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Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Caracterização de domínios morfoclimáticos na Europa, Ásia e Oceania.
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Você pode trabalhar também com a habilidade EF09GE1 que busca explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. Caso seja interessante, também poderá abordar a habilidade EF09GE07 que procura analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia
Materiais necessários: Mapa-mundi ou atlas geográfico para os grupos.
Link para o vídeo:
Projeto permite ouvir ecossistemas ameaçados de extinção. Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/v/projeto-permite-ouvir-ecossistemas-ameacados-de-extincao/6975875/
Para você saber mais:
Para melhor compreensão sobre a diferença entre som, barulho e ruído, recomenda-se a consulta no link:
Entenda a diferença entre som, barulho e ruído. Disponível em: <https://biosom.com.br/blog/curiosidades/entenda-a-diferenca-entre-som-barulho-e-ruido/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O link abaixo apresenta o som de um grilo e também pode ser usado como parâmetro para diferenciação dos sons da cidade e de ambientes nativos e rurais:
DÁRIO, Maria L. Tenho memórias com grilos, colchão de palha e telhados com telhas simples sem laje… Disponível em: <https://mariadario.blog/2018/05/05/tenho-memorias-com-grilos-colchao-de-palha-e-telhado-com-telhas-simples-sem-laje/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Os links abaixo apresentam reportagens que abordam sobre a importância dos sons da floresta e da natureza para a saúde humana e para o relaxamento do corpo :
RANDMER, Caroline. A ciência comprova: sons da natureza ajudam a relaxar. Revista Boa Forma. Disponível em: <https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/a-ciencia-comprova-sons-da-natureza-ajudam-a-relaxar/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
RINCON, Maria Luciana. Por que os sons da natureza são tão relaxantes? Mega Curioso. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/medicina-e-psicologia/46803-por-que-os-sons-da-natureza-sao-tao-relaxantes.htm>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Inclusive a matéria a seguir apresenta vídeos de sons de outros ecossistemas como desertos, ilhas e montanhas:
CHIARELLI, Jéssica. 50 horas de sons da natureza, cientificamente comprovados, para aliviar o stress e promover a felicidade. Revista Bula. Disponível em: <https://www.revistabula.com/12214-50-horas-de-sons-da-natureza-cientificamente-comprovados-para-aliviar-o-estresse-e-promover-a-felicidade/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O artigo “Sons da natureza” aborda a importância biológica do monitoramento desses ambientes.
KUGLER, Henrique. Os sons da natureza. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/os-sons-da-natureza/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O Link abaixo apresenta importante reflexão sobre a diminuição dos barulhos da natureza e dada consequente desmatamento e perda da fauna:
LOUREIRO, Gabriela Silva. Especialista em sons da natureza adverte: o mundo animal está cada vez mais silencioso. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/03/especialista-em-sons-da-natureza-adverte-o-mundo-animal-esta-cada-vez-mais-silencioso.html?fbclid=IwAR2BlAEjTcb--_wU1dtxzmNQOacz9JhjYLEbzAwn1wMDcjLa2_Ttxo9AXYI>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Os artigos abaixo tratam das principais atividades que degradam florestas em várias regiões do mundo e o atual estágio de preservação desses ecossistemas. Entre as regiões, temos: Indo-Birmânia (Ásia-Pacífico), Nova Zelândia (Oceania),Sunda (Indonésia, Malásia e Brunei – Ásia-Pacífico), Filipinas (Ásia-Pacífico), Montanhas do Centro-Sul da China (Ásia).
As 10 florestas mais devastadas do planeta. Revista Época. Disponível em: <http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/empresaverde/2011/02/02/ano-internacional-das-florestas-oficializado-pela-onu-tem-um-desafio-salvar-as-10-mais-devastadas-do-mundo/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Bem-estar da humanidade em risco por degradação da biodiversidade. Disponível em: <http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2018/03/bem-estar-da-humanidade-em-risco-por-degradacao-da-biodiversidade-10197465.htm>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O artigo apresenta as principais causas e consequências do desmatamento de florestas tropicais:
Um breve panorama do desmatamento em florestas tropicais. Disponível em: <https://wrm.org.uy/pt/artigos-do-boletim-do-wrm/secao1/um-breve-panorama-do-desmatamento-em-florestas-tropicais/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
SILVA, Júlio César Lázaro da. Destruição das florestas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/destruicao-de-florestas.htm>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano de aula é adequado que os alunos tenham conhecimento da localização geográfica dos continentes dessa habilidade (Europa, Ásia e Oceania) assim como o clima e vegetação predominantes nessas regiões, principalmente na zona intertropical e faixa da linha do Equador. Também é interessante já tenham abordado o tema impactos ambientais para associar as consequências do desmatamento nas áreas que serão estudadas.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título do plano. Explique aos alunos que eles irão discutir a importância dos ecossistemas nativos, principalmente sistemas florestais, na preservação de espécies da fauna e flora, assim como na qualidade de vida das pessoas a partir de um vídeo assistido em sala de aula ou em casa (caso seja de interesse do professor responsável a respeito dos barulhos da floresta).
Também irão identificar a localização das florestas tropicais e equatoriais na Ásia e Oceania. Após a exibição do vídeo, espera-se que os alunos respondam as questões propostas e encontrem em um mapa a localização dos ecossistemas florestais nos continentes alvo deste estudo.
Para facilitar a discussão, divida-os em grupos de 3 a 4 alunos.
Como adequar à sua realidade: A habilidade a ser abordada nesse plano envolve os continentes supracitados, porém a reportagem também cita a Floresta Amazônica e outras localidades brasileiras, que podem ser utilizadas para comparações com a área de estudo a ser trabalhada (Florestas tropicais e equatoriais da Ásia e Oceania). Se houver indisponibilidade de exibição do vídeo em sala de aula ou falta de infraestrutura na escola, como computadores, projetor ou sala de informática, solicite aos alunos que assistam o vídeo em seus aparelhos celulares, lap tops ou em casa fazendo anotações dos aspectos mais relevantes que assistirem.
Se achar conveniente, passe as perguntas dessa aula que se encontram nos slides de problematização e ação propositiva antes da recomendação do vídeo, assim eles podem realizar uma atividade mais dirigida, com busca as respostas no momento de assistir a reportagem indicada.
Para você saber mais: O vídeo Projeto permite ouvir ecossistemas ameaçados de extinção. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/v/projeto-permite-ouvir-ecossistemas-ameacados-de-extincao/6975875/>. Acesso em: 25 jan 2019.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Faça a exibição do vídeo para os alunos. Se possível em projetor em sala de aula ou sala adequada para tal. Solicite que prestem atenção sobre os temas abordados no vídeo. Se achar necessário, projete o vídeo mais de uma vez em sala de aula.
Caso haja dificuldade em função de material disponível você pode solicitar que os alunos assistam em seus aparelhos celulares, computadores ou em casa.
Para você saber mais:
CHIARELLI, Jéssica. 50 horas de sons da natureza, cientificamente comprovados, para aliviar o stress e promover a felicidade. Revista Bula. Disponível em: <https://www.revistabula.com/12214-50-horas-de-sons-da-natureza-cientificamente-comprovados-para-aliviar-o-estresse-e-promover-a-felicidade/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
DÁRIO, Maria L. Tenho memórias com grilos, colchão de palha e telhados com telhas simples sem laje… Disponível em: <https://mariadario.blog/2018/05/05/tenho-memorias-com-grilos-colchao-de-palha-e-telhado-com-telhas-simples-sem-laje/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
KUGLER, Henrique. Os sons da natureza. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/os-sons-da-natureza/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia a questão em voz alta e solicite que os alunos discutam entre si e anotem as conclusões em seus cadernos. Os alunos devem compreender a importância dos sons naturais das florestas, como a fauna (pássaros, insetos, sapos, etc) sempre ativa nesses ambientes, da água correndo, do vento nas folhagens e plantas. Boa parte das respostas podem ser de cunho pessoal como o que os chamou mais atenção, as diferenças entre os sons de áreas urbanas, área rurais, áreas onde moram e os sons das florestas emitidos no vídeo. Provavelmente devem citar os sons dos carros, ambulâncias, buzinas, sirenes nas cidades. De qualquer forma devem concluir que esses sons são importantes porque refletem ambiente vivo, de fauna preservada e ativa de um ecossistema pulsante.
Para você saber mais:
Entenda a diferença entre som, barulho e ruído. Disponível em: <https://biosom.com.br/blog/curiosidades/entenda-a-diferenca-entre-som-barulho-e-ruido/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
RANDMER, Caroline. A ciência comprova: sons da natureza ajudam a relaxar. Revista Boa Forma. Disponível em: <https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/a-ciencia-comprova-sons-da-natureza-ajudam-a-relaxar/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
RINCON, Maria Luciana. Por que os sons da natureza são tão relaxantes? Mega Curioso. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/medicina-e-psicologia/46803-por-que-os-sons-da-natureza-sao-tao-relaxantes.htm>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesse momento, os alunos devem entender que os ambientes suscetíveis aos barulhos relativos ao vídeo seriam florestas tropicais e equatoriais. Eles devem identificar em um mapa-múndi os ambientes na Europa, Ásia e Oceania que seriam ocupados por florestas tropicais e equatoriais. Em geral, serão as regiões encontradas entre os trópicos de Capricórnio e Câncer, principalmente na faixa equatorial.
O mapa-mundi pode ser em uma folha avulsa ou no atlas geográfico ou até mesmo no livro didático. Se achar necessário, use uma mapa temático de clima e/ou vegetação para identificação desses ambientes. Você pode orientá-los que usem uma legenda e assinalem no mapa as áreas de florestas nesses continentes. As áreas demarcadas não ocorrerão na Europa tendo em vista que o continente encontra-se preponderantemente localizado na zona temperada. As regiões assinaladas devem envolver o sul e sudeste asiáticos : Índia, península da Indochina (Vietnã, Tailândia, Laos, Camboja, Mianmar, Malásia), Indonésia, Bornéu, Filipinas; leste e sudeste chinês; ilhas da Oceania como Papua Nova Guiné e ilhas da Melanésia, Polinésia e Micronésia.
Quanto às atividades econômicas, eles podem citar a agropecuária, urbanização, construção de hidrelétricas, atividades mineradoras, exploração de recursos florestais como madeira, entre outras. Podem levar em consideração as características específicas dos países para entender as principais atividades econômicas que comprometem esses ecossistemas. Por exemplo, ao identificar as áreas do Sul e sudeste asiático que possuem florestas, como Índia, Indonésia, Malásia, podem sugerir a agricultura de arroz (rizicultura) como um das atividades que comprometem esse ecossistema. No caso do leste e sudeste chinês a maior parte da vegetação nativa florestal foi desmatada também em função da agricultura mas com grande influência da industrialização e, consequente, urbanização.
O mapa-mundi a ser utilizado depende das condições da escola. Pode ser em folha avulsa, no livro didático, no computador pessoal dos alunos ou atlas geográfico escolar encontrado na biblioteca ou dos alunos. Adapte a atividade infraestrutura disponível, da maneira que achar mais conveniente e adequada.
Para você saber mais:
As 10 florestas mais devastadas do planeta. Revista Época. Disponível em: <http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/empresaverde/2011/02/02/ano-internacional-das-florestas-oficializado-pela-onu-tem-um-desafio-salvar-as-10-mais-devastadas-do-mundo/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Bem-estar da humanidade em risco por degradação da biodiversidade. Disponível em: <http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2018/03/bem-estar-da-humanidade-em-risco-por-degradacao-da-biodiversidade-10197465.htm>. Acesso em: 29 jan. 2019.
LOUREIRO, Gabriela Silva. Especialista em sons da natureza adverte: o mundo animal está cada vez mais silencioso. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/03/especialista-em-sons-da-natureza-adverte-o-mundo-animal-esta-cada-vez-mais-silencioso.html?fbclid=IwAR2BlAEjTcb--_wU1dtxzmNQOacz9JhjYLEbzAwn1wMDcjLa2_Ttxo9AXYI>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Orientações: Como o exemplo do mapa acima, espera-se que os alunos demarquem as áreas criando legendas para as principais atividades econômicas que degradam as florestas da Ásia e Oceania. Verifica-se que no mapa do exemplo demarcou-se as florestas tropicais do Brasil (mata Atlântica e Amazônia) em tons de verde diferentes e criou-se uma legenda em símbolos que demonstrasse as principais atividades econômicas que promovem a degradação desses ecossistemas. Entre eles encontramos a agricultura, pecuária, mineração, presença de indústrias, madeireira, urbanização e usinas hidrelétricas. Os alunos podem, como no exemplo, utilizar símbolos ou cores para identificar as atividades econômicas nos continentes desse tema.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após as discussões do slide anterior e a identificação dos países dos continentes em questão que possuem florestas os alunos devem debater sobre os impactos desses ambientes frente ao desmatamento e retirada de vegetação. Podem levar em consideração as características específicas dos países para entender as principais atividades econômicas que comprometem esses ecossistemas e, consequentemente, os impactos decorrentes da exploração e desmatamento.
Quanto aos impactos do desmatamento e retirada da mata nativa, os alunos podem citar a perda da fauna e da flora, possível extinção de espécies, erosão dos solos, assoreamento dos rios por sedimentos erodidos, secamento ou rebaixamento de lençóis freáticos por menor infiltração, mudanças climáticas locais por menor evapotranspiração das plantas e, a longo prazo, desertificação em alguns ambientes.
Para dar mais consistência a essa etapa, você pode sugerir que os alunos pesquisem em casa, com base nos artigos sugeridos em “Para saber mais” dessa etapa e da etapa da Ação Propositiva e tragam as respostas para as consequências do desmatamento (impactos ambientais) e soluções dos problemas levantados.
Na aula seguinte organize a sala em círculo (dispor a sala para que os alunos todos se olhem e possam debater e opinar sobre o assunto) e proponha um debate sobre o tema. Trabalhe com as medidas de mitigação e recuperação dos ecossistemas como: fiscalização e monitoramento mais efetivos nesses ambientes, leis mais rigorosas acerca da preservação, punição de agentes envolvido no desmatamento, multas e ações corretivas para desmatadores, reflorestamento com mata nativa de áreas desmatadas, criação de Unidades de Conservação nos ambientes mais fragilizados, fortalecimento dos órgão ambientais, etc.
Para você saber mais:
LOUREIRO, Gabriela Silva. Especialista em sons da natureza adverte: o mundo animal está cada vez mais silencioso. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/03/especialista-em-sons-da-natureza-adverte-o-mundo-animal-esta-cada-vez-mais-silencioso.html?fbclid=IwAR2BlAEjTcb--_wU1dtxzmNQOacz9JhjYLEbzAwn1wMDcjLa2_Ttxo9AXYI>. Acesso em: 29 jan. 2019.
SILVA, Júlio César Lázaro da. Destruição das florestas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/destruicao-de-florestas.htm>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Um breve panorama do desmatamento em florestas tropicais. Disponível em: <https://wrm.org.uy/pt/artigos-do-boletim-do-wrm/secao1/um-breve-panorama-do-desmatamento-em-florestas-tropicais/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_16UND01
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender os sons emitidos nos ecossistemas como fundamentais para manter seu equilíbrio. Localizar esses domínios morfoclimáticos nos continentes Europa, Ásia e Oceania. Explique aos alunos que eles irão discutir a importância dos ecossistemas nativos, principalmente sistemas florestais, na preservação de espécies da fauna e flora, assim como na qualidade de vida das pessoas a partir de um vídeo. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Inicie a etapa enviando a reportagem para os alunos assistirem. Depois, solicite que enviem comentários pelo WhatsApp sobre o vídeo. Professor, você pode elaborar alguns questionamentos para incentivar as discussões. Tempo estimado 15 minutos.
Problematização
Envie o seguinte questionamento para os alunos: que sons são diferentes entre os que você está acostumado a ouvir e os sons emitidos no vídeo assistido? Solicite que os alunos discutam entre si (via WhatsApp) e anotem as conclusões em seus cadernos. Os alunos devem compreender a importância dos sons naturais das florestas, como a fauna (pássaros, insetos, sapos, etc) sempre ativa nesses ambientes, da água correndo, do vento nas folhagens e plantas. Tempo estimado 15 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e leia para eles: "Nos continentes desse tema (Europa, Ásia e Oceania), que ambientes poderiam emitir tais sons? Identifique essas áreas num mapa-múndi levante hipóteses sobre que atividades econômicas estão mais suscetíveis a degradar esses ecossistemas nas áreas assinaladas, levando em consideração as características regionais". A seguir, solicite que os alunos discutam entre si e anotem as conclusões em seus cadernos. Os alunos devem compreender a importância dos sons naturais das florestas, como a fauna (pássaros, insetos, sapos, etc) sempre ativa nesses ambientes, da água correndo, do vento nas folhagens e plantas. Tempo estimado 45 minutos.
Sistematização
Após as discussões do da etapa anterior e a identificação dos países dos continentes em questão que possuem florestas os alunos devem debater sobre os impactos desses ambientes frente ao desmatamento e retirada de vegetação. Podem levar em consideração as características específicas dos países para entender as principais atividades econômicas que comprometem esses ecossistemas e, consequentemente, os impactos decorrentes da exploração e desmatamento. Incentive-os via WhatsApp Quanto aos impactos do desmatamento e retirada da mata nativa, os alunos podem citar a perda da fauna e da flora, possível extinção de espécies, erosão dos solos, assoreamento dos rios por sedimentos erodidos, secamento ou rebaixamento de lençóis freáticos por menor infiltração, mudanças climáticas locais por menor evapotranspiração das plantas e, a longo prazo, desertificação em alguns ambientes. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre biodiversidade na Europa. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender os sons emitidos nos ecossistemas como fundamentais para manter seu equilíbrio. Localizar esses domínios morfoclimáticos nos continentes Europa, Ásia e Oceania.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
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