GEO9_07UND02 - Imagens para Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Região do Cáucaso
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Critérios naturais de regionalização da Europa e da Ásia.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, embarcaremos em um estudo da região do Cáucaso, a fim de identificar a região como marco de fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia. Além disso, os alunos serão motivados a compreender os conflitos existente nessa fronteira, de diversas naturezas, como caráter separatista, social, cultural, étnico e religioso.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens; caderno, lápis, borracha, caneta para registro da atividade; Atlas Escolar e Mapas Mundi, caso não seja possível a projeção ou impressão dos materiais apresentados e a Material impresso da Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Região do Cáucaso. A região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.
Cáucaso e seus conflitos. Além da diversidade, o Cáucaso é considerada fronteira geográfica entre a Europa e Ásia e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.estudopratico.com.br/caucaso-localizacao-populacao-e-conflitos/. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.
Conflitos no Cáucaso. Atualmente há diversos conflitos nessa região entre eles o conflito na Chechênia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/conflitos_e_crises_atuais/aulas/russia_conflito_na_regiao_do_caucaso. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.infoescola.com/historia/conflitos-do-caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/conflito-na-chechenia.htm. Acesso em: 25 de março de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de leitura e interpretação de texto, afim da compreensão dos conflitos existentes nessa região. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema: Cáucaso: fronteira entre Europa e Ásia.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio como marco fronteiriço. Além disso, você pode utilizar seleção de textos, notícias que relatem os conflitos ou tensões existentes nessas áreas de limites e/ou fronteiras.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione os alunos sobre o que eles já conhecem da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Caso os alunos tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região, seus aspectos e conflitos.
Em seguida, apresente as imagens de satélites da região do Cáucaso para que os alunos consigam identificar a presença de uma cordilheira, denominada Cordilheira do Cáucaso e suas planícies adjacentes, localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.
Informe aos alunos que essa região marca a fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia, sendo elas: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol, como pode ser observado no mapa político da região.
Por fim, destaque que Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia, entretanto, algumas fontes o considera como país transcontinental (pertencente ao continente europeu e asiático).
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf
Contextualização
Orientações: Inicie uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione os alunos sobre o que eles já conhecem da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Caso os alunos tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região, seus aspectos e conflitos.
Em seguida, apresente as imagens de satélites da região do Cáucaso para que os alunos consigam identificar a presença de uma cordilheira, denominada Cordilheira do Cáucaso e suas planícies adjacentes, localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.
Informe aos alunos que essa região marca a fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia, sendo elas: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol, como pode ser observado no mapa político da região.
Por fim, destaque que Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia, entretanto, algumas fontes o considera como país transcontinental (pertencente ao continente europeu e asiático).
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf
Contextualização
Orientações: Inicie uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione os alunos sobre o que eles já conhecem da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Caso os alunos tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região, seus aspectos e conflitos.
Em seguida, apresente as imagens de satélites da região do Cáucaso para que os alunos consigam identificar a presença de uma cordilheira, denominada Cordilheira do Cáucaso e suas planícies adjacentes, localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.
Informe aos alunos que essa região marca a fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia, sendo elas: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol, como pode ser observado no mapa político da região.
Por fim, destaque que Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia, entretanto, algumas fontes o considera como país transcontinental (pertencente ao continente europeu e asiático).
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Proponha questões problematizadoras para induzir a reflexão sobre os problemas encontrados na região do Cáucaso referentes a limitação natural dos continentes europeu e asiático e os conflitos existentes. Nesse momento, é importante ressaltar o que os conflitos dessa região estão ligados a vários aspectos, como a pluralidade existente, questões separatistas, geopolítica, étnicas e religiosas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Nesse momento, proponha aos alunos, em dupla, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf
As questões propostas tem como objetivo levar o aluno identificar os problemas ocorridos na fronteira do Cáucaso, suas origens e consequências. Na Questão 1 espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 que a região foi ponto de encontro entre Oriente e Ocidente e que sua posição estratégica favoreceu a chegada de vários povos, possibilitada pela presença das montanhas e vales que serviram de refúgio para as mais variadas minorias étnicas. A Questão 2 aborda a grande diversidade, nos aspectos étnicos e religiosos, sendo que os alunos devem identificar no Texto 2, a informação explícita que a região conta com cerca de 100 etnias, resultando a maior diversidade linguística que existe no mundo e também há o encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budistas em minoria. A questão 3 aborda a posição estratégica política-econômica, na qual os alunos devem atribuir essa condição ao fato de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e Ásia, além de abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Na questão 4, o aluno terá que identificar marcos históricos da ocupação do Cáucaso, bem como os séculos e os povos que habitaram essa região, para isso, deverá coletar informações contidas no Texto 4. Por fim, na Questão 5 eles deverão relacionar os problemas da fronteira dos Cáucaso, não sendo apenas um problema de limite, mas todas as relações identificadas anteriormente, como por exemplo, os conflitos de ordem separatista, que busca a independência (exemplo da Chechênia), conflitos e tensões de ordem étnica e social, devido a grande diversidade, com cerca de 100 etnia e religiosa pelo encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budista em minoria. Outro fator relevante que deve ser apontado pelos alunos é o fato da região possuir jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.
Ação Propositiva
Orientações: Nesse momento, proponha aos alunos, em dupla, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf
As questões propostas tem como objetivo levar o aluno identificar os problemas ocorridos na fronteira do Cáucaso, suas origens e consequências. Na Questão 1 espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 que a região foi ponto de encontro entre Oriente e Ocidente e que sua posição estratégica favoreceu a chegada de vários povos, possibilitada pela presença das montanhas e vales que serviram de refúgio para as mais variadas minorias étnicas. A Questão 2 aborda a grande diversidade, nos aspectos étnicos e religiosos, sendo que os alunos devem identificar no Texto 2, a informação explícita que a região conta com cerca de 100 etnias, resultando a maior diversidade linguística que existe no mundo e também há o encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda algumas budistas em minoria. A questão 3 aborda a posição estratégica política-econômica, na qual os alunos devem atribuir essa condição ao fato de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e Ásia, além de abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Na questão 4, o aluno terá que identificar marcos históricos da ocupação do Cáucaso, bem como os séculos e os povos que habitaram essa região, para isso, deverá coletar informações contidas no Texto 4. Por fim, na Questão 5 eles deverão relacionar os problemas da fronteira dos Cáucaso, não sendo apenas um problema de limite, mas todas as relações identificadas anteriormente, como por exemplo, os conflitos de ordem separatista, que busca a independência (exemplo da Chechênia), conflitos e tensões de ordem étnica e social, devido a grande diversidade, com cerca de 100 etnia e religiosa pelo encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budista em minoria. Outro fator relevante que deve ser apontado pelos alunos é o fato da região possuir jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.
Ação Propositiva
Orientações: Nesse momento, proponha aos alunos, em dupla, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf
As questões propostas tem como objetivo levar o aluno identificar os problemas ocorridos na fronteira do Cáucaso, suas origens e consequências. Na Questão 1 espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 que a região foi ponto de encontro entre Oriente e Ocidente e que sua posição estratégica favoreceu a chegada de vários povos, possibilitada pela presença das montanhas e vales que serviram de refúgio para as mais variadas minorias étnicas. A Questão 2 aborda a grande diversidade, nos aspectos étnicos e religiosos, sendo que os alunos devem identificar no Texto 2, a informação explícita que a região conta com cerca de 100 etnias, resultando a maior diversidade linguística que existe no mundo e também há o encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda algumas budistas em minoria. A questão 3 aborda a posição estratégica política-econômica, na qual os alunos devem atribuir essa condição ao fato de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e Ásia, além de abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Na questão 4, o aluno terá que identificar marcos históricos da ocupação do Cáucaso, bem como os séculos e os povos que habitaram essa região, para isso, deverá coletar informações contidas no Texto 4. Por fim, na Questão 5 eles deverão relacionar os problemas da fronteira dos Cáucaso, não sendo apenas um problema de limite, mas todas as relações identificadas anteriormente, como por exemplo, os conflitos de ordem separatista, que busca a independência (exemplo da Chechênia), conflitos e tensões de ordem étnica e social, devido a grande diversidade, com cerca de 100 etnia e religiosa pelo encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budista em minoria. Outro fator relevante que deve ser apontado pelos alunos é o fato da região possuir jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, traga a reflexão sobre a afirmação que a região de fronteira do Cáucaso é marcada por conflitos vigentes, como pode ser identificado nos textos apresentados e lidos por eles. Além disso, relacione a importância geopolítica da região com os interesses dos países vizinhos, como é o caso do Irã, Turquia e Rússia, como é o caso da Rússia que mantém relações conflituosas com algumas de suas repúblicas, como é o caso da Chechênia, na luta separatista.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar o Cáucaso como uma região de fronteiras entre a Europa e a Ásia, compreendendo os conflitos e a questão geopolítica dessa região. É recomendável que para esta aula os alunos estejam dispostos em duplas. Caso a turma ainda não tenha um grupo virtual, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Professor, envie os mapas para a contextualização, disponíveis aqui. Grave um áudio para iniciar uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios da turma. Para isso, questione o que eles já sabem a respeito da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Proponha questões problematizadoras para induzir à reflexão sobre os problemas encontrados na região do Cáucaso. Por exemplo: "Você conhece os motivos que levaram essa região a ser escolhida como o limite entre a Europa e a Ásia? Essa região é marcada por conflitos, mas, afinal, esses conflitos são motivados por quais aspectos?". Nesse momento, é importante ressaltar que os conflitos dessa região estão ligados a vários aspectos, como a pluralidade existente, questões separatistas, geopolíticas, étnicas e religiosas. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Proponha aos alunos, divididos em duplas, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e da resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, envie aos alunos os textos disponíveis aqui. Grave um áudio e oriente-os pelo WhatsApp. Solicite que enviem suas produções para toda a classe no momento correto. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Para finalizar a aula, traga uma reflexão sobre a afirmação de que a região de fronteira do Cáucaso é marcada por conflitos vigentes, como pode ser identificado nos textos apresentados e lidos por eles. Além disso, relacione a importância geopolítica da região com os interesses dos países vizinhos, como é o caso do Irã, Turquia e Rússia. Este último mantém relações conflituosas com algumas de suas repúblicas, como é o caso da Chechênia, em luta separatista. Tempo estimado de 10 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem do Cáucaso, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar a região do Cáucaso como uma região de fronteiras entre a Europa e Ásia, compreendendo os conflitos e a questão geopolítica dessa região.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.