GEO9_07UND02 - Imagens para Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Região do Cáucaso
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Critérios naturais de regionalização da Europa e da Ásia.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, embarcaremos em um estudo da região do Cáucaso, a fim de identificar a região como marco de fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia. Além disso, os alunos serão motivados a compreender os conflitos existente nessa fronteira, de diversas naturezas, como caráter separatista, social, cultural, étnico e religioso.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens; caderno, lápis, borracha, caneta para registro da atividade; Atlas Escolar e Mapas Mundi, caso não seja possível a projeção ou impressão dos materiais apresentados e a Material impresso da Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Região do Cáucaso. A região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.
Cáucaso e seus conflitos. Além da diversidade, o Cáucaso é considerada fronteira geográfica entre a Europa e Ásia e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.estudopratico.com.br/caucaso-localizacao-populacao-e-conflitos/. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.
Conflitos no Cáucaso. Atualmente há diversos conflitos nessa região entre eles o conflito na Chechênia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/conflitos_e_crises_atuais/aulas/russia_conflito_na_regiao_do_caucaso. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.infoescola.com/historia/conflitos-do-caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/conflito-na-chechenia.htm. Acesso em: 25 de março de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de leitura e interpretação de texto, afim da compreensão dos conflitos existentes nessa região. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema: Cáucaso: fronteira entre Europa e Ásia.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio como marco fronteiriço. Além disso, você pode utilizar seleção de textos, notícias que relatem os conflitos ou tensões existentes nessas áreas de limites e/ou fronteiras.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO