GEO9_07UND05 - Imagens da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O estreito de Bósforo e sua importância geopolítica
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Critérios naturais de regionalização da Europa e da Ásia.
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, embarcaremos em um estudo do estreito de Bósforo, a fim de reconhecer a importância geoestratégica e geopolítica da região, compreendendo as relações estabelecidas na fronteira entre Europa e Ásia.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens; caderno, lápis, borracha, caneta para registro da atividade; Atlas Escolar e Mapas Mundi, caso não seja possível a projeção ou impressão dos materiais apresentados e a Material impresso da Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Estreito de Bósforo. Trata-se de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estreito-bosforo.htm. Acesso em: 08 de abril de 2019.
https://www.infoescola.com/hidrografia/estreito-de-bosforo/. Acesso em: 08 de abril de 2019.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=559&evento=5. Acesso em: 08 de abril de 2019.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=559&evento=5. Acesso em: 22 de abril de 2019.
https://magazine.zarpo.com.br/estreito-de-bosforo-istambul-nisantasi/. Acesso em: 22 de abril de 2019.
https://www.dn.pt/mundo/interior/e-a-maior-ponte-suspensa-do-mundo-5358978.html. Acesso em: 22 de abril de 2019.
Istambul. A antiga Bizâncio e Constantinopla, é maior cidade da Turquia. Para saber mais sobre essa cidade, acesse os links disponíveis em:
https://www.tudosobreistambul.com/historia. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://geografiadavida.com/2012/11/27/istambu-geografia-curiosa/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Istambul. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019.
Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Nações Transcontinentais. é um Estado nacional que pertence a mais de um continente. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o_transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Constantinopla. Para saber mais acesso o link, disponível em: https://www.infoescola.com/antiguidade/constantinopla/. Acesso em: 22 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade,fronteiras e mobilidade urbana.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de leitura e interpretação de textos e imagem, a fim de compreender a importância geopolítica do estreito de Bósforo.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio como marco fronteiriço. Além disso, você pode utilizar seleção de textos, notícias que relatam os conflitos ou tensões existentes nessas áreas de limites e/ou fronteiras.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade, fronteiras e mobilidade urbana.
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