GEO09_16UNID02 - Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: A altitude na influência do clima na Europa e Ásia.
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Caracterização de domínios morfoclimáticos na Europa, Ásia e Oceania.
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Como esse plano prevê o uso de mapas e esquemas você pode desenvolver outras habilidades como a EF09GE15 que busca comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas ou a habilidade EF09GE14 que prevê, entre outras coisas, interpretar mapas temáticos e esquemáticos para analisar, sintetizar e apresentar dados esquemas e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. A longo prazo poderá relacionar o clima e vegetação das áreas estudadas contemplando a habilidade EF09GE17 que busca explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.
Materiais necessários: Folha sulfite, lápis ou caneta e Mapas (Todos acessados em 06/02/2019):
- Zonas térmicas da Terra (Fonte: Maulucioni, sob licença CC-BY 4.0. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Zonas_t%C3%A9rmicas#/media/File:Zonas_t%C3%A9rmicas_de_la_Tierra.png.)
- Planisfério Físico (Fonte: IBGE - https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf);
- Recorte do Planisfério Físico focando nos continentes de estudo desse tema (Fonte: IBGE - https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf);
- Esquema da variação da temperatura associado à variação de altitude (Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/1236387/3/images/6/FACTORES+RESPONS%C3%81VEIS+PELA+VARIA%C3%87%C3%83O+DA+TEMPERATURA.jpg).
Material complementar:
Nesse material todos os mapas e figuras sugeridos no plano e em materiais complementares estão disponíveis para impressão e uso do professor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TehufpFAJp7gZSARfYPfVcqU2XxCBhnwjqjkVRmpQJUYcsUbfzZH5TcwXvJb/geo09-16unid02-mapas.pdf
Link para os mapas:
Zonas térmicas da Terra (Fonte: Maulucioni, sob licença CC-BY 4.0. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Zonas_t%C3%A9rmicas#/media/File:Zonas_t%C3%A9rmicas_de_la_Tierra.png.)
Planisfério Físico (Fonte: IBGE - https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf);
Recorte do Planisfério Físico focando nos continentes de estudo desse tema (Fonte: IBGE - https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf);
Para você saber mais: Para compreender a influência da altitude você pode consultar esquemas proposto neste plano disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/1236387/3/images/6/FACTORES+RESPONS%C3%81VEIS+PELA+VARIA%C3%87%C3%83O+DA+TEMPERATURA.jpg, ou esquemas que demonstram a variação das paisagens com a altitude disponíveis em: https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/biomas-terrestres ou emhttp://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_8_climas_e_formacoes_vegetais_no_mundo e também disponível em: http://clik3c.blogspot.com/2010/10/grupo-arivania-carine-ramos-ellen.html. Acessados em 06/02/2019.
A reportagem “O que é clima” define o tema abordando acerca dos fatores do clima, disponível em : http://altamontanha.com/o-que-e-o-clima/.
O artigo: “A relação entre altitude e clima”, disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-altitude-e-clima.htm; e os vídeos: “A altitude e temperatura” disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=fxAZJBbDvdA. e “Interrelação clima e relevo” produzido pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hJ54uEwJLK0 explicam o conceito de clima e a relação entre a altitude e o clima, abordando as variações na temperatura, pressão e umidade.
O artigo: “A inovação budista para se adaptar à mudança climática” aborda a região do Himalaia e descreve seu clima e vegetação nas áreas altas relacionando coma dificuldade de viver nesses ambientes, disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/05/07/ciencia/1525692736_917003.html.
O mapa de clima está disponível para consulta em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima#/media/File:ClimateMapWorld.png e pode ser utilizado como material de apoio, caso haja necessidade. Todos acessados em 07/02/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos de relevo, clima e vegetação e noções de localização, principalmente dos continentes desse tema (Europa, Ásia e Oceania).
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Esse plano de aula traz para os alunos a reflexão sobre a influência da altitude no clima. A ideia é que identifiquem na Europa e Ásia as áreas de relevo mais alto que apresentam significativa queda de temperatura e influência em outros atributos do clima como pluviosidade e pressão. Eles vão analisar e interpretar mapas de temperatura e do relevo do continentes desse tema para construir um esquema conceitual por meio do levantamento de hipóteses e propor um desenho que reflita as mudanças climáticas de acordo com o aumento da altitude. Para desenvolvimento dessa aula, divida a sala em grupos de 3 a 4 alunos. Se disponível, solicite aos alunos que tragam um atlas geográfico para analisar em sala de aula.
Como adequar à sua realidade: Esse tema também pode ser trabalhado no contexto do relevo, clima e vegetação do Brasil, usando como exemplo as áreas mais altas do Planalto do leste e sudeste do país próximo a faixa litorânea (Serra Geral, Serra a Mantiqueira e Serra do Espinhaço) e do Planalto Residual Norte Amazônico no extremo norte do país (Montes Roraima). Os alunos podem relacionar essas áreas a queda de temperatura e mudanças na vegetação, que se torna menos exuberantes que os complexos domínios em que se localizam (Mata Atlântica e Floresta Amazônica).
Para você saber mais:
A reportagem “O que é clima” define o tema abordando acerca dos fatores do clima, disponível em : http://altamontanha.com/o-que-e-o-clima/.
O artigo: “A relação entre altitude e clima”, disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-altitude-e-clima.htm; e os vídeos: “A altitude e temperatura” disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=fxAZJBbDvdA. e “Interrelação clima e relevo” produzido pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hJ54uEwJLK0 explicam o conceito de clima e a relação entre a altitude e o clima, abordando as variações na temperatura, pressão e umidade.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos de relevo, clima e noções de localização, principalmente dos continentes desse tema (Europa, Ásia e Oceania).
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