Plano de Aula

Plano de aula: A grande diversidade do quadro natural da Ásia

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha, mapa da Ásia em branco.

Separe os alunos em grupo de 5 integrantes.

Material complementar:

Contextualização: Localização do continente da Ásia no Globo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVFPvXXfURX6QuryDHrpGJ74P5y6JK3aQ4gdcnsgCDpggueWcE7qXSgfbqDC/geo9-17und01-contextualizacao-localizacao-da-asia-no-globo.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xmdwNPmTSXYMdPDFdPYNRte2ZJknZ4mcqaTTAykdq7gwvrA94Ym6k2ANzFrD/geo9-17und01-acao-propositiva-mapa-da-asia.pdf

Exemplo - Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fmz2TN3FGnFvEugVKbyYkxp8vSWEu62MgqWMZ8BETEK8a9HSwwdERthwdmqv/geo9-17und01-exemplo-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa Ásia no globo:

Mapa mudo político da Ásia: http://geografia.hi7.co/mapa-mudo-politico-da-asia-56c3b040b25c7.html. Acesso em: 14 mar 2019.

Para você saber mais:

Este plano irá abordar as diferentes paisagens asiáticas, suas riquezas naturais e a forma de uso pelas sociedades humanas. A Ásia é o maior continente da Terra, perpassando por diferentes ambientes climáticos e, dessa maneira, são constituídas diferentes paisagens. Regiões desérticas no Oriente Médio e na Ásia Central (deserto de Gobi), cadeias montanhosas (Himalaia), regiões com florestas equatoriais em países como Indonésia e Tailândia, entre outras paisagens devido às diferentes condições do clima e do solo.

Para entender melhor o conceito de paisagem, selecionamos alguns textos. Estes textos apontam diferentes formas de concepções do conceito dentro da Geografia acadêmica, desde uma concepção cultural à uma física.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Definição de Paisagem. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/definicao-de-paisagem.htm>. Acesso em: 29 jan 2019.

AMARAL, Ilídio. Acerca de paisagem: apontamentos para um debate. Finisterra, v. 36, n. 72, p. 75-81, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/28180752_Acerca_de_Paisagem_apontamentos_para_um_debate>. Acesso em: 14 mar. 2019.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003.

VITTE, Antônio Carlos. O desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na geografia física. Mercator, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. p. 71 a 78, nov. 2008. Disponivel em: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/58>. Acesso em: 24 jan. 2018.

Contextos prévios: Para melhor compreensão desse plano o aluno já deve ter adquirido noções sobre os elementos climáticos e os biomas terrestres.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Escreva ou projete o tema da aula no quadro. Nesse momento da apresentação do tema é importante remeter ao conceito de Paisagem, uma vez que para essa aula, este conceito é primordial. Assim já de início tente resgatar o conceito dos alunos.

Utilizamos a palavra paisagem no nosso cotidiano frequentemente, quando viajamos ou observando um lugar dizemos que estamos vendo uma bela paisagem, no entanto, para a ciência geográfica a palavra é um conceito importante. Para a Geografia a paisagem é conjunto dos elementos naturais e humanos em que nossos sentidos conseguem abarcar, é a paisagem que nos mostra, de forma clara, a complexa relação entre sociedade e natureza.

Como adequar à sua realidade: Antes de falar sobre a paisagem, especificamente, da Ásia. Aborde sobre as paisagens cotidianas do seu aluno, pergunte a eles sobre as paisagens de sua cidade, da região onde vive. Ela é natural? Ela foi modificada pela ação do Homem? Ela está em transformação? Leve ao aluno a discutir sobre o conceito para compreender melhor o conceito.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA