GEO9_07UND04- Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Istambul: uma nação transcontinental
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Critérios naturais de regionalização da Europa e da Ásia.
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade será trabalhada na perspectiva da transcontinentalidade, ou seja, no fato da idade de Istambul, na Turquia, ser considerada uma cidade transcontinental, pelo fato de estar localizada na fronteira entre Europa e Ásia, mais especificamente, no estreito de Bósforo, componentes físico-naturais utilizado como marco divisório entre esses dois continentes. Essa aula foi elaborada visando um trabalho colaborativos dos estudantes, por meio de agrupamentos, no qual é recomendado que sejam selecionados estudantes com níveis de aprendizagem diferentes, para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Nessa aula os estudantes serão os protagonistas, na qual o professor terá um papel de facilitador e mediador da aprendizagem.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, caderno ou folha para registro, lápis e caneta, sala de informática com computadores ou celulares com acesso a internet. Caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima a reportagem sugerida no Passo 1, da ação Propositiva e baixe o vídeo do Domingo Espetacular, Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes, reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019. Você deverá ainda disponibilizar aos alunos cópia do material para o desenvolvimento da Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Istambul. A antiga Bizâncio e Constantinopla, é maior cidade da Turquia. Para saber mais sobre essa cidade, acesse os links disponíveis em:
https://www.tudosobreistambul.com/historia. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://geografiadavida.com/2012/11/27/istambu-geografia-curiosa/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Istambul. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019.
Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em agrupamentos produtivos, favorecendo um estudo colaborativo de estudantes com níveis de aprendizagem diferentes para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema “Istambul: uma nação transcontinental”.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio, como marco fronteiriço.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.
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