimentista, com as obras ditas obras “faraônicas”, impactaram nas comunidades indígenas durante o período da ditadura civil-militar.

Para você saber mais:

O conceito de desenvolvimentismo foi utilizado no Brasil no período de Juscelino Kubitscheck e retomado nos projetos da ditadura civil-militar, segue o verbete do acervo do cpdoc: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/desenvolvimentismo (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Sobre o projeto desenvolvimentista e as obras faraônicas da ditadura civil-militar:

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/obras-de-infraestrutura-do-brasil-na-ditadura/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Para saber mais sobre o conceito e projeto de integracionismo das populações indígenas durante a ditadura civil-militar ver os links abaixo:

https://www.ufmg.br/brasildoc/temas/5-ditadura-militar-e-populacoes-indigenas/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/200integra.html (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados