Plano de Aula

Plano de aula: A grande diversidade do quadro natural da Ásia

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha, mapa da Ásia em branco.

Separe os alunos em grupo de 5 integrantes.

Material complementar:

Contextualização: Localização do continente da Ásia no Globo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVFPvXXfURX6QuryDHrpGJ74P5y6JK3aQ4gdcnsgCDpggueWcE7qXSgfbqDC/geo9-17und01-contextualizacao-localizacao-da-asia-no-globo.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xmdwNPmTSXYMdPDFdPYNRte2ZJknZ4mcqaTTAykdq7gwvrA94Ym6k2ANzFrD/geo9-17und01-acao-propositiva-mapa-da-asia.pdf

Exemplo - Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fmz2TN3FGnFvEugVKbyYkxp8vSWEu62MgqWMZ8BETEK8a9HSwwdERthwdmqv/geo9-17und01-exemplo-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa Ásia no globo:

Mapa mudo político da Ásia: http://geografia.hi7.co/mapa-mudo-politico-da-asia-56c3b040b25c7.html. Acesso em: 14 mar 2019.

Para você saber mais:

Este plano irá abordar as diferentes paisagens asiáticas, suas riquezas naturais e a forma de uso pelas sociedades humanas. A Ásia é o maior continente da Terra, perpassando por diferentes ambientes climáticos e, dessa maneira, são constituídas diferentes paisagens. Regiões desérticas no Oriente Médio e na Ásia Central (deserto de Gobi), cadeias montanhosas (Himalaia), regiões com florestas equatoriais em países como Indonésia e Tailândia, entre outras paisagens devido às diferentes condições do clima e do solo.

Para entender melhor o conceito de paisagem, selecionamos alguns textos. Estes textos apontam diferentes formas de concepções do conceito dentro da Geografia acadêmica, desde uma concepção cultural à uma física.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Definição de Paisagem. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/definicao-de-paisagem.htm>. Acesso em: 29 jan 2019.

AMARAL, Ilídio. Acerca de paisagem: apontamentos para um debate. Finisterra, v. 36, n. 72, p. 75-81, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/28180752_Acerca_de_Paisagem_apontamentos_para_um_debate>. Acesso em: 14 mar. 2019.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003.

VITTE, Antônio Carlos. O desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na geografia física. Mercator, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. p. 71 a 78, nov. 2008. Disponivel em: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/58>. Acesso em: 24 jan. 2018.

Contextos prévios: Para melhor compreensão desse plano o aluno já deve ter adquirido noções sobre os elementos climáticos e os biomas terrestres.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Escreva ou projete o tema da aula no quadro. Nesse momento da apresentação do tema é importante remeter ao conceito de Paisagem, uma vez que para essa aula, este conceito é primordial. Assim já de início tente resgatar o conceito dos alunos.

Utilizamos a palavra paisagem no nosso cotidiano frequentemente, quando viajamos ou observando um lugar dizemos que estamos vendo uma bela paisagem, no entanto, para a ciência geográfica a palavra é um conceito importante. Para a Geografia a paisagem é conjunto dos elementos naturais e humanos em que nossos sentidos conseguem abarcar, é a paisagem que nos mostra, de forma clara, a complexa relação entre sociedade e natureza.

Como adequar à sua realidade: Antes de falar sobre a paisagem, especificamente, da Ásia. Aborde sobre as paisagens cotidianas do seu aluno, pergunte a eles sobre as paisagens de sua cidade, da região onde vive. Ela é natural? Ela foi modificada pela ação do Homem? Ela está em transformação? Leve ao aluno a discutir sobre o conceito para compreender melhor o conceito.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO