O que é Inflação?
Plano de Aula
Plano de aula: A inflação no Brasil e o Plano Real
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estudo sobre o Brasil 1989-2019
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI24, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano de aula em questão tem como objetivo compreender os efeitos da inflação na sociedade brasileira no período dos anos de 1990 a 1994.
Materiais necessários: Quadro para apresentação das perguntas que irão nortear a aula ou data show para exibição dos slides com o objetivo e perguntas. Cópias dos textos 1, 2, 3 e 4 para os grupos. O texto 1 pode ser exibido ou até mesmo escrito no quadro. Folhas A4 e canetinhas para a Sistematização.
Material complementar:
Documento 1 - Contexto: O que é a inflação?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YYh6x8jzYXHh86NM9qWNTTEGe2VAr4BGrbndBq5xAQSjFsKmcv82hWBzbg2Z/his9-24und01-o-que-e-inflacao.pdf
Documento 2 - Problematização: Gráfico do IPCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39RGPN6UXPDGEAUPJ8WR89TM4QfJyBm6CkpYHmVzf7QdEA69PGBdy9n3U8y5/variacao-do-ipca.pdf
Documento 3 - Problematização: Reportagem sobre inflação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a85fhyKC5xbXQMj2bw3Y6Qk5HSgsqnEaCfs9QrR6SARA7ZruVcSVu2kqK4Xq/his9-24und01-inflacao-no-cotidiano.pdf
Documento 4 - Problematização: Vídeo 20 anos do Plano Real: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jIRzw5ChqJ0 Acesso em: 5/4/2019.
Para você saber mais:
Sobre o Plano Real: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/
Plano Real e a batalha contra a inflação: http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao
Hiperinflação e os planos econômicos: http://memorialdademocracia.com.br/hiperinflacao
Definições e características do Plano Real: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real
Implementação do Plano Real e características da época anterior: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal
Sobre o uso de tirinhas em sala de aula: https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas
Referências bibliográficas:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FRANCO, Gustavo Henrique Barroso. O Plano Real e outros ensaios. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. 358 p.
RANGEL, Ignácio. A inflação brasileira. 3 ed. São Paulo : Brasiliense, 1978. 150 p.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma. Você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo de aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender no fim desta. Mas é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.
Esta aula possui como objetivo que os alunos compreendam os impactos da inflação na sociedade brasileira no período dos anos de 1990 a 1994.
Para você saber mais:
Sobre o Plano Real: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/
Plano Real e a batalha contra a inflação: http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao
Hiperinflação e os planos econômicos: http://memorialdademocracia.com.br/hiperinflacao
Definições e características do Plano Real: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real
Implementação do Plano Real e características da época anterior: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em trios, escreva no quadro a palavra Inflação e pergunte aos alunos o que seria inflação? Após algumas opiniões dos alunos, peça que um aluno leia o texto do documento 1, sobre o que é a inflação para turma.
Documento 1 - Contexto: O que é a inflação?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YYh6x8jzYXHh86NM9qWNTTEGe2VAr4BGrbndBq5xAQSjFsKmcv82hWBzbg2Z/his9-24und01-o-que-e-inflacao.pdf
É esperado que os alunos digam que inflação é aumento dos preços dos produtos que ocorre em momentos de crise. Com a leitura do significado o professor pode auxiliar os alunos do debate sobre como funciona a inflação e como ela está presente em nossa sociedade.
Como adequar à sua realidade: Caso o país esteja enfrentando alguma situação de alta da inflação, separe manchetes de jornais locais, apresentando para os alunos a relevância e a atualidade do tema.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Disponibilize para os trios ou projete com o data show o documento 2 com o gráfico do IPCA. Peça que os trios analisem os dados de antes e depois do plano Real. Como estava a inflação antes e depois do Plano Real?
Esta fase deve durar em torno de 7 minutos.
Peça que um trio responda como era a inflação antes e outro trio responda como ficou a inflação após o Plano Real.
É esperado que os alunos percebam que a inflação antes do Plano Real chegou a bater mais de 728% ao ano, e após a implantação do Plano Real diminuiu para casa dos 7% ao ano.
Documento 2 - Problematização: Gráfico do IPCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39RGPN6UXPDGEAUPJ8WR89TM4QfJyBm6CkpYHmVzf7QdEA69PGBdy9n3U8y5/variacao-do-ipca.pdf
Para você saber mais:
Sobre o Plano Real: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/
Plano Real e a batalha contra a inflação: http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao
Hiperinflação e os planos econômicos: http://memorialdademocracia.com.br/hiperinflacao
Definições e características do Plano Real: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real
Implementação do Plano Real e características da época anterior: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal
Problematização
Orientações: Disponibilize para os trios uma cópia do documento 3 e reproduza o vídeo com utilização de um data show ou aparelho de televisão, peça que os trios leiam e observem a imagem presente na reportagem e as informações do vídeo.
Peça que os alunos comparem as duas fontes e respondam: Como a inflação impactou a vida do brasileiro comum? Quais as principais medidas que a população adotou durante o período da inflação?
Peça a dois alunos que leiam as considerações do seu trio sobre as questões acima.
Esta fase deve durar em torno de 13 minutos.
É esperado que os alunos percebam que a inflação impactou diretamente na vida dos brasileiros, aumentando os preços de itens básicos como alimentos e combustível, as remarcações dos preços ocorriam toda semana, às vezes até no mesmo dia, e muitos itens passaram a faltar nos mercados. Como medidas que a população fazia podem citar a antecipação na compra do combustível antes da remarcação semanal e a utilização de freezer e de despensas em casa para estocar alimentos.
Documento 3 - Problematização: Reportagem sobre inflação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a85fhyKC5xbXQMj2bw3Y6Qk5HSgsqnEaCfs9QrR6SARA7ZruVcSVu2kqK4Xq/his9-24und01-inflacao-no-cotidiano.pdf
Documento 4 - Problematização: Vídeo 20 anos do Plano Real: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jIRzw5ChqJ0 Acesso em: 5/4/2019.
Como adequar à sua realidade:
Caso o professor não tenha acesso a data show ou tv para exibição de vídeo sugiro substituí-lo pela reportagem disponível em: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/ Acesso em: 5/4/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que os trios elaborem uma tirinha sobre o impacto da inflação no cotidiano da sociedade ou retomando o documento 4, como a sociedade reagiu à alta da inflação, ou sobre a esperança presente com o Plano Real.
Partindo da reflexão feita na etapa da Problematização e da discussão em torno das fontes, peça que os alunos expressem sua opinião por meio de uma tirinha, abaixo seguem algumas dicas de como orientar os alunos na elaboração.
Para fechar a Sistematização peça que dois alunos apresentem suas tirinhas para os demais alunos. As tirinhas podem ser coladas depois e expostas em uma cartaz para que todos vejam ou compartilhada nas redes sociais da escola e no site.
Para orientar os alunos na elaboração das tirinhas é importante destacar que a tirinha possui duas formas de linguagem: a verbal e a não verbal e que se divide em quadros, é aconselhado lembrar aos alunos exemplos famosos de tirinhas, como a da Turma da Mônica e as tirinhas de jornal, para que se recordem da forma como se apresentam. O ideal é que os grupos elaborem tirinhas de três a quatro quadros, mas o professor pode deixar livre para que
os alunos decidam e contem sua história com criatividade e humor.
As tirinhas são definidas por Sérgio Roberto Costa como um:
Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. Circula em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal de mais ou menos 14 cm x 4 cm, em geral, na seção “Quadrinhos” do caderno de diversões, amenidades ou também conhecido como recreativo, onde se podem encontrar Cruzadas, Horóscopo, HQs etc.”
Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Para você saber mais:
Sobre o uso de tirinhas em sala de aula: https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e a questão disparadora para que os alunos debatam. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que é inflação?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e debater as ideias a respeito do tema. Em seguida, encaminhe o texto que explica brevemente o significado deste termo e questione:
- A definição de inflação apresentada é diferente da sua resposta? No que?
Problematização
Nesta etapa você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar primeiramente o gráfico do IPCA com o questionamento proposto, aguardar as respostas e depois enviar a reportagem sobre a inflação e o vídeo com os questionamentos ou encaminhá-los todos de uma vez, informando a melhor ordem para que analisem as fontes.
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Outra opção para esse momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder os questionamentos e discutir as respostas, enquanto você esclarece dúvidas e pontua informações.
Sistematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer as tirinhas em papel e enviar fotografias das produções, ou podem fazê-las no computador, utilizando softwares ou aplicativos que permitem edição de vídeo e imagem, como o Google Apresentações.
Os alunos podem enviar as tirinhas para o grupo da sala, para que você e os colegas possam ver, e postar nas redes sociais com uma hashtag que eles escolherem, para divulgar as produções.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações:disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Figueira
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: A História recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuaisOs protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira. O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI24 Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos.
Palavras-chave: Plano Real, inflação, estabilidade econômica 1990-1994.