Plano de Aula
Plano de aula: Os sons das florestas
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Caracterização de domínios morfoclimáticos na Europa, Ásia e Oceania.
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Você pode trabalhar também com a habilidade EF09GE1 que busca explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. Caso seja interessante, também poderá abordar a habilidade EF09GE07 que procura analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia
Materiais necessários: Mapa-mundi ou atlas geográfico para os grupos.
Link para o vídeo:
Projeto permite ouvir ecossistemas ameaçados de extinção. Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/v/projeto-permite-ouvir-ecossistemas-ameacados-de-extincao/6975875/
Para você saber mais:
Para melhor compreensão sobre a diferença entre som, barulho e ruído, recomenda-se a consulta no link:
Entenda a diferença entre som, barulho e ruído. Disponível em: <https://biosom.com.br/blog/curiosidades/entenda-a-diferenca-entre-som-barulho-e-ruido/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O link abaixo apresenta o som de um grilo e também pode ser usado como parâmetro para diferenciação dos sons da cidade e de ambientes nativos e rurais:
DÁRIO, Maria L. Tenho memórias com grilos, colchão de palha e telhados com telhas simples sem laje… Disponível em: <https://mariadario.blog/2018/05/05/tenho-memorias-com-grilos-colchao-de-palha-e-telhado-com-telhas-simples-sem-laje/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Os links abaixo apresentam reportagens que abordam sobre a importância dos sons da floresta e da natureza para a saúde humana e para o relaxamento do corpo :
RANDMER, Caroline. A ciência comprova: sons da natureza ajudam a relaxar. Revista Boa Forma. Disponível em: <https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/a-ciencia-comprova-sons-da-natureza-ajudam-a-relaxar/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
RINCON, Maria Luciana. Por que os sons da natureza são tão relaxantes? Mega Curioso. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/medicina-e-psicologia/46803-por-que-os-sons-da-natureza-sao-tao-relaxantes.htm>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Inclusive a matéria a seguir apresenta vídeos de sons de outros ecossistemas como desertos, ilhas e montanhas:
CHIARELLI, Jéssica. 50 horas de sons da natureza, cientificamente comprovados, para aliviar o stress e promover a felicidade. Revista Bula. Disponível em: <https://www.revistabula.com/12214-50-horas-de-sons-da-natureza-cientificamente-comprovados-para-aliviar-o-estresse-e-promover-a-felicidade/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O artigo “Sons da natureza” aborda a importância biológica do monitoramento desses ambientes.
KUGLER, Henrique. Os sons da natureza. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/os-sons-da-natureza/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O Link abaixo apresenta importante reflexão sobre a diminuição dos barulhos da natureza e dada consequente desmatamento e perda da fauna:
LOUREIRO, Gabriela Silva. Especialista em sons da natureza adverte: o mundo animal está cada vez mais silencioso. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/03/especialista-em-sons-da-natureza-adverte-o-mundo-animal-esta-cada-vez-mais-silencioso.html?fbclid=IwAR2BlAEjTcb--_wU1dtxzmNQOacz9JhjYLEbzAwn1wMDcjLa2_Ttxo9AXYI>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Os artigos abaixo tratam das principais atividades que degradam florestas em várias regiões do mundo e o atual estágio de preservação desses ecossistemas. Entre as regiões, temos: Indo-Birmânia (Ásia-Pacífico), Nova Zelândia (Oceania),Sunda (Indonésia, Malásia e Brunei – Ásia-Pacífico), Filipinas (Ásia-Pacífico), Montanhas do Centro-Sul da China (Ásia).
As 10 florestas mais devastadas do planeta. Revista Época. Disponível em: <http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/empresaverde/2011/02/02/ano-internacional-das-florestas-oficializado-pela-onu-tem-um-desafio-salvar-as-10-mais-devastadas-do-mundo/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Bem-estar da humanidade em risco por degradação da biodiversidade. Disponível em: <http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2018/03/bem-estar-da-humanidade-em-risco-por-degradacao-da-biodiversidade-10197465.htm>. Acesso em: 29 jan. 2019.
O artigo apresenta as principais causas e consequências do desmatamento de florestas tropicais:
Um breve panorama do desmatamento em florestas tropicais. Disponível em: <https://wrm.org.uy/pt/artigos-do-boletim-do-wrm/secao1/um-breve-panorama-do-desmatamento-em-florestas-tropicais/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
SILVA, Júlio César Lázaro da. Destruição das florestas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/destruicao-de-florestas.htm>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano de aula é adequado que os alunos tenham conhecimento da localização geográfica dos continentes dessa habilidade (Europa, Ásia e Oceania) assim como o clima e vegetação predominantes nessas regiões, principalmente na zona intertropical e faixa da linha do Equador. Também é interessante já tenham abordado o tema impactos ambientais para associar as consequências do desmatamento nas áreas que serão estudadas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título do plano. Explique aos alunos que eles irão discutir a importância dos ecossistemas nativos, principalmente sistemas florestais, na preservação de espécies da fauna e flora, assim como na qualidade de vida das pessoas a partir de um vídeo assistido em sala de aula ou em casa (caso seja de interesse do professor responsável a respeito dos barulhos da floresta).
Também irão identificar a localização das florestas tropicais e equatoriais na Ásia e Oceania. Após a exibição do vídeo, espera-se que os alunos respondam as questões propostas e encontrem em um mapa a localização dos ecossistemas florestais nos continentes alvo deste estudo.
Para facilitar a discussão, divida-os em grupos de 3 a 4 alunos.
Como adequar à sua realidade: A habilidade a ser abordada nesse plano envolve os continentes supracitados, porém a reportagem também cita a Floresta Amazônica e outras localidades brasileiras, que podem ser utilizadas para comparações com a área de estudo a ser trabalhada (Florestas tropicais e equatoriais da Ásia e Oceania). Se houver indisponibilidade de exibição do vídeo em sala de aula ou falta de infraestrutura na escola, como computadores, projetor ou sala de informática, solicite aos alunos que assistam o vídeo em seus aparelhos celulares, lap tops ou em casa fazendo anotações dos aspectos mais relevantes que assistirem.
Se achar conveniente, passe as perguntas dessa aula que se encontram nos slides de problematização e ação propositiva antes da recomendação do vídeo, assim eles podem realizar uma atividade mais dirigida, com busca as respostas no momento de assistir a reportagem indicada.
Para você saber mais: O vídeo Projeto permite ouvir ecossistemas ameaçados de extinção. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/v/projeto-permite-ouvir-ecossistemas-ameacados-de-extincao/6975875/>. Acesso em: 25 jan 2019.
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