GEO9_07UND04- Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Istambul: uma nação transcontinental
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Critérios naturais de regionalização da Europa e da Ásia.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade será trabalhada na perspectiva da transcontinentalidade, ou seja, no fato da idade de Istambul, na Turquia, ser considerada uma cidade transcontinental, pelo fato de estar localizada na fronteira entre Europa e Ásia, mais especificamente, no estreito de Bósforo, componentes físico-naturais utilizado como marco divisório entre esses dois continentes. Essa aula foi elaborada visando um trabalho colaborativos dos estudantes, por meio de agrupamentos, no qual é recomendado que sejam selecionados estudantes com níveis de aprendizagem diferentes, para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Nessa aula os estudantes serão os protagonistas, na qual o professor terá um papel de facilitador e mediador da aprendizagem.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, caderno ou folha para registro, lápis e caneta, sala de informática com computadores ou celulares com acesso a internet. Caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima a reportagem sugerida no Passo 1, da ação Propositiva e baixe o vídeo do Domingo Espetacular, Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes, reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019. Você deverá ainda disponibilizar aos alunos cópia do material para o desenvolvimento da Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Istambul. A antiga Bizâncio e Constantinopla, é maior cidade da Turquia. Para saber mais sobre essa cidade, acesse os links disponíveis em:
https://www.tudosobreistambul.com/historia. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://geografiadavida.com/2012/11/27/istambu-geografia-curiosa/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Istambul. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019.
Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em agrupamentos produtivos, favorecendo um estudo colaborativo de estudantes com níveis de aprendizagem diferentes para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema “Istambul: uma nação transcontinental”.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio, como marco fronteiriço.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Realize, primeiramente, uma breve sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes acerca do que eles já conhecem sobre Istambul. Anote no quadro as características, dados e informações levantadas pelos estudantes. Pode ser que muitos alunos respondam que não conheçam essa cidade e que nunca estudaram nada sobre esse lugar. Isto posto, questione se eles conhecem ou ouviram falar de Constantinopla, reportando aos conhecimentos adquiridos nas aulas de História sobre este local, lembrando-os que ela já foi antiga capital de três impérios sucessivos: Romano, Bizantino e Otomano. Informe aos estudantes que Istambul é a maior cidade da Turquia e uma das maiores da Europa e que até o ano 330 d.C. era chamada Bizâncio e, posteriormente, até 1453, intitulada de Constantinopla, sendo que sua denominação atual lhe foi outorgada em 28 de março de 1930. Sobre sua localização, geografia e os aspectos fisiográficos não devem ser abordados na contextualização, pois são objetos de pesquisa e investigação dos alunos na etapa “Ação Propositiva”. Em seguida, leia com eles a definição de “nação transcontinental”, sendo um Estado nacional que pertence a mais de um continente, ou melhor, é um estado cujo território se estende por mais de um continente. Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa.
Material complementar
Para ver as imagens, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/prWV2CyD9eZvGHS3vBJVv849NgtChAfYnEFcZbK36huK2EuPgNBUpSbVPRtU/geo9-07und04-contextualizacao-imagem.pdf
Contextualização
Orientações: Realize, primeiramente, uma breve sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes acerca do que eles já conhecem sobre Istambul. Anote no quadro as características, dados e informações levantadas pelos estudantes. Pode ser que muitos alunos respondam que não conheçam essa cidade e que nunca estudaram nada sobre esse lugar. Isto posto, questione se eles conhecem ou ouviram falar de Constantinopla, reportando aos conhecimentos adquiridos nas aulas de História sobre este local, lembrando-os que ela já foi antiga capital de três impérios sucessivos: Romano, Bizantino e Otomano. Informe aos estudantes que Istambul é a maior cidade da Turquia e uma das maiores da Europa e que até o ano 330 d.C. era chamada Bizâncio e, posteriormente, até 1453, intitulada de Constantinopla, sendo que sua denominação atual lhe foi outorgada em 28 de março de 1930. Sobre sua localização, geografia e os aspectos fisiográficos não devem ser abordados na contextualização, pois são objetos de pesquisa e investigação dos alunos na etapa “Ação Propositiva”. Em seguida, leia com eles a definição de “nação transcontinental”, sendo um Estado nacional que pertence a mais de um continente, ou melhor, é um estado cujo território se estende por mais de um continente. Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa.
Material complementar
Para ver as imagens, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/prWV2CyD9eZvGHS3vBJVv849NgtChAfYnEFcZbK36huK2EuPgNBUpSbVPRtU/geo9-07und04-contextualizacao-imagem.pdf
Contextualização
Orientações: Realize, primeiramente, uma breve sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes acerca do que eles já conhecem sobre Istambul. Anote no quadro as características, dados e informações levantadas pelos estudantes. Pode ser que muitos alunos respondam que não conheçam essa cidade e que nunca estudaram nada sobre esse lugar. Isto posto, questione se eles conhecem ou ouviram falar de Constantinopla, reportando aos conhecimentos adquiridos nas aulas de História sobre este local, lembrando-os que ela já foi antiga capital de três impérios sucessivos: Romano, Bizantino e Otomano. Informe aos estudantes que Istambul é a maior cidade da Turquia e uma das maiores da Europa e que até o ano 330 d.C. era chamada Bizâncio e, posteriormente, até 1453, intitulada de Constantinopla, sendo que sua denominação atual lhe foi outorgada em 28 de março de 1930. Sobre sua localização, geografia e os aspectos fisiográficos não devem ser abordados na contextualização, pois são objetos de pesquisa e investigação dos alunos na etapa “Ação Propositiva”. Em seguida, leia com eles a definição de “nação transcontinental”, sendo um Estado nacional que pertence a mais de um continente, ou melhor, é um estado cujo território se estende por mais de um continente. Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa.
Material complementar
Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/prWV2CyD9eZvGHS3vBJVv849NgtChAfYnEFcZbK36huK2EuPgNBUpSbVPRtU/geo9-07und04-contextualizacao-imagem.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Nesse momento, realize as indicações que serviram de ponte entre o que foi discutido na contextualização e a etapa seguinte. Dessa forma, as questões tem como objetivo principal iniciar uma inquietação dos alunos sobre o fato de Istambul estar localizada entre dois continentes e as possíveis causas para isso. Portanto, não se trata de questões a serem respondidas agora, mas sim pensadas pelo grupo para norteadas a investigação proposta a seguir.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Proponha um trabalho em grupos produtivos,de 4 a 5 alunos. É recomendado que o agrupamento de estudantes sejam selecionados estudantes com níveis de aprendizagem diferentes para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Nessa etapa, os estudantes serão os protagonistas, na qual o professor terá um papel de facilitador e mediador da aprendizagem. Informe os estudantes que para a realização dessa atividade precisarão de muita organização e seguir alguns passos. O primeiro passo refere-se a exploração virtualmente de dois Objetos Digitais de Aprendizagem sugeridos para que eles possam localizar e selecionar informações importantes, sendo eles: Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019 e Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019. Para isso, disponibilize os links sugeridos para que eles possam explorar virtualmente o material sugerido. Caso sua escola e seus alunos não tenham acesso a internet, você pode realizar cópias dos materiais e distribuí-los para os grupos, caso prefira, você pode exibir a reportagem de forma coletiva, pedindo que eles anotem as informações mais relevantes sobre Istambul, durante a exibição do vídeo. Dando prosseguimento, solicite que os grupos realizem a Etapa 2 que consiste na revisão do material, discutindo o que cada integrante do grupo selecionou e anotou a cerca de Istambul, indique que caso o grupo sinta necessidade pode buscar outras fontes de pesquisa para aprofundar o tema estudado. Diante disso, os estudantes deverão organizar de maneira simples, em forma de tópicos, todas as informações selecionadas. Após o estudo inicial do tema pelos grupos, é hora de aplicar os conhecimentos adquiridos, respondendo, em grupos, os seguintes questionamentos:
1- Em quais continentes Istambul está localizado?
2- Qual aspecto fisiográfico foi utilizado como marco fronteiriço entre esses dois continentes?
3- Podemos afirmar que Istambul sempre teve e ainda tem um papel geoestratégico importante? Por quê?
Espera-se que os estudantes respondam que Istambul está localizado no continente europeu e asiático, separado pelo estreito de Bósforo, sendo ele um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Sobre sua posição geoestratégica, os alunos podem relacionar com o controle dos fluxos, como as navegações, mercadorias e até mesmo deslocamento das pessoas, como por exemplo, quando a cidade de Constantinopla foi tomada pelos Turcos-Otomanos em 1453 e os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas, o que os forçou a investir nas navegações marítimas a fim de descobrirem novas rotas para a Índia. Atualmente, existem inúmeros acordos internacionais para a utilização comercial deste estreito. Por fim, na Etapa 4, distribua cópias de uma imagem de satélite de Istambul, no qual os alunos devem tracejar o marco divisório entre o continente europeu e asiático, indicando a parte oeste, como a parte europeia e a parte leste, a asiática. Sendo a parte asiática a que concentra mais habitantes e a parte europeia concentra a atividades econômicas, ou seja, onde as pessoas trabalham.
Material complementar
Para realização da atividade proposta, disponibilize os links sugeridos, ou realize a impressão do material complementar, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zz827vxpmE4RgXQkZE3HeKxm99a9w5Ue5vUuz3hZ67QnyNxd2wesXjxgSCbG/geo9-07und04-acao-propositiva-material.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Proponha um trabalho em grupos produtivos,de 4 a 5 alunos. É recomendado que o agrupamento de estudantes sejam selecionados estudantes com níveis de aprendizagem diferentes para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Nessa etapa, os estudantes serão os protagonistas, na qual o professor terá um papel de facilitador e mediador da aprendizagem. Informe os estudantes que para a realização dessa atividade precisarão de muita organização e seguir alguns passos. O primeiro passo refere-se a exploração virtualmente de dois Objetos Digitais de Aprendizagem sugeridos para que eles possam localizar e selecionar informações importantes, sendo eles: Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019 e Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019. Para isso, disponibilize os links sugeridos para que eles possam explorar virtualmente o material sugerido. Caso sua escola e seus alunos não tenham acesso a internet, você pode realizar cópias dos materiais e distribuí-los para os grupos, caso prefira, você pode exibir a reportagem de forma coletiva, pedindo que eles anotem as informações mais relevantes sobre Istambul, durante a exibição do vídeo. Dando prosseguimento, solicite que os grupos realizem a Etapa 2 que consiste na revisão do material, discutindo o que cada integrante do grupo selecionou e anotou a cerca de Istambul, indique que caso o grupo sinta necessidade pode buscar outras fontes de pesquisa para aprofundar o tema estudado. Diante disso, os estudantes deverão organizar de maneira simples, em forma de tópicos, todas as informações selecionadas. Após o estudo inicial do tema pelos grupos, é hora de aplicar os conhecimentos adquiridos, respondendo, em grupos, os seguintes questionamentos:
1- Em quais continentes Istambul está localizado?
2- Qual aspecto fisiográfico foi utilizado como marco fronteiriço entre esses dois continentes?
3- Podemos afirmar que Istambul sempre teve e ainda tem um papel geoestratégico importante? Por quê?
Espera-se que os estudantes respondam que Istambul está localizado no continente europeu e asiático, separado pelo estreito de Bósforo, sendo ele um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Sobre sua posição geoestratégica, os alunos podem relacionar com o controle dos fluxos, como as navegações, mercadorias e até mesmo deslocamento das pessoas, como por exemplo, quando a cidade de Constantinopla foi tomada pelos Turcos-Otomanos em 1453 e os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas, o que os forçou a investir nas navegações marítimas a fim de descobrirem novas rotas para a Índia. Atualmente, existem inúmeros acordos internacionais para a utilização comercial deste estreito. Por fim, na Etapa 4, distribua cópias de uma imagem de satélite de Istambul, no qual os alunos devem tracejar o marco divisório entre o continente europeu e asiático, indicando a parte oeste, como a parte europeia e a parte leste, a asiática. Sendo a parte asiática a que concentra mais habitantes e a parte europeia concentra a atividades econômicas, ou seja, onde as pessoas trabalham.
Material complementar
Para realização da atividade proposta, disponibilize os links sugeridos, ou realize a impressão do material complementar, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zz827vxpmE4RgXQkZE3HeKxm99a9w5Ue5vUuz3hZ67QnyNxd2wesXjxgSCbG/geo9-07und04-acao-propositiva-material.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Proponha um trabalho em grupos produtivos,de 4 a 5 alunos. É recomendado que o agrupamento de estudantes sejam selecionados estudantes com níveis de aprendizagem diferentes para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Nessa etapa, os estudantes serão os protagonistas, na qual o professor terá um papel de facilitador e mediador da aprendizagem. Informe os estudantes que para a realização dessa atividade precisarão de muita organização e seguir alguns passos. O primeiro passo refere-se a exploração virtualmente de dois Objetos Digitais de Aprendizagem sugeridos para que eles possam localizar e selecionar informações importantes, sendo eles: Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019 e Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019. Para isso, disponibilize os links sugeridos para que eles possam explorar virtualmente o material sugerido. Caso sua escola e seus alunos não tenham acesso a internet, você pode realizar cópias dos materiais e distribuí-los para os grupos, caso prefira, você pode exibir a reportagem de forma coletiva, pedindo que eles anotem as informações mais relevantes sobre Istambul, durante a exibição do vídeo. Dando prosseguimento, solicite que os grupos realizem a Etapa 2 que consiste na revisão do material, discutindo o que cada integrante do grupo selecionou e anotou a cerca de Istambul, indique que caso o grupo sinta necessidade pode buscar outras fontes de pesquisa para aprofundar o tema estudado. Diante disso, os estudantes deverão organizar de maneira simples, em forma de tópicos, todas as informações selecionadas. Após o estudo inicial do tema pelos grupos, é hora de aplicar os conhecimentos adquiridos, respondendo, em grupos, os seguintes questionamentos:
1- Em quais continentes Istambul está localizado?
2- Qual aspecto fisiográfico foi utilizado como marco fronteiriço entre esses dois continentes?
3- Podemos afirmar que Istambul sempre teve e ainda tem um papel geoestratégico importante? Por quê?
Espera-se que os estudantes respondam que Istambul está localizado no continente europeu e asiático, separado pelo estreito de Bósforo, sendo ele um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Sobre sua posição geoestratégica, os alunos podem relacionar com o controle dos fluxos, como as navegações, mercadorias e até mesmo deslocamento das pessoas, como por exemplo, quando a cidade de Constantinopla foi tomada pelos Turcos-Otomanos em 1453 e os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas, o que os forçou a investir nas navegações marítimas a fim de descobrirem novas rotas para a Índia. Atualmente, existem inúmeros acordos internacionais para a utilização comercial deste estreito. Por fim, na Etapa 4, distribua cópias de uma imagem de satélite de Istambul, no qual os alunos devem tracejar o marco divisório entre o continente europeu e asiático, indicando a parte oeste, como a parte europeia e a parte leste, a asiática. Sendo a parte asiática a que concentra mais habitantes e a parte europeia concentra a atividades econômicas, ou seja, onde as pessoas trabalham.
Material complementar
Para realização da atividade proposta, disponibilize os links sugeridos, ou realize a impressão do material complementar, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zz827vxpmE4RgXQkZE3HeKxm99a9w5Ue5vUuz3hZ67QnyNxd2wesXjxgSCbG/geo9-07und04-acao-propositiva-material.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Proponha um trabalho em grupos produtivos,de 4 a 5 alunos. É recomendado que o agrupamento de estudantes sejam selecionados estudantes com níveis de aprendizagem diferentes para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Nessa etapa, os estudantes serão os protagonistas, na qual o professor terá um papel de facilitador e mediador da aprendizagem. Informe os estudantes que para a realização dessa atividade precisarão de muita organização e seguir alguns passos. O primeiro passo refere-se a exploração virtualmente de dois Objetos Digitais de Aprendizagem sugeridos para que eles possam localizar e selecionar informações importantes, sendo eles: Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019 e Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019. Para isso, disponibilize os links sugeridos para que eles possam explorar virtualmente o material sugerido. Caso sua escola e seus alunos não tenham acesso a internet, você pode realizar cópias dos materiais e distribuí-los para os grupos, caso prefira, você pode exibir a reportagem de forma coletiva, pedindo que eles anotem as informações mais relevantes sobre Istambul, durante a exibição do vídeo. Dando prosseguimento, solicite que os grupos realizem a Etapa 2 que consiste na revisão do material, discutindo o que cada integrante do grupo selecionou e anotou a cerca de Istambul, indique que caso o grupo sinta necessidade pode buscar outras fontes de pesquisa para aprofundar o tema estudado. Diante disso, os estudantes deverão organizar de maneira simples, em forma de tópicos, todas as informações selecionadas. Após o estudo inicial do tema pelos grupos, é hora de aplicar os conhecimentos adquiridos, respondendo, em grupos, os seguintes questionamentos:
1- Em quais continentes Istambul está localizado?
2- Qual aspecto fisiográfico foi utilizado como marco fronteiriço entre esses dois continentes?
3- Podemos afirmar que Istambul sempre teve e ainda tem um papel geoestratégico importante? Por quê?
Espera-se que os estudantes respondam que Istambul está localizado no continente europeu e asiático, separado pelo estreito de Bósforo, sendo ele um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Sobre sua posição geoestratégica, os alunos podem relacionar com o controle dos fluxos, como as navegações, mercadorias e até mesmo deslocamento das pessoas, como por exemplo, quando a cidade de Constantinopla foi tomada pelos Turcos-Otomanos em 1453 e os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas, o que os forçou a investir nas navegações marítimas a fim de descobrirem novas rotas para a Índia. Atualmente, existem inúmeros acordos internacionais para a utilização comercial deste estreito. Por fim, na Etapa 4, distribua cópias de uma imagem de satélite de Istambul, no qual os alunos devem tracejar o marco divisório entre o continente europeu e asiático, indicando a parte oeste, como a parte europeia e a parte leste, a asiática. Sendo a parte asiática a que concentra mais habitantes e a parte europeia concentra a atividades econômicas, ou seja, onde as pessoas trabalham.
Material complementar
Para realização da atividade proposta, disponibilize os links sugeridos, ou realize a impressão do material complementar, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zz827vxpmE4RgXQkZE3HeKxm99a9w5Ue5vUuz3hZ67QnyNxd2wesXjxgSCbG/geo9-07und04-acao-propositiva-material.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Proponha um trabalho em grupos produtivos,de 4 a 5 alunos. É recomendado que o agrupamento de estudantes sejam selecionados estudantes com níveis de aprendizagem diferentes para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Nessa etapa, os estudantes serão os protagonistas, na qual o professor terá um papel de facilitador e mediador da aprendizagem. Informe os estudantes que para a realização dessa atividade precisarão de muita organização e seguir alguns passos. O primeiro passo refere-se a exploração virtualmente de dois Objetos Digitais de Aprendizagem sugeridos para que eles possam localizar e selecionar informações importantes, sendo eles: Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019 e Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019. Para isso, disponibilize os links sugeridos para que eles possam explorar virtualmente o material sugerido. Caso sua escola e seus alunos não tenham acesso a internet, você pode realizar cópias dos materiais e distribuí-los para os grupos, caso prefira, você pode exibir a reportagem de forma coletiva, pedindo que eles anotem as informações mais relevantes sobre Istambul, durante a exibição do vídeo. Dando prosseguimento, solicite que os grupos realizem a Etapa 2 que consiste na revisão do material, discutindo o que cada integrante do grupo selecionou e anotou a cerca de Istambul, indique que caso o grupo sinta necessidade pode buscar outras fontes de pesquisa para aprofundar o tema estudado. Diante disso, os estudantes deverão organizar de maneira simples, em forma de tópicos, todas as informações selecionadas. Após o estudo inicial do tema pelos grupos, é hora de aplicar os conhecimentos adquiridos, respondendo, em grupos, os seguintes questionamentos:
1- Em quais continentes Istambul está localizado?
2- Qual aspecto fisiográfico foi utilizado como marco fronteiriço entre esses dois continentes?
3- Podemos afirmar que Istambul sempre teve e ainda tem um papel geoestratégico importante? Por quê?
Espera-se que os estudantes respondam que Istambul está localizado no continente europeu e asiático, separado pelo estreito de Bósforo, sendo ele um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Sobre sua posição geoestratégica, os alunos podem relacionar com o controle dos fluxos, como as navegações, mercadorias e até mesmo deslocamento das pessoas, como por exemplo, quando a cidade de Constantinopla foi tomada pelos Turcos-Otomanos em 1453 e os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas, o que os forçou a investir nas navegações marítimas a fim de descobrirem novas rotas para a Índia. Atualmente, existem inúmeros acordos internacionais para a utilização comercial deste estreito. Por fim, na Etapa 4, distribua cópias de uma imagem de satélite de Istambul, no qual os alunos devem tracejar o marco divisório entre o continente europeu e asiático, indicando a parte oeste, como a parte europeia e a parte leste, a asiática. Sendo a parte asiática a que concentra mais habitantes e a parte europeia concentra a atividades econômicas, ou seja, onde as pessoas trabalham.
Material complementar
Para realização da atividade proposta, disponibilize os links sugeridos, ou realize a impressão do material complementar, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zz827vxpmE4RgXQkZE3HeKxm99a9w5Ue5vUuz3hZ67QnyNxd2wesXjxgSCbG/geo9-07und04-acao-propositiva-material.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, retome as questões problematizadoras da aula, demonstrando que Istambul está localizada em dois continentes devido ao marco divisório estabelecido a partir do estreito de Bósforo, sendo dividida na parte oeste, como Europa e sua parte leste, como asiática, tornando-se assim uma nação transcontinental.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer a transcontinentalidade como um elemento marcante da cidade de Istambul. É recomendável que para esta aula os alunos estejam dispostos em agrupamentos produtivos, favorecendo um estudo colaborativo de estudantes com níveis de aprendizagem diferentes, para que eles possam investigar o caráter transcontinental de Istambul. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Para contextualizar, envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e realize, primeiramente, uma breve sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes acerca do que eles já conhecem sobre Istambul. Incentive-os a participar e enviar mensagens. Em seguida, passe pelas imagens explicando o que há de mais importante. Grave outro áudio lendo a definição de “nação transcontinental”: um Estado nacional que pertence a mais de um continente, ou melhor, um estado cujo território se estende por mais de um continente. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Nesse momento, pergunte: "Como é possível uma cidade estar localizada entre dois continentes? Em quais continentes Istambul se localiza?". Escute-os e peça para enviarem mensagem via WhatsApp. Esses questionamentos servirão de ponte entre o que foi discutido na contextualização e a etapa seguinte. Não se tratam de questões a serem respondidas agora, mas sim pensadas pelo grupo para nortear a investigação proposta a seguir. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio para explicar a proposta a seguir. Proponha um trabalho em grupos produtivos, de 4 a 5 alunos. Nesta etapa, os estudantes serão os protagonistas e o professor terá um papel de facilitador e mediador da aprendizagem. Informe os estudantes que para a realização dessa atividade eles precisarão de muita organização, além de seguir alguns passos (disponíveis aqui). O primeiro passo refere-se à exploração virtual de dois Objetos Digitais de Aprendizagem sugeridos para que eles possam localizar e selecionar informações importantes, sendo eles: "Qual a única cidade localizada em dois continentes?", matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul, disponível aqui, e "Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes", reportagem exibida no programa Domingo Espetacular, disponível aqui. Disponibilize os links sugeridos para que eles possam explorar virtualmente o material. Diante disso, os estudantes deverão organizar, de maneira simples, em forma de tópicos, todas as informações selecionadas. Após o estudo inicial do tema pelos grupos, é hora de aplicar os conhecimentos adquiridos, respondendo, em grupos, aos seguintes questionamentos:
1 - Em quais continentes Istambul está localizada?
2 - Qual aspecto fisiográfico foi utilizado como marco fronteiriço entre esses dois continentes?
3 - Podemos afirmar que Istambul sempre teve e ainda tem um papel geoestratégico importante? Por quê?
Professor, leia todo o material do Plano de Aula para auxiliar os alunos. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Para finalizar a aula, solicite que os alunos enviem suas produções e retome as questões problematizadoras, demonstrando que Istambul está localizada em dois continentes devido ao marco divisório estabelecido a partir do estreito de Bósforo, sendo dividida à oeste como Europa e à leste como Ásia, tornando-se, assim, uma nação transcontinental. Tempo estimado de 10 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem sobre Istambul disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer a transcontinentalidade um elemento marcante na cidade de Istambul
Habilidade (s) da Base: (EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.