GEO9_07UND05 - Imagens da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O estreito de Bósforo e sua importância geopolítica
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Critérios naturais de regionalização da Europa e da Ásia.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, embarcaremos em um estudo do estreito de Bósforo, a fim de reconhecer a importância geoestratégica e geopolítica da região, compreendendo as relações estabelecidas na fronteira entre Europa e Ásia.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens; caderno, lápis, borracha, caneta para registro da atividade; Atlas Escolar e Mapas Mundi, caso não seja possível a projeção ou impressão dos materiais apresentados e a Material impresso da Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Estreito de Bósforo. Trata-se de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estreito-bosforo.htm. Acesso em: 08 de abril de 2019.
https://www.infoescola.com/hidrografia/estreito-de-bosforo/. Acesso em: 08 de abril de 2019.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=559&evento=5. Acesso em: 08 de abril de 2019.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=559&evento=5. Acesso em: 22 de abril de 2019.
https://magazine.zarpo.com.br/estreito-de-bosforo-istambul-nisantasi/. Acesso em: 22 de abril de 2019.
https://www.dn.pt/mundo/interior/e-a-maior-ponte-suspensa-do-mundo-5358978.html. Acesso em: 22 de abril de 2019.
Istambul. A antiga Bizâncio e Constantinopla, é maior cidade da Turquia. Para saber mais sobre essa cidade, acesse os links disponíveis em:
https://www.tudosobreistambul.com/historia. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://geografiadavida.com/2012/11/27/istambu-geografia-curiosa/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Istambul. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019.
Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Nações Transcontinentais. é um Estado nacional que pertence a mais de um continente. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o_transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Constantinopla. Para saber mais acesso o link, disponível em: https://www.infoescola.com/antiguidade/constantinopla/. Acesso em: 22 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade,fronteiras e mobilidade urbana.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de leitura e interpretação de textos e imagem, a fim de compreender a importância geopolítica do estreito de Bósforo.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio como marco fronteiriço. Além disso, você pode utilizar seleção de textos, notícias que relatam os conflitos ou tensões existentes nessas áreas de limites e/ou fronteiras.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade, fronteiras e mobilidade urbana.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie uma conversa com os estudantes a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione-os sobre o que eles já conhecem da região do estreito de Bósforo, bem como sua localização geográfica e aspectos naturais, sociais e históricos conhecidos por eles. Caso não tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região. Em seguida, apresente os dois mapas, que apresentam a localização do estreito de Bósforo, sendo o primeiro um recorte maior, entre Europa e Ásia e o segundo um mapa com a localização da Turquia, com destaque ao estreito. Nesse momento, informe o Estreito de Bósforo é um marco fronteiriço que divide Europa e Ásia e que a Turquia é considerada uma nação transcontinental, pois apresenta seus territórios nos dois continentes, como pode ser observado no mapa. Por fim, apresente a imagem de satélite da região, na qual observa-se as características físicas e geográficas, como sendo um canal que liga o Mar de Marmara ao sul ao Mar negro ao Norte. Além disso, chame atenção para uma das característica mais marcante da região que é a cidade de Istambul, única cidade localizada em dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7QcyrRbJ7TnvJ7nSeCDAHernnBxvjEwVnfU9bsrqh6xVwpVQGDReFgTU8ewB/geo9-07und05-imagens-da-contextualizacao.pdf
Contextualização
Orientações: Inicie uma conversa com os estudantes a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione-os sobre o que eles já conhecem da região do estreito de Bósforo, bem como sua localização geográfica e aspectos naturais, sociais e históricos conhecidos por eles. Caso não tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região. Em seguida, apresente os dois mapas, que apresentam a localização do estreito de Bósforo, sendo o primeiro um recorte maior, entre Europa e Ásia e o segundo um mapa com a localização da Turquia, com destaque ao estreito. Nesse momento, informe o Estreito de Bósforo é um marco fronteiriço que divide Europa e Ásia e que a Turquia é considerada uma nação transcontinental, pois apresenta seus territórios nos dois continentes, como pode ser observado no mapa. Por fim, apresente a imagem de satélite da região, na qual observa-se as características físicas e geográficas, como sendo um canal que liga o Mar de Marmara ao sul ao Mar negro ao Norte. Além disso, chame atenção para uma das característica mais marcante da região que é a cidade de Istambul, única cidade localizada em dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7QcyrRbJ7TnvJ7nSeCDAHernnBxvjEwVnfU9bsrqh6xVwpVQGDReFgTU8ewB/geo9-07und05-imagens-da-contextualizacao.pdf
Contextualização
Orientações: Inicie uma conversa com os estudantes a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione-os sobre o que eles já conhecem da região do estreito de Bósforo, bem como sua localização geográfica e aspectos naturais, sociais e históricos conhecidos por eles. Caso não tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região. Em seguida, apresente os dois mapas, que apresentam a localização do estreito de Bósforo, sendo o primeiro um recorte maior, entre Europa e Ásia e o segundo um mapa com a localização da Turquia, com destaque ao estreito. Nesse momento, informe o Estreito de Bósforo é um marco fronteiriço que divide Europa e Ásia e que a Turquia é considerada uma nação transcontinental, pois apresenta seus territórios nos dois continentes, como pode ser observado no mapa. Por fim, apresente a imagem de satélite da região, na qual observa-se as características físicas e geográficas, como sendo um canal que liga o Mar de Marmara ao sul ao Mar negro ao Norte. Além disso, chame atenção para uma das característica mais marcante da região que é a cidade de Istambul, única cidade localizada em dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7QcyrRbJ7TnvJ7nSeCDAHernnBxvjEwVnfU9bsrqh6xVwpVQGDReFgTU8ewB/geo9-07und05-imagens-da-contextualizacao.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Proponha questões problematizadoras para induzir a reflexão sobre o papel geopolítico do Bósforo ao longo da história e por que os acordos e tratados internacionais são fundamentais nos dias atuais. Nesse momento, é importante que os alunos não tenham, a preocupação de uma resposta correta, mas que surja um momento de chuva de ideias, para que você perceba o que os alunos entendem por um papel geopolítico e o que os alunos entendem por acordos e tratados.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Proponha aos estudantes, em dupla, uma leitura colaborativa de uma imagem de satélite e de trechos de alguns textos selecionados. em seguida os alunos deverão responder questões acerca da importância geopolítica do estreito de Bósforo, bem como a união entre Europa e Ásia a partir de construções humanas, no caso das três pontes construídas pela Turquia. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDCsDES6Wp4aPCsmB6QeM2ruqAKt6BF2YHKX4VYr7b2VYpAgpdpk5VPe7rMj/geo9-07und05-material-para-acao-propositiva.pdf. As questões propostas tem como objetivo discutir a importância geopolítica do Bósforo, por estabelecer uma ligação natural entre os continentes: Europa e Ásia. Na Questão 1 espera-se que os estudantes identifiquem na imagem de satélite as características de um estreito, sendo ele um canal que liga dois mares, o Mar de Marmara ao sul ao Mar negro ao Norte. Além disso, que é uma região com as margens densamente povoada, com a presente de uma grande malha urbana, e que os fluxos de mercadorias e pessoas podem ser via marítima e terrestre, por meio de construções de pontes. Na Questão 2, os estudantes deverão recorrer a importância histórica da região, sobretudo, na época do império Otomano, quando Istambul era denominada Constantinopla, quando a cidade foi tomada pelos Turcos-Otomanos em 1453 e os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas. Na questão 3, os alunos devem associar a presença das pontes construídas no estreito como a principal forma de deslocamento dos moradores de Istambul, que se deslocam diariamente entre as duas partes, europeia a oeste e asiática a leste. Por fim, a Questão 5 espera-se que os estudantes consigam perceber a importância geopolítica no pronunciamento do presidente turco, no qual estabelece uma conexão entre os dois continentes.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, realize uma breve sintetização dos conhecimentos aprendidos na aula. Para isso, retome a afirmação que o estreito de Bósforo tem uma importância geopolítica, por estabelecer uma importante ligação natural entre dois continentes, percebida ao longo da história desde da época dos impérios, sobretudo o Otomano, no qual a cidade de Istambul era chamada de Constantinopla. E que a cidade de Istambul tem uma característica marcante que é a transcontinentalidade, por ter seus território separado por dois continentes, Europa e Ásia.
Material Complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer a importância geoestratégica do Estreito de Bósforo, compreendendo as relações estabelecidas por ele na fronteira entre Europa e Ásia. É recomendável que para esta aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação propositiva será um trabalho colaborativo de leitura e interpretação de textos e imagem, a fim de se compreender a importância geopolítica do Estreito de Bósforo. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Para contextualizar, envie o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e inicie uma conversa com os estudantes, a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios deles. Para isso, questione-os sobre o que conhecem a respeito da região do Estreito de Bósforo, bem como sua localização geográfica e aspectos naturais, sociais e históricos. Caso tenham total desconhecimento da região, informe que isso não será um problema, pois nesta aula eles terão a oportunidade de conhecê-la. Em seguida, apresente os dois mapas que mostram a localização do Estreito de Bósforo, sendo o primeiro um recorte maior, entre Europa e Ásia, e o segundo um mapa com a localização da Turquia, com destaque ao Estreito. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Proponha questões problematizadoras para induzir à reflexão sobre o papel geopolítico do Bósforo: "Por que Bósforo apresentou um papel geopolítico importante ao longo da história? Por que os acordos e tratados internacionais são fundamentais nessa região, nos dias atuais?". Nesse momento, é importante que os alunos não tenham a preocupação em dar uma resposta correta, mas que haja uma chuva de ideias para que você perceba o que os alunos entendem por papel geopolítico, acordos e tratados. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio para explicar a proposta a seguir. Proponha aos estudantes, em duplas, uma leitura colaborativa de uma imagem de satélite e de trechos de alguns textos selecionados. Em seguida, os alunos deverão responder a questões acerca da importância geopolítica do Estreito de Bósforo, bem como a união entre Europa e Ásia a partir de construções humanas, no caso das três pontes construídas pela Turquia. Envie-lhes as atividades disponíveis aqui. As questões propostas têm como objetivo discutir a importância geopolítica do Bósforo por estabelecer uma ligação natural entre Europa e Ásia. Na Questão 1, espera-se que os estudantes identifiquem na imagem de satélite as características de um estreito, um canal que liga dois mares. Na Questão 2, os estudantes deverão recorrer à importância histórica da região, sobretudo na época do império Otomano, quando Istambul era denominada Constantinopla e a cidade foi tomada pelos Turcos-Otomanos, em 1453, e os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas. Na questão 3, os alunos devem associar a presença das pontes construídas no estreito como a principal forma de deslocamento dos moradores de Istambul, que se deslocam diariamente entre as duas partes, europeia à Oeste e asiática à Leste. Por fim, na Questão 4 espera-se que eles consigam perceber a importância geopolítica no pronunciamento do presidente turco. Solicite que os alunos compartilhem suas produções. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Para finalizar, realize uma breve sintetização dos conhecimentos aprendidos na aula. Para isso, retome a afirmação de que o estreito de Bósforo tem uma importância geopolítica por estabelecer uma importante ligação natural entre dois continentes, percebida ao longo da história desde da época dos impérios, sobretudo o Otomano, quando cidade de Istambul era chamada de Constantinopla. Relembre que a cidade de Istambul tem uma característica marcante: a transcontinentalidade, tendo seu território separado por dois continentes, Europa e Ásia. O protagonismo foi primordial para favorecer o que foi estudado nesta aula. Tempo estimado de 10 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo que aborda a construção de um túnel no Estreito de Bósforo, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer a importância geoestratégica do Estreito de Bósforo, compreendendo as relações estabelecidas na fronteira entre Europa e Ásia.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.