Constituição de 1988
Plano de Aula
Plano de aula: A Constituição de 1988 e a luta pelos direitos das mulheres no Brasil
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estudo sobre o Brasil 1989-2019
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI24, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta aula tem como objetivo que os alunos compreendam as conquistas feministas na Constituição de 1988;
Materiais necessários: Cópias dos documentos 1, 2 e 3 que serão disponibilizados para os grupos, data show para exibição das perguntas que irão nortear a aula ou poderão ser escritas no quadro. Cartolina e canetinhas para a Sistematização.
Material complementar:
Documento 1 - Contexto: Constituição de 1988 - Dos direitos e garantias fundamentais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xNTQkVQKBnpbARHr2HkMuSU8NDZFa5rXvAUNs5Vae5Z6duxXpPP5bRrZNHEJ/his9-24und02-constituicao-de-1988.pdf
Documento 2 - contexto: Lobby do Batom: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sNY8AJZh65HXJSxT9Bt5gGzweeBbGdGaCFmsKbJ2UPt4U9rH3x2WF8K4PeT6/his9-24und02-lobby-do-batom.pdf
Documento 3 - Problematização: Carta das mulheres aos constituintes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vfe7xrSBBPPRMfBa2vc55Sd3YTChRPRQy2kp4yAzvJMCaEmefMkQbrBrJZVy/his9-24und02-carta-das-mulheres-a-constituinte.pdf
Para você saber mais:
Constituição de 1988: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
Sobre a conquista do direito ao voto: https://goo.gl/Fwp1xd
Fatos históricos que marcaram as conquistas das mulheres: https://goo.gl/wwvPVf
Sobre a luta dos direitos das mulheres: https://goo.gl/9ttVgy
Código Penal Brasileiro: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm
O Lobby do Batom, para dar o nosso tom: a Constituição Federal e os avanços no âmbito da família e da saúde: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/06/lobby-do-batom-marco-historico-no-combate-a-discriminacoes
Lobby do Batom mostrou poder de coesão feminina na Constituição de 1988: https://arte.estadao.com.br/focas/capitu/materia/lobby-do-batom-mostrou-poder-de-coesao-feminina-na-constituicao-de-1988
Referências bibliográficas:
PRIORE, Mary del. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
COELHO, João Gilberto Lucas , OLIVEIRA, Antônio Carlos Nantes de. A nova Constituição: avaliação do texto e perfil dos constituintes. Rio de Janeiro: Revan/INESC, 1989.
VILLA, Marco Antônio. 1988 - uma Constituição para chamar de sua?. In:___. A história das constituições brasileiras. São Paulo: Leya, 2011. p. 111-129.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma, você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo de aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender no fim desta. Mas é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.
Esta aula possui como objetivo os alunos compreenderem as conquistas feministas na Constituição de 1988.
Para você saber mais:
Constituição de 1988: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
Sobre a conquista do direito ao voto: https://goo.gl/Fwp1xd
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o trecho do Art. 5° da Constituição de 1988 que prevê a igualdade entre homens e mulheres, pode ser projetado com um data show ou escrito no quadro. Peça que um aluno faça a leitura. Pergunte aos alunos: O que o trecho da Constituição está estabelecendo como lei? Sempre foi desta maneira?
É esperado que neste momento os alunos destaquem os direitos à vida, à liberdade, à igualdade de todos perante a lei, à segurança, à propriedade, mas principalmente é desejado que eles destaquem que a Constituição define homens e mulheres como iguais em direitos e obrigações nos termos da Constituição. E que esta definição de igualdade nem sempre foi assim, que antes no Brasil as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens.
Neste momento os alunos podem até não ter conhecimento sobre todos os direitos que as mulheres não tinham acesso antes da Constituição de 1988,
mas o importante é que o professor promova o questionamento: Será que estes direitos sempre foram garantidos por lei?
Será que as mulheres tinham direito ao trabalho, à liberdade, à propriedade privada no tempo das nossas avós e bisavós?
Tempo estipulado para esta etapa é de 6 minutos.
Documento 1 - Contexto: Constituição de 1988 - Dos direitos e garantias fundamentais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xNTQkVQKBnpbARHr2HkMuSU8NDZFa5rXvAUNs5Vae5Z6duxXpPP5bRrZNHEJ/his9-24und02-constituicao-de-1988.pdf
Para você saber mais:
Constituição de 1988: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
Sobre a conquista do direito ao voto: https://goo.gl/Fwp1xd
Fatos históricos que marcaram as conquistas das mulheres: https://goo.gl/wwvPVf
Sobre a luta dos direitos das mulheres: https://goo.gl/9ttVgy
Contexto
Orientações: Divida a turma em cinco grupos, disponibilize para os alunos o texto do documento 2, sobre o movimento do Lobby do Batom pela Constituição de 1988. Peça que um aluno leia para a turma o trecho da notícia. Após a leitura do documento 2 peça que os alunos comentem o lema
da bancada feminina:
“Constituinte pra valer tem que ter direitos das mulheres”. Lobby do Batom
Destacar que, antes da Constituinte que elaborou a Constituição de 1988, as mulheres tinham pouca participação política e poucas leis que garantiam os seus direitos na sociedade brasileira, então é esperado que os alunos destaquem que o lema traz a ideia de que para a Constituinte ser cidadã e democrática ela tinha que ter a voz das mulheres, os direitos das mulheres.
Tempo estipulado para esta etapa é de 6 minutos. Peça que dois grupos compartilhem sua opinião.
Documento 2 - Contexto: Lobby do Batom: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sNY8AJZh65HXJSxT9Bt5gGzweeBbGdGaCFmsKbJ2UPt4U9rH3x2WF8K4PeT6/his9-24und02-lobby-do-batom.pdf
Para você saber mais:
Constituição de 1988: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
Sobre a conquista do direito ao voto: https://goo.gl/Fwp1xd
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Ainda nos grupos, exiba a assinatura da Carta das mulheres aos constituintes ou escreva no quadro e disponibilize aos grupos um trecho do documento 3. A Carta das mulheres aos constituintes possui as reivindicações dividas por temas. Cada grupo irá receber um trecho diferente da carta, os temas são: família, trabalho, saúde, educação e cultura e violência. A proposta é que cada grupo leia um trecho da carta e responda:
Quais as principais reivindicações propostas pelas mulheres a Constituição no seu tema?
Tema família: É esperado que os alunos destaquem a reivindicação de ambos os cônjuges, marido e esposa, ter direitos e deveres iguais na administração dos bens e responsabilidade sobre os filhos. Igualdade de registro dos filhos. Direito da mulher rural em ter acesso a terras da reforma agrária em seu nome, combate ao abandono de filhos menores.
O professor pode destacar para os alunos a LEI Nº 13.112, DE 30 DE MARÇO DE 2015 que estabeleceu mudanças na lei de registro, para permitir à mulher, em igualdade de condições, proceder ao registro de nascimento do filho. Antes o pai poderia registrar a criança possuindo apenas a identidade da mãe, mas a mãe não poderia sozinha registrar a criança sem ter uma certidão de casamento ou declaração do pai.
Para saber mais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13112.htm
Tema trabalho: É esperado que os alunos destaquem as reivindicações pela igualdade de salários entre homens e mulheres que exercem o mesmo trabalho, igualdade de condições e acesso ao mercado de trabalho, garantia do emprego a mulher gestante, licença para o pai nos períodos de natal,
licença especial para as pessoas que adotem crianças.
Tema saúde: É esperado que os alunos destaquem as reivindicações por um sistema único de saúde, fiscalização dos medicamentos, garantia do direito da mulher conhecer e decidir sobre o seu corpo, garantia da livre opção pela maternidade, oferecer acesso gratuito aos métodos contraceptivos.
Tema educação e cultura: É esperado que os alunos destaquem as reivindicações pela defesa da educação pública que priorize a democracia e a formação de cidadãos, dando ênfase a igualdade dos sexos, à luta contra o racismo e todas as formas de discriminação. Dever do estado combater o analfabetismo.
Tema violência: É esperado que os alunos destaquem as reivindicações pela criminalização dos atos cometidos contra as mulheres, que envolvam agressões físicas, psicológicas ou sexuais, pelo reconhecimento como estupro de qualquer ato ou relação sexual forçada. Retirada da lei do termo mulher honesta. Criação de delegacias especializadas para o atendimento à mulher.
Documento 3 - Problematização: Carta das mulheres aos constituintes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vfe7xrSBBPPRMfBa2vc55Sd3YTChRPRQy2kp4yAzvJMCaEmefMkQbrBrJZVy/his9-24und02-carta-das-mulheres-a-constituinte.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Disponibilize uma cartolina para cada grupo, peça que eles escrevam a sua resposta da Problematização na cartolina, destacando das reivindicações de cada tema as que atualmente já foram conquistadas pelas mulheres e fazem parte da Constituição.
É esperado que os alunos identifiquem que a Constituição de 1988 atendeu grande parte das reivindicações das mulheres daquela época, que se fizeram representar por meio de deputadas e senadoras, avanços como a igualdade perante a lei, licença-maternidade de 120 dias, o direito à posse da terra ao homem e à mulher, igualdade de direitos e de salários entre homem e mulher; mecanismos para coibir a violência doméstica; a igualdade de direitos e responsabilidades na família, a definição do princípio da não discriminação por sexo e raça-etnia, a proibição da discriminação da mulher no mercado de trabalho e o estabelecimento de direitos no campo da reprodução.
Para auxiliar os alunos na pesquisa das leis presentes na Constituição o professor pode permitir o uso da internet ou disponibilizar para os grupos trechos da Constituição brasileira de 1988.
Após a finalização dos cartazes, cada grupo apresenta o seu cartaz para os demais alunos.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, os dois textos propostos e alguns questionamentos para que reflitam e respondam. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletir:
Art. 5º da CF/88
- Será que estes direitos sempre foram garantidos por lei?
- Será que as mulheres tinham direito ao trabalho, à liberdade e à propriedade privada no tempo das nossas avós e bisavós?
“Lobby do Batom”
- Quem fazia parte do “Lobby do Batom”?
- Quais as suas principais metas?
- A palavra inglesa lobby, é usada para designar grupos organizados que fazem pressão sobre políticos e poder público para conseguir o que desejam. Sabendo disso, explique o que pode significar a expressão “lobby do batom”.
Questões para responder:
- O que o trecho da Constituição está estabelecendo como lei? Sempre foi desta maneira?
- Explique o lema da bancada feminina “Constituinte pra valer tem que ter direitos das mulheres”.
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e enviar as respostas, que podem ser escritas, em formato de áudio ou vídeo.
Problematização
Nesta etapa você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
A atividade foi pensada de maneira que os alunos analisem trechos diferentes da Carta das Mulheres aos constituintes. Junto com cada trecho, peça para que identifiquem as principais reivindicações propostas pelas mulheres na Constituição.
Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar cinco atividades diferentes, uma para cada tema, e distribuí-las para os alunos que escolher. Também é possível enviar os trechos por e-mail, Whatsapp ou Facebook dos alunos.
Estabeleça um prazo para que possam responder os questionamentos.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Peça para que os alunos compartilhem as principais reivindicações que encontraram em seus trechos com o restante da turma. Eles podem fazer isso de maneira assíncrona, enviando a resposta escrita, em formato de áudio ou vídeo, ou síncrona, marcando uma reunião com a turma pelo Google Meet, por exemplo.
Sistematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer os cartazes digitalmente, utilizando softwares ou aplicativos que permitem edição de imagem e texto, como o Google Apresentações, ou fazer mini-cartazes em folha sulfite ou de caderno, enviando fotografias das produções para você e a turma no grupo da sala no Google Sala de Aula, Whatsapp, Facebook ou em mural no Padlet.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações:disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Figueira
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.)A História recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuaisOs protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI24 Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos.
Palavras-chave: Constituição de 1988, direitos da mulher.